A evolução da tecnologia acontece cada vez mais rapidamente e transforma, dia a dia, a forma como as pessoas trabalham e como as empresas gerenciam seus projetos. Justamente por ser tão importante, a transformação digital acaba sendo, também, uma das maiores preocupações dos executivos no Brasil.
Uma pesquisa da CI&T em parceria com a Opinion Box analisou os maiores receios dos líderes em relação aos processos de inovação e digitalização nas companhias. Foram ouvidos 1.064 profissionais, com cargos que vão desde coordenação até vice-presidentes de empresas com pelo menos 51 funcionários.
A seguir, detalhamos os cinco principais pontos revelados pelo estudo:

Foto (Freepik)
1.Medo
De acordo com a pesquisa, 47% dos líderes de empresas ouvidos temem perder clientes por não aderir à transformação digital. Praticamente o mesmo percentual acredita que a não-adaptação a essa nova realidade digital também pode levar à perda de competitividade (46%) e de eficiência operacional (42%).
A questão, neste ponto, é não se deixar paralisar por esse medo e agir para, de fato, transformar a realidade digital da empresa.
“Se a mudança não começar por dentro e de forma urgente haverá pressão do ambiente externo, e então a companhia tem apenas duas escolhas: ou se adapta ou perde espaço para os concorrentes”
Cesar Gon, cofundador e CEO da CI&T
2.Falta de confiança
O estudo apontou que apenas 46% dos entrevistados consideram que sua empresa está totalmente preparada para o processo de transformação digital. Os principais entraves apontados são a limitação de orçamento (41%) e a burocracia interna (38%).
O COO da Opinion Box, Felipe Schepers, propõe uma reflexão: “Se por um lado, as empresas maiores podem dispor de mais recursos financeiros, as menores têm a seu favor a menor burocracia para tornar isso possível. Independentemente do tamanho da empresa, o principal ponto é: os líderes estão preparados para fazer essa transformação?” De acordo com a pesquisa, ainda há um longo caminho pela frente nesse sentido, como mostramos a seguir.
3.Falta de preparo
Os líderes ouvidos na pesquisa acreditam que as barreiras que dificultam o crescimento das organizações não são apenas estruturais, e que também falta preparo por parte das pessoas. Mais de 50% dos executivos dizem estar totalmente preparados para as transformações digitais, mas apenas 37,3% deles consideram suas equipes prontas para este processo.
“As mudanças realmente acontecem quando as pessoas trabalham em conjunto. É preciso incentivar um mindset de colaboração e sinergia”
Cesar Gon, cofundador e CEO da CI&T

Foto (Burst)
4.Estratégias pautadas em dados
A importância do uso inteligente de dados, que tem sido tão discutida nos últimos tempos, também apareceu na pesquisa como um gargalo para a transformação digital nas empresas. Quase 60% dos líderes acreditam ser muito importante ter estratégias pautadas em dados, mas apenas 39% possuem estratégias totalmente orientadas por eles.
65% percebem que a empresa não tem maturidade para medir e usar estrategicamente essas informações, por falta de profissionais voltados para a função, baixa capacidade analítica ou falta de estrutura para coletar dados. A estatística revela a importância de engajar o máximo de áreas possíveis na empresa para adotar o que é chamado de data-driven mindset, ou seja, o raciocínio orientado por dados.
5.Consciência da importância
Apesar de todos os desafios apontados, a pesquisa revelou também um dado animador: 81% dos líderes já perceberam a importância da inovação e digitalização dos processos dentro das empresas, e já têm projetos nesse sentido em andamento. Além disso, 91% dos executivos ouvidos planejam acelerar ainda mais essas transformações.
A gerente de Marketing da CI&T, Natália Magalhães, acredita que, para que essas mudanças sejam bem-sucedidas, as empresas precisam apostar em equipes multidisciplinares, e ter o cliente sempre como centro do negócio.
“Para sobreviver nesse mercado tão competitivo é preciso entender suas necessidades e desejos, ouvi-lo de verdade para entregar experiências com valor real. Por isso, é importantíssimo contar como uma equipe multidisciplinar, também culturalmente”, comenta.
“Quanto mais diversa for sua liderança, mais consumidores estarão sendo ouvidos, o que pode elevar sua organização a um novo patamar”
Natália Magalhães, gerente de Marketing da CI&T
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