A inovação está na boca de todo executivo em qualquer evento, de diferentes áreas. Mas você sabe dizer, de fato, em que consiste criar um negócio inovador?
As startups são hoje as principais representantes da inovação, mas não detêm toda mudança na maneira de fazer negócios.
Por isso, grandes empresas estão, cada vez mais, lançando novos negócios baseados em tecnologia e processos que causam a chamada disrupção (mudança radical) ou mesmo inovando por meio da inovação incremental, que transforma serviços e negócios já conhecidos.
Se a Yellow construiu uma nova maneira de se deslocar pelas cidades, o Magazine Luiza é um dos maiores cases de transformação dos pontos de venda. Ou seja, a inovação está tanto nas novas empresas quanto nas tradicionais, em mercados novos ou solidificados há décadas (ou séculos, como o varejo).
Você consegue reconhecer empresas que são inovadoras, como Amazon e Netflix, e talvez por causa delas tenha ideia do que significa inovar. Mas é preciso entender o conceito para ir além dos cases já consagrados e inventar, você próprio, o seu negócio ou produto inovador.

Conheça cinco definições claras e objetivas sobre o que significa inovação:
1. Scott Berkun, escritor, palestrante e ex-gerente da Microsoft e da WordPress
“O ato de criar alguma coisa, mesmo que resolva um problema, talvez ainda não deva ser considerado uma inovação, até ser adotado por outras pessoas. Até então, é apenas uma invenção com potencial para ser uma inovação. Se você é um engenheiro, um designer ou um fundador de startups, inventar coisas é basicamente o seu trabalho.”
“Se você precisa usar a palavra, aqui está a melhor definição: inovação é uma mudança positiva e significativa. É um resultado. Um êxito. É aquilo que você batalha para alcançar em um projeto (…) “Em vez de dizer “nosso objetivo é inovação”, que é vago, diga “nosso objetivo é resolver ESTE problema para ESTAS pessoas.”
2. David Burkus, autor best-seller, podcaster premiado e professor associado de administração da Oral Roberts University
“Inovação é a aplicação de ideias novas e úteis. A criatividade, a capacidade de gerar essas novas ideias é a semente da inovação mas, a menos que seja aplicada e ampliada, ainda é apenas uma ideia. A inovação é maior que um produto ou uma plataforma tecnológica; e, na verdade, as inovações para organizações e gerenciamento precedem a inovação em produtos ou tecnologia. Grandes líderes não inovam o produto, eles inovam a fábrica.”
3. Pete Foley, consultor, artista e cientista com 25 anos de experiência em Inovação e Ciência Comportamental na Fortune 50
“Eu defino o processo de inovação como uma ótima ideia, brilhantemente executada e comunicada de uma maneira que seja ao mesmo tempo intuitiva e que celebre plenamente a magia do conceito inicial. Precisamos de todas essas partes para ter sucesso. As ideias inovadoras podem ser grandes ou pequenas, mas inovações revolucionárias ou disruptivas criam uma nova categoria ou alteram drasticamente uma existente e anulam o líder de mercado atual – tanto o iPad quanto as fraldas descartáveis se qualificam para mim. Mas precisa criar um novo mercado ou mudar radicalmente um já existente.”
4. Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo; o “pai” da economia moderna
“Inovação é a ferramenta específica do empreendedorismo, o meio pelo qual se explora a mudança como uma oportunidade para negócios diferentes ou um serviço diferente. É capaz de ser apresentada como disciplina, de ser aprendida e de ser praticada. Os empreendedores precisam buscar propositalmente as fontes de inovação, as mudanças e seus sintomas que indicam oportunidades de inovação bem-sucedida. E eles precisam saber e aplicar os princípios da inovação bem-sucedida.”
5. Hans Georg Gemünden, Prof. Dr. de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade de Tecnologia de Berlim
“A inovação é um processo que envolve múltiplas atividades, realizadas por múltiplos atuadores de uma ou várias organizações, durante as quais novas combinações de meios e/ou fins – que são novos para uma unidade de criação/adoção – são desenvolvidas e/ou produzidas e/ou implementadas e/ou transferidas para parceiros de mercado antigos e/ou novos.”
+ INOVAÇÃO
Conheça o ecossistema de inovação de Pernambuco
Conheça o ecossistema de inovação do Rio de Janeiro
Conheça o ecossistema de inovação de Santa Catarina
Conheça o ecossistema de inovação de Goiás