Negócios digitais precisam de estratégia de conteúdo para crescer - WHOW
Eficiência

Negócios digitais precisam de estratégia de conteúdo para crescer

Não há uma fórmula de conteúdo digital que funcione para qualquer negócio. É preciso definir uma estratégia personalizada para impactar o consumidor específico

POR Daniel Patrick Martins | 24/08/2021 18h07 Negócios digitais precisam de estratégia de conteúdo para crescer

Crise financeira, desejo de maior liberdade, insatisfação com o trabalho, apostar em um sonho ou mesmo a vontade de começar uma nova carreira são alguns dos motivos que fazem muitas pessoas empreenderem. Muitos destes empreendedores, seja pela praticidade ou pela capacidade de escala, abrem negócios digitais.

Nestes empreendimentos, basta ter  acesso a internet para contar com muitas possibilidades: e-commerce, redes sociais, marketing digital, ofertas de serviços digitais para aplicativos, jogos, plataformas para o aprendizado de idiomas, análise de dados, influenciadores digitais, personal branding, entre outras. Ou seja, as perspectivas são ótimas, porém o caminho não é fácil. É preciso dedicação, persistência, resiliência, assim como nos negócios físicos, para trazer bons resultados.

Dentro do propósito sobre o qual todo negócio digital é iniciado, que se configura como a oferta de um produto ou serviço para uma demanda específica, são os conteúdos digitais que vão mostrar a este público o valor da solução desenvolvida. Neste sentido, é preciso também ter claro os objetivos deste conteúdo que chegam até o consumidor, para que este se interesse genuinamente por sua marca, criando uma relação que vá além da compra e venda.

“Não existe um tipo de conteúdo que agrega valor a todo tipo de negócio. O que a gente precisa fazer é entender esse negócio, quais são os valores. Como este negócio quer ser visto pela sua audiência, pelos seus clientes. Entender o que estes clientes querem e qual é o conteúdo que vai contribuir com a vida deles”, explica Rejane Toigo, estrategista digital, produtora de conteúdo, empreendedora e fundadora da Like Marketing, empresa de inteligência digital, em entrevista exclusiva para a Whow!.

Este tipo de empreendedorismo, que podemos chamar de digital, além de estar ligado às nuances tecnológicas e na gestão de conteúdo para alavancar as vendas e ofertas de produtos e serviços, também é uma vitrine para que consumidores conheçam sua marca.

“Não produza conteúdo sem ter uma estratégia. Os pilares de uma estratégia é você entender o DNA da sua empresa, o DNA do seu negócio. Você entender quem são as pessoas que vão consumir este conteúdo e você criar linhas editoriais que são os assuntos que vão levar a sua persona ao seu produto”, finaliza Rejane. E para mais insights como estes, veja todas as dicas em que a empreendedora deixou no episódio #12 do Vida Loka Podcast, da Whow! (assista abaixo).