Metaskills que auxiliam em novos conhecimentos e oportunidades
Consumo

O que são metaskills? Conheça as habilidades que formam novos conhecimentos

Conhece as habilidades que podem ser aplicadas em vários cenários e transformar a forma como você leva o trabalho e a vida? Elas são chamadas de metaskills

POR Aline Barbosa | 01/07/2020 15h53

Ter conhecimento e executar habilidades diversificadas pode ajudar a conquistar uma carreira sólida e confiável. Além de desenvolver competências tradicionais que um ramo de trabalho exige, é relevante que sejamos mais ágeis e capazes de implantar novas práticas quando necessárias. Para que isso aconteça, ter um aprendizado constante e cultivar Metaskills é fundamental.

Mas o que são Metaskills? Em uma tradução livre, o termo significa meta habilidades, ou seja, recursos que ajudam a desenvolver outras habilidades que podem ser aplicadas em uma variedade de cenários. Por isso, no atual momento em que estamos, à medida que mais empregos se tornam remotos, por conta da pandemia de coronavírus, estar por dentro do assunto, se torna mais importante do que nunca.

Conforme o Whow! trouxe, durante a cobertura do Brazil Future Summit, a especialista alemã em foresight e fundadora da Future Impacts Consulting, Cornélia Daheim, aponta que este recurso será vital para os líderes abraçarem as mudanças e novos estudos sobre o futuro do trabalho.

Conheça algumas das principais metaskills.

Inteligência social

Durante muito tempo foi questionado se as máquinas tomariam os lugares das pessoas. Hoje, vemos que ambos são complementares, e quem possui a habilidade de entender isso pode alcançar um enorme sucesso. Usar a inteligência artificial está se tornando algo comum na maioria das empresas, mas usar a inteligência social como uma habilidade, ainda mais importante do que antes, é o que faz a diferença. Com a tecnologia, é importante ter efetividade em relações sociais complexas.

Criatividade e inovação

Criatividade, talento e capacidade de inovação. Essas são características que sempre estarão em alta demanda, segundo análise do Conselho Escocês de Financiamento. Mesmo que a automação seja considerada o futuro do trabalho, ainda mais após a pandemia do novo coronavírus, o elemento humano permanece forte. Ter capacidade de imaginar e pensar em novas maneiras de resolver problemas é essencial. Responder, questionar e expressar, são atitudes que geram destaques.

Tomada de perspectiva 

A vida exige que saibamos lidar com os comportamentos das pessoas, situações agradáveis ou não, e outras coisas que não aprendemos na escola, mas com experiência. A tomada de perspectiva é uma delas. Começamos a implantar a Metaskill em nossa rotina quando passamos a olhar o mundo através dos olhos de outra pessoa. Ou seja, quando criamos conceitos empáticos e análise de perspectivas diferentes. Isso vale tanto para a vida profissional, como para a pessoal. Por isso, ter tomada de perspectiva é uma habilidade valiosa para qualquer pessoa.

Autogerenciamento 

Conseguir assumir responsabilidades pelo seu próprio comportamento e desempenho, traz muitos benefícios. Além de ser um exercício de autoavaliação, o Conselho Escocês de Financiamento diz que gerenciar nossa experiência interna e externa – atitudes, emoções e percepções – é um fator que afeta positivamente nossas vidas e negócios. É importante estarmos cientes de nossos pontos fortes e fracos para trabalharmos nisso.

Quer ser um excelente gestor? Perceba a forma que você está levando seus projetos e movimente-se. Assim, objetivos e metas se tornam realistas.

Pensamento crítico 

A capacidade de avaliar e criar conclusões de informações, a partir de uma forma analítica, é o começo para desenvolver bons pensamentos críticos, de acordo com a instituição escocesa. Para que isso aconteça é necessário olhar um assunto de maneira global, analisar diversos pontos e montar um posicionamento independente. A construção crítica se baseia em criar uma opinião através de sua própria pesquisa. Se você praticar isso, gradualmente terá questionamentos mais profundos e se tornará mais capacitado para encontrar soluções.

Procure ir além 

Outra metaskill importante está nos conceitos de Connecting the Dots. Muito falado por Steve Jobs, o termo valoriza o ato de fazer a ligação de fatos e não permanecer dentro de um quadro limitado, seja em nossas vidas ou no ambiente de negócios.

Para alcançar essa habilidade, as pessoas precisam olhar para o cenário geral e buscar mais do que está previsto. Associar os afazeres e tentar ir além sua de lista de tarefas, além do que deseja para aquele dia, ou além dos planos em sua empresa.

Praticar essa habilidade permite que as pessoas explorem e conquistem metas mais rápidas e com mais ação.

Comunicar é contar histórias

Uma boa conversa pode abrir muitas oportunidades. Seja pessoalmente ou por plataformas digitais, saber se comunicar e passar uma energia agradável durante o ato é uma habilidade de enorme valor. Conversas que mostram entendimento e apontam fatores de colaboração, são um exercício de ouro.

O que muitos não sabem é que uma boa comunicação também pode ser feita com narração de histórias. Afinal, não é atoa que as crianças crescem ouvindo contos.

Uma narrativa pode trazer benefícios como entender contextos com mais facilidade e desenvolver criatividade. Quando viramos adultos, nos tornamos contadores de histórias reais, seja no perfil do LinkedIn, em uma entrevista,  em apresentações, em sites ou em e-mails.


+ NOTÍCIAS

8 áreas-chaves que devem regulamentar a Internet das Coisas
A aplicação de inteligência artificial no poder público
Nanotecnologia em tecidos pode ajudar a combater o novo coronavírus