Negócios sociais ganham plataforma de financiamento coletivo - WHOW
Vendas

Negócios sociais ganham plataforma de financiamento coletivo

Yunus lança site para conectar empreendedores sociais e investidores de impacto. Conheça também o trabalho de aceleradoras no setor

POR Adriana Fonseca | 18/08/2020 12h34

Os empreendimentos sociais brasileiros ganharam, recentemente, uma plataforma de financiamento coletivo. Lançada pela Yunus Negócios Sociais, braço brasileiro da empresa global ligada ao Nobel da Paz Muhammad Yunus, a nova plataforma vai ajudar os empreendedores sociais a arrecadarem recursos financeiros para seus negócios.

A proposta da plataforma de financiamento coletivo é aproximar negócios sociais que precisam de financiamento de investidores de impacto, com o objetivo de ajudar os empreendedores a expandirem as operações e maximizar o impacto social. “Queremos que a opção de privilegiar o impacto socioambiental esteja disponível para o maior número possível de pessoas. Com a nossa plataforma queremos que qualquer pessoa possa ter essa experiência”, comenta Luciano Gurgel, diretor da unidade de investimentos da Yunus Negócios Sociais Brasil.

O que são negócios sociais

Estas são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda, segundo definição da Artemisia, aceleradora de negócios de impacto social. O empreendedor social, portanto, aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferenciada. Por meio da sua atuação, ele acelera o processo de mudanças e inspira outros atores a se engajarem em torno de uma causa comum.

Por meio da plataforma, investidores interessados poderão fazer o que se chama investimento de impacto, que são investimentos feitos em empresas, organizações e fundos com a intenção de gerar impacto social e ambiental mensurável, além do retorno financeiro. Investidores de impacto buscam ativamente alocar capital em negócios e fundos que podem aproveitar o impacto positivo dos empreendimentos. 

A Yunus afirma que, além de condições justas para os negócios sociais tomadores dos empréstimos, a plataforma de financiamento coletivo agrega um time de mentores para assessoria estratégica e acompanhamento contínuo dos negócios investidos para garantir a segurança e a transparência da operação. A partir desse acompanhamento, a Yunus enviará relatórios periódicos aos investidores sobre a saúde financeira e o impacto positivo sendo gerado por eles.

A operacionalização técnica da plataforma foi realizada em parceria com a Inco, startup dedicada a viabilizar que investimentos cheguem a empresas de pequeno e médio porte.

Aportes de impacto social

O primeiro negócio social selecionado para integrar o portfólio da plataforma de financiamento coletivo foi a Estante Mágica, empresa que trabalha pelo incentivo à leitura no Brasil. Em parceria com escolas públicas e privadas de todo o país, transforma alunos de 6 a 10 anos em autores dos seus próprios livros. 

A Estante Mágica já impactou mais de 800 mil alunos em mais de quatro mil escolas parceiras em todos os estados brasileiros. Enquanto os alunos aprimoram habilidades de leitura e redação, professores e pais são envolvidos no processo de aprendizagem. A captação via financiamento coletivo tem como objetivo suportar o crescimento da iniciativa pelos próximos três anos com investimentos em equipe e aprimoramento das suas soluções digitais.

Aceleradoras de negócios de impacto social

Além da plataforma de financiamento coletivo, os negócios sociais contam com aceleradoras dedicadas exclusivamente a esse tipo de empreendimento. É o caso da Artemisia, fundada em 2011. Até hoje, a instituição já apoiou mais de 350 negócios sociais e acelerou 129 empreendimentos, totalizando R$ 80 milhões de investimentos articulados nesses negócios. 

A Quintessa também acelera negócios de impacto. A instituição tem programas de aceleração, assessoria para captação de investimento e desenvolve programas que conectam empresas e startups de impacto. 

A Semente Negócios também tem um programa de inovação social que atende a demandas de geração de impacto social, ambiental ou econômico. A atuação é definida com base nas demandas do território, como por exemplo comunidades tradicionais ou periferias, e a organização promove conexões não óbvias que catalisam o processo de inovação social.


+NEGÓCIOS

Como negócios digitais se fortaleceram em meio a pandemia
O que são negócios exponenciais?
20 motivos que levam as startups à falência
É possível desenvolver uma inovação e crescer no curto prazo?