Motivos para investir em Marketing Pessoal. Entenda aqui!
Pessoas

Motivos para investir em Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal pode trazer muitos benefícios para os profissionais que o aplicam. Afinal de contas, a nossa imagem é o nosso cartão de visitas

POR Redação Whow! | 28/07/2021 14h18 Motivos para investir em Marketing Pessoal

Marketing é algo extremamente necessário para todas as empresas que desejam ser conhecidas e lembradas pelos consumidores. No caso de pequenos negócios, a marca da empresa costuma se confundir com a “marca” do próprio empreendedor. Nesse contexto, o marketing pessoal é uma ferramenta fundamental para ter sucesso.  

Se você quer saber como investir nesse conceito e quais seus benefícios, continue a leitura e confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você.

Entendendo o conceito de Marketing Pessoal

De maneira resumida, Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias que, quando aplicadas de maneira correta, fazem com que você tenha maior valor na sua imagem pessoal.

Nesse sentido, nada mais é que um marketing voltado para que os outros possam te enxergar de forma positiva. Mas muito mais do que autopromoção, ele também é um conjunto de formas e possibilidades que fazem você ser mais bem visto perante a sociedade.

São várias maneiras de melhorar a própria imagem e tornar-se referência em seu segmento. Mas isso dependerá de um planejamento estratégico feito exclusivamente para isso. Com o avanço da digitalização, as formas de Marketing Pessoal acabaram se tornando mais facilitadas. As redes sociais são um exemplo disso, pois, através delas, qualquer pessoa consegue divulgar seu trabalho e suas conquistas.

Motivos para investir em Marketing Pessoal

São muitos benefícios que o Marketing Pessoal pode trazer para os profissionais que o aplicam. Para compreender melhor os motivos para investir nesse conceito, listamos alguns pontos positivos, confira:

Divulgação

O principal motivo para investir em Marketing Pessoal é que, através dele, as pessoas conseguem divulgar o seu próprio trabalho. Dessa forma, os seus feitos se tornam visíveis para possíveis clientes e, consequentemente, novas oportunidades surgem.

Digamos que você produziu um curso e vende ele online. A melhor forma de fazer a divulgação do seu produto é usando seu rosto e seu conhecimento pessoal para aparecer nas redes. Somente assim poderá mostrar como o curso pretende ajudar as pessoas.

Vale ressaltar que as redes sociais são umas das melhores formas para fazer isso. Ou seja, através dela, todos possuem a chance de exporem seus pensamentos e se destacarem no mercado. Assim, demonstrando aos outros que você possui conhecimento sobre determinado assunto, você pode também divulgar o seu trabalho.

Autoridade

Outro motivo para aderir esse método é que ele permite que você construa uma visão de autoridade em meio ao mercado.

Vamos retomar o exemplo dos cursos online. Convenhamos que existem uma infinidade de cursos disponíveis para as pessoas escolherem, certo? Pois aqueles que são autoridade no assunto tendem a ganhar mais credibilidade na hora da venda.

Afinal de contas, ninguém quer consumir um curso de quem não entende muito do que está falando, não é mesmo?

E isso também vale para outros setores do mercado. Pessoas preferem consumir dos melhores e empresas querem contratar profissionais que são autoridades nos seus segmentos.

Ciclo de vendas

Quando você faz o seu marketing pessoal de maneira correta, divulgando o seu trabalho e se posicionando como autoridade de marca, a tendência é que o cliente passe a ter muito mais confiança no que você possa oferecer.

Dessa forma, com maior segurança sobre o que você diz, o ciclo de vendas acaba se reduzindo. Ou seja, o tempo e o investimento necessário para converter uma venda tende a diminuir.

Se você recebesse um anúncio de curso online de um profissional de quem nunca ouviu falar e que não tem credibilidade nas plataformas digitais, você compraria? Muito provavelmente não. Portanto, é muito importante o marketing pessoal para que você consiga convencer mais facilmente o cliente de que o seu serviço ou produto vale a pena.

Crescimento

Sob o mesmo ponto de vista dos tópicos anteriores, quando você passa a cuidar da sua imagem profissional, é provável que automaticamente você conquiste novos espaços no mercado.

Até porque vivemos num mundo em que a nossa reputação vale muito. Por meio das redes sociais ou do que expomos na internet, fazemos a construção de nossa imagem perante os outros.

Por isso, ao atribuir boas estratégias de marketing pessoal, a tendência é que o profissional ganhe autoridade no mercado e, consequentemente, cresça na sua profissão.

Clientes

O marketing pessoal, por ajudar a conquistar novas possibilidades no âmbito pessoal e profissional, também permite que empreendedores conquistem mais sucesso na sua profissão. 

Hoje, há uma tendência de humanização das marcas, e os clientes estão acostumados a comprar porque confiam na pessoa por trás da empresa. E, no final das contas, tudo o que precisamos é de mais clientes qualificados e fiéis para o nosso negócio, não é mesmo? 

Marketing pessoal nas redes sociais

Acima de tudo, a presença nas redes sociais é essencial para que qualquer profissional consiga atingir seus objetivos.

Para compreender melhor, separamos algumas dicas de como fazer o seu marketing pessoal nas redes sociais, confira:

  • se você quer entrar de cabeça nisso e deseja passar uma visão mais séria do seu serviço, vale a pena criar um perfil exclusivamente profissional;
  • procure estudar e compreender quais são as redes sociais em que o seu público está mais presente. Assim, consegue focar no que realmente tem chance de funcionar;
  • defina o seu público alvo e foque em conteúdos que conversem com eles;
  • invista em um design profissional para suas postagens. Assim, você passa mais seriedade para aquelas pessoas que irão visualizar o seu perfil;
  • se mantenha ativo. Seja através de conteúdos complexos ou mais simples, o que importa é sempre estar presente. Isso mostra ao público que você realmente está interessado em ajudá-los.

Em suma, é possível concluir que o marketing pessoal é algo cada vez mais necessário para os profissionais que desejam se destacar no mercado e consequentemente, conquistar mais oportunidades.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitamente diariamente