• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    transhumanidade
    Humanidade 2.0: transhumanismo, chips implantáveis e computação tatuada
    13 de novembro de 2019
    Conheça as incubadoras e aceleradoras que promovem o empreendedorismo negro
    13 de novembro de 2019
    Negócios

    5 percepções sobre a transformação digital nas empresas

    Líderes reconhecem importância da inovação e da tecnologia no ambiente corporativo, mas ainda têm dificuldades para inseri-las na cultura das companhias

    por Luiza Bravo em 13 de novembro de 2019

    A evolução da tecnologia acontece cada vez mais rapidamente e transforma, dia a dia, a forma como as pessoas trabalham e como as empresas gerenciam seus projetos. Justamente por ser tão importante, a transformação digital acaba sendo, também, uma das maiores preocupações dos executivos no Brasil.

    Uma pesquisa da CI&T em parceria com a Opinion Box analisou os maiores receios dos líderes em relação aos processos de inovação e digitalização nas companhias. Foram ouvidos 1.064 profissionais, com cargos que vão desde coordenação até vice-presidentes de empresas com pelo menos 51 funcionários.

    A seguir, detalhamos os cinco principais pontos revelados pelo estudo:

    transformação digital

    Foto (Freepik)

    1.Medo

    De acordo com a pesquisa, 47% dos líderes de empresas ouvidos temem perder clientes por não aderir à transformação digital. Praticamente o mesmo percentual acredita que a não-adaptação a essa nova realidade digital também pode levar à perda de competitividade (46%) e de eficiência operacional (42%).

    A questão, neste ponto, é não se deixar paralisar por esse medo e agir para, de fato, transformar a realidade digital da empresa.

    “Se a mudança não começar por dentro e de forma urgente haverá pressão do ambiente externo, e então a companhia tem apenas duas escolhas: ou se adapta ou perde espaço para os concorrentes”

    Cesar Gon, cofundador e CEO da CI&T

    2.Falta de confiança

    O estudo apontou que apenas 46% dos entrevistados consideram que sua empresa está totalmente preparada para o processo de transformação digital. Os principais entraves apontados são a limitação de orçamento (41%) e a burocracia interna (38%).

    O COO da Opinion Box, Felipe Schepers, propõe uma reflexão: “Se por um lado, as empresas maiores podem dispor de mais recursos financeiros, as menores têm a seu favor a menor burocracia para tornar isso possível. Independentemente do tamanho da empresa, o principal ponto é: os líderes estão preparados para fazer essa transformação?” De acordo com a pesquisa, ainda há um longo caminho pela frente nesse sentido, como mostramos a seguir.

    3.Falta de preparo

    Os líderes ouvidos na pesquisa acreditam que as barreiras que  dificultam o crescimento das organizações não são apenas estruturais, e que também falta preparo por parte das pessoas. Mais de 50% dos executivos dizem estar totalmente preparados para as transformações digitais, mas apenas 37,3% deles consideram suas equipes prontas para este processo.

    “As mudanças realmente acontecem quando as pessoas trabalham em conjunto. É preciso incentivar um mindset de colaboração e sinergia”

    Cesar Gon, cofundador e CEO da CI&T

    transformação digital

    Foto (Burst)

    4.Estratégias pautadas em dados

    A importância do uso inteligente de dados, que tem sido tão discutida nos últimos tempos, também apareceu na pesquisa como um gargalo para a transformação digital nas empresas. Quase 60% dos líderes acreditam ser muito importante ter estratégias pautadas em dados, mas apenas 39% possuem estratégias totalmente orientadas por eles.

    65% percebem que a empresa não tem maturidade para medir e usar estrategicamente essas informações, por falta de profissionais voltados para a função, baixa capacidade analítica ou falta de estrutura para coletar dados. A estatística revela a importância de engajar o máximo de áreas possíveis na empresa para adotar o que é chamado de data-driven mindset, ou seja, o raciocínio orientado por dados.

    5.Consciência da importância

    Apesar de todos os desafios apontados, a pesquisa revelou também um dado animador: 81% dos líderes já perceberam a importância da inovação e digitalização dos processos dentro das empresas, e já têm projetos nesse sentido em andamento. Além disso, 91% dos executivos ouvidos planejam acelerar ainda mais essas transformações.

    A gerente de Marketing da CI&T, Natália Magalhães, acredita que, para que essas mudanças sejam bem-sucedidas, as empresas precisam apostar em equipes multidisciplinares, e ter o cliente sempre como centro do negócio.

    “Para sobreviver nesse mercado tão competitivo é preciso entender suas necessidades e desejos, ouvi-lo de verdade para entregar experiências com valor real. Por isso, é importantíssimo contar como uma equipe multidisciplinar, também culturalmente”, comenta.

    “Quanto mais diversa for sua liderança, mais consumidores estarão sendo ouvidos, o que pode elevar sua organização a um novo patamar”

    Natália Magalhães, gerente de Marketing da CI&T


    +INOVAÇÃO

    O Mais incrível festival de inovação para negócios do país
    A Lei do 100 –10–1 das startups
    Startups oferecerem serviços para mulheres na menopausa
    10 Empresas que querem transformar a comida para além do hamburguer vegetal
    A revolução que está diante de nossos olhos e não percebemos

    digitalização
    estratégia de dados
    Inovação
    transformação digital
    Negócios

    Samsung Brasil lança produto financeiro no mês de abertura do open banking no país

    Negócios

    Hub de inovação em biotecnologia lança novas soluções em combate à Covid-19

    Negócios

    Veja o cenário de inovação no setor de energia no Brasil

    Negócios

    Guerra entre big techs ocasiona queda nas ações do Facebook

    Negócios

    Visa expande os seus negócios para o mercado de criptomoedas

    Negócios

    Quem é Andy Jassy, o futuro CEO da Amazon

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR