• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    profissões

    Unsplash

    vagas
    Fintechs seguem com vagas abertas
    8 de outubro de 2019
    ferramentas
    Melhores ferramentas e recursos digitais para startups
    8 de outubro de 2019
    Negócios

    4 novas profissões que surgiram depois das startups

    Conheça algumas profissões novas que surgiram junto com o desenvolvimento das startups e com o trabalho superespecializado

    por Raphael Coraccini em 8 de outubro de 2019

    As revoluções tecnológicas sempre causam um impacto profundo no mercado de trabalho. Com o tempo, os profissionais que foram desalojadas pelas novas tecnologias acabam sendo realocados em novas profissões. Que o digam os datilógrafos da era anterior aos desktops, que foram substituídos pelas máquinas para serem, logo em seguida, recontratados para operá-las.

    O êxodo rural em direção às cidades foi fruto da redução dos postos de trabalho e da propriedade de terras no campo. Depois de várias transformações, a indústria já não tinha mais a capacidade de absorver trabalhadores como nos séculos 19 e primeira metade do 20. Esses trabalhadores encontraram seu lugar no comércio e, depois, nos serviços.

    O próximo passo da revolução tecnológica se mantém dentro do setor de serviços, mas com empregos que pedem maior especialização. As primeiras fases da automação compreenderam treinar robôs a operar em escala geométrica atividades que os homens fazem em escala aritmética. Agora, na era das startups, treinar robôs em desenvolvimento é só uma das opções. As novas profissões caminham na direção de treinar e organizar especialistas e desenvolver sistemas complexos de negócios. É a superespecialização do trabalho.

    Conheça algumas profissões que surgiram com as startups

    UX Writer

    A experiência do consumidor tem agora um roteirista, que é, geralmente, um jornalista, publicitário ou mesmo um psicólogo. Esse profissional será responsável por criar as conexões entre a inteligência artificial de um robô de atendimento e o mundo real, o mundo do outro lado da linha ou seja lá qual for a interface de atendimento.

    As empresas de atendimento que estão entrando na era da automação trabalham com bibliotecas de termos que são compreendidos pelos robôs para que eles realizem o atendimento do consumidor da maneira mais próxima de um atendimento humano.

    O que o UX Writer faz é projetar. Ele precisa saber os caminhos do atendimento, as necessidades do consumidor. Isso explica a adesão de psicólogos a esse novo campo

    Os comunicadores têm também a habilidade de conectar ideias convertidas em palavras e as várias dimensões e significados de cada uma delas.

    O roteiro de atendimento pode compreender diferentes bibliotecas preparadas e conectadas pelos UX Writer, que são munidos de dados capturados por ferramentas de big data. Ou seja, a ferramenta capta uma infinidade de conversas, identifica termos usuais e o UX Writer faz as conexões de maneira que façam sentido para o cliente.

    Essas bibliotecas têm não só os significados ortodoxos das palavras de determinado idioma, mas também os significados próprios de cada campo de atuação. Por exemplo, um pé direito para uma clínica de saúde não tem nenhuma semelhança com um pé direito para um escritório de arquitetura. Essa simples diferenças precisam ser programadas nas máquinas de atendimento com a ajuda do conhecimento humano.

    Agile coach ou delivery coach

    Esses profissionais precisam ser capazes de orientar times extremamente técnicos e de maneira veloz. A metodologia agile está inserida no gerenciamento de projetos e utiliza ciclos curtos de desenvolvimentos de produtos ou serviços.

    Pixabay

    Times extremamente técnicos são autossuficientes, mas precisam de orientação para que as capacidades sejam reunidas e seus potenciais aplicados no menor tempo possível para projetos realizados dentro de um sprint (um período determinado de tempo onde todo o trabalho precisa ser realizado).

    O agile coach ou delivery coach é recrutado para atender mercados de mudanças recorrentes e pujantes. O coach não precisa ser necessariamente um especialista na área, mas ele precisa ser ouvido pelos especialistas

    As metodologias ágeis são discutidas desde os anos 70, com destaque para os escritos de William Royce e suas propostas de desenvolvimento de grandes sistemas de software. O livro “Extreme Programming Explained: Embrace Change”, de Kent Beck, trouxe a definição do papel do coach nesses modelos ágeis de desenvolvimento de projetos.

