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Negócio rentável: delivery de alimentação fitness

Entenda o cenário atual do setor, as mudanças devido à pandemia e também dicas importantes para abrir um negócio rentável de marmitas fitness

POR Redação Whow! | 07/07/2021 17h42

Não foram poucas as mudanças e as preocupações causadas pelas consequências da pandemia em todo o mundo.  Neste conteúdo, entenda mais sobre o mercado de alimentação fitness no Brasil e o motivo dele ser considerado um setor rentável. Veja também algumas dicas para entrar no ramo. Continue a leitura!

Alimentação fitness e a preocupação com saúde 

Um estudo chamado Nutridiet Brasil, realizado pela Universidade de São Paulo, apontou um aumento da preocupação com o consumo de alimentos mais saudáveis na maioria das regiões do Brasil. 

Ao todo, foram observados os hábitos alimentares de 10 mil pessoas pelo país inteiro, sendo constatado um aumento do consumo de alimentos in natura e mais saudáveis, como frutas, hortaliças e feijão, durante a pandemia. 

Todavia, o mercado de alimentação fitness vêm crescendo e não é de hoje. Ainda em 2018, segundo dados do Euromonitor Internacional, a indústria de alimentos embalados de saúde e bem-estar atingiu US$446 bilhões no ano mundialmente. 

Contudo, manter uma alimentação saudável, todos os dias, não é tão fácil. Afinal, nem todo mundo tem tempo disponível para preparar as suas refeições, bem como não sabe como fazê-las dessa forma. Nesse contexto, a saída encontrada por muitos foi o delivery de alimentação fitness. Como desdobramento, muitas pequenas e médias empresas surgiram neste setor aquecido.

Marmitas fitness se tornam negócio rentável

Seguindo a onda do mercado da busca pela qualidade de vida, bem como da alimentação saudável, investir em marmitas fitness pode ser um negócio lucrativo. Afinal, nem todos possuem tempo hábil para cozinhar e o preparo de comidas mais balanceadas exige um mais atenção.  Veja agora algumas dicas para entrar e se sobressair no mercado fitness. 

Dicas para entrar no mercado de marmitas fitness

Alimentação fitness: Capacitação para quem vai produzir 

Quem busca por uma alimentação mais saudável, automaticamente, deseja ter mais qualidade de vida. Dessa forma, a refeição, além de ser natural e promover saúde, também estimula a qualidade de vida. Em resumo, ela precisa ser saborosa e atrativa para o público.

Por isso, não abra mão de, antes de abrir o negócio, realizar bons cursos na área. Pesquise bastante, busque referências e teste os seus pratos antes de comercializá-los. Contudo, além da preparação, é necessário compreender, pelo menos, o básico da nutrição. 

Alimentação fitness: Definindo um bom cardápio

Depois de entender mais sobre o preparo das refeições fitness, fica muito mais fácil preparar um cardápio atrativo. Aqui, o segredo está em três pontos.

O primeiro deles é a flexibilidade. Embora seja saudável consumir verduras, nem todo mundo gosta de comer alface, por exemplo. Por isso, pensar em alternativas é muito importante. Há quem goste de rúcula, outros que desejam agrião: tudo depende do paladar da pessoa. 

Já o segundo ponto está relacionado ao conhecimento dos grupos específicos de alimentação, como: intolerantes à glúten; intolerantes à lactose; veganos; vegetarianos, dentre outros.  Você pode optar pela criação de um negócio focado em algum desses grupos ou, então, oferecer opções para todos eles

Porém, independente de qual seja a sua escolha, é necessário que o consumidor seja informado sobre a composição completa daquela refeição, bem como se determinado prato é ou não indicado para algum desses grupos. Este é o terceiro ponto importante em relação ao cardápio para negócios de alimentação fitness. 

Alimentação fitness: E sobre armazenamento?

Muitas pessoas optam pelas marmitas fitness pela facilidade e praticidade do dia a dia, tendo em vista que elas podem ser congeladas para o consumo durante a semana. Nesse contexto, esteja atento a tudo que for necessário para armazená-las corretamente, evitando os riscos de contaminação nas refeições.  Por isso, realize um bom planejamento de todo maquinário que você precisará, para que, assim, você mantenha a  qualidade das refeições.

Alimentação fitness: Diferencial de mercado

Descubra quais são os diferenciais do seu negócio em relação ao mercado e aos seus concorrentes. Para isso, estude-os, a fim de entender as necessidades que não estão sendo atendidas por eles, bem como os pontos positivos que você pode aplicar no seu negócio.

Além disso, foque em receitas diferentes e também em  refeições que geralmente não são abarcadas pela maioria das empresas de marmitas fitness, como o café da manhã e os lanches. E, como diferencial de mercado, também pode ser citado o preparo de marmitas para grupos mais específicos, com restrições alimentares.

Diferencial de mercado: Entenda um pouquinho sobre alguns nichos alimentares específicos

Mas afinal, como saber qual alimento contém glúten, leite ou realmente as restrições de cada grupo? Vamos citar aqui brevemente, o que você pode tomar cuidado nesse preparo

Intolerância à lactose: As pessoas desse grupo, ao consumir alimentos que contenham leite e derivados, acabam desenvolvendo uma série de problemas. Nesse caso, tenha cuidado com queijos, iogurtes e até massas que podem levar laticínio na receita. 

Intolerância ao glúten: O glúten é uma proteína encontrada na farinha de trigo, cevada e centeio e que pode provocar inflamação abdominal, principalmente nos celíacos, ou seja,  em pessoas que possuem sensibilidade ao glúten. Basicamente, alimentos à base de farinha contém esse elemento. Portanto, tome cuidado ao fazer algo com trigo e pense como pode substituir esse ingrediente.    

Veganismo: O veganismo é um estilo de vida que exclui qualquer alimento de origem animal, incluindo lacticínios e ovos. Os veganos excluem, até mesmo, produtos para o corpo ou cabelo que possuam algum tipo de ingrediente como este em suas composições. 

Vegetarianos: as pessoas vegetarianas excluem de sua alimentação carnes em geral e peixe, mas ainda consomem ovos, leite e derivados. Nesse caso, ao oferecer alimentos para esse grupo, fique atento ao que eles consomem. 

Alimentação fitness: Fidelização de clientes

Não se fideliza cliente algum apenas pela boa qualidade do produto e do serviço e sim, pelo bom relacionamento que é criado com ele. Tenha sempre um atendimento atencioso, cativante, buscando tratar com exclusividade seus clientes mais fiéis. Afinal, é muito mais fácil manter um consumidor atual do que conquistar novos. 

Conheça seu produto 

Se você pensou em abrir um negócio de marmitas fitness, tenha em mente primeiro pesquisar sobre o mercado local, a concorrência, o comportamento do consumidor desse tipo de produto, bem como as tendências mundiais no ramo. 

Além disso, estruture um bom plano de negócios. Estas atitudes podem contribuir para que você tenha cada vez mais diferenciais competitivos, fazendo com que sua empresa cresça mais alinhada com as necessidades do mercado. 

 Viu só como pode como o mercado de alimentação fitness é bastante rentável? E, se você gostou desse conteúdo, assine agora mesmo gratuitamente a nossa newsletter, para receber todos os dias artigos interessantes sobre o mercado, tecnologia, gestão e empreendedorismo!