Um relatório anual produzido pela empresa de cloud computing Okta apontou os aplicativos mais populares no mundo corporativo em 2019.
Vale destacar que, no ano passado, o número médio de apps por empresa foi de 88 ― um aumento de 6% em relação a 2018, quando a média era de 83 aplicativos, além de e aumento de 21% em relação aos 72 aplicativos na média (registrados em 2017).
Tendência
A tendência é que as empresas que trabalham na nuvem adiram mais ferramentas do tipo. A pesquisa aponta que os clientes da Okta que trabalham há mais de quatro anos com a plataforma implantam, em média, 190 aplicativos ao ano ― mais do que o dobro.
Em parecer no estudo da Okta, o vice-presidente de Pesquisa da Gartner, Craig Roth, afirma que há uma fragmentação do mercado de softwares de colaboração no local de trabalho.
“O mercado (de softwares para empresas) ainda é um (lugar) onde o vencedor leva tudo, mas acaba criando oportunidades de inovação e expansão em submercados”
Craig Roth, vice-presidente mundial de Pesquisa da Gartner
A Gartner aponta que o mercado mundial de software social e colaboração no local de trabalho dobrará até 2023, passando de US$ 2,7 bilhões (em 2018) para US$ 4,8 bilhões.

Imagem ilustrativa (Unsplash)
Os campeões
O Office 365 ocupa o primeiro lugar em número de usuários ativos mensais, posição que já ocupava em 2018, oferecendo ferramentas cotidianas de edição de texto e planilhas, como Word e Excel, respectivamente, entre outras.
Em segundo lugar está o Workday, software de gerenciamento financeiro e recursos humanos da Oracle. Em seguida, na terceira posição, aparece a ServiceNow, plataforma em nuvem de gerenciamento de serviços de TI, operações e negócios.
O G Suite, que ocupa a quarta posição entre os aplicativos corporativos com maior número de usuários ativos mensais, é a ferramenta do TOP 5 com o maior crescimento em 2019, com crescimento de 50%, enquanto o líder, o Office 365, cresceu 38%. O G Suite é uma ferramenta que permite personalizar vários produtos do Google.
Na quinta posição está a ferramenta de CRM da Salesforce. Em números totais de usuários, porém, a Salesforce só perde para o Microsoft Office. Em terceiro lugar está o aplicativo de nuvem da Amazon, o Amazon Web Services (AWS).