    Inicialmente voltado para desenvolvimento de softwares complexos, os modelos ágeis de desenvolvimento de projetos passaram a ser implementados para todo e qualquer squad que seja capaz de gerar suas próprias soluções.

    Customer Success

    Para Lincoln Murphy, é importante entender a diferença entre o sucesso do cliente e o gerenciamento desse sucesso. O primeiro é algo filosófico, ou seja, busca questionar o que o cliente entende por sucesso quando ele entra em contato com uma empresa: é agilidade, qualidade, um pouco dos dois, novos produtos ofertados? O gerenciamento do sucesso é o modelo operacional para fazer isso acontecer. É aí que atua o Customer Success.

    Esse profissional se dedicará a descobrir duas variáveis durante a experiência do consumidor: resultados necessários e experiência apropriada. Resultados necessários se referem ao que o cliente deseja alcançar, enquanto a experiência apropriada está relacionada a como ele precisa alcançar.

    Assim como o agile coach, o customer success é uma profissão originada no mundo da tecnologia. Tratava-se do profissional que auxilia o cliente a usar o software depois de adquirido. Hoje, essa profissão expande seus horizontes para outros atendimentos, muito além de softwares. No mundo das novas soluções, com todo tipo de aplicativo e novas tecnologias, com ferramentas de uso não tão óbvio, o customer success deve ganhar terreno nos próximos anos.

    Startup Hunter

    Descobrir grandes negócios para quem tem dinheiro para investir. Essa é uma das missões do startup Hunter, termo herdado da definição head hunter, aquele profissional dedicado a caçar bons especialistas no mercado para serem absorvidos para áreas estratégicas das empresas. Agora, a missão do startup hunter é achar negócios estratégicos no meio do turbilhão de startups que nascem e morrem todos os dias.

    Quando se fala em investidores, não são só investidores-anjo ou venture capital, mas também empresas interessadas em startups para fazer parceria ou para absorver que tenham fit com seus negócios.

    “Ser um startup hunter é estar no ecossistema de investidores, acadêmicos, mentores e corporações. Precisa desenvolver um olhar para conhecer os empreendedores, ser mais “o cavaleiro do que o cavalo”’

    Alexandre Uehara, consultor de inovação corporativa e professor na pós-graduação da FIAP

    O contato entre startups e startup hunters acontece por iniciativa de qualquer um dos lados, mas tendo a missão de levar as boas oportunidades aos investidores e empresas, o profissional precisa ser proativo.

    “A pessoa precisa ser bem analítica e investigativa, independentemente da sua formação acadêmica ou onde trabalhou. Precisa entender em pouco tempo e poucas palavras, o que as startups fazem e qual tecnologia usam, além de entender as dores das corporações”, completa Uehara.

    Já segue o Whow! no Instagram?

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    4 Novas profissões que surgiram depois das startups Conheça algumas profissões novas que surgiram junto com o desenvolvimento das startups e com o trabalho superespecializado Confira mais em whow.com.br #whow #whowfestival #inovacao #tecnologia #startups #profissoes #emprego #empresas #noticias #negocios

    Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em 8 de Out, 2019 às 2:27 PDT

     


     

    + Emprego

    Há vagas: 10 startups que estão em busca de talentos

    Fintechs seguem com vagas abertas

    Startup hunter: o tradutor da inovação aberta para corporações e startups

    mercado de trabalho
    profissões
    Startups
    Negócios

    Samsung Brasil lança produto financeiro no mês de abertura do open banking no país

    Negócios

    Hub de inovação em biotecnologia lança novas soluções em combate à Covid-19

    Negócios

    Veja o cenário de inovação no setor de energia no Brasil

    Negócios

    Guerra entre big techs ocasiona queda nas ações do Facebook

    Negócios

    Visa expande os seus negócios para o mercado de criptomoedas

    Negócios

    Quem é Andy Jassy, o futuro CEO da Amazon

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR