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    MENTES BRILHANTES

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    inovar
    Qual é o segredo para inovar? Perca o controle
    3 de fevereiro de 2020
    Coluna: A década das startups e inovação aberta no Brasil
    4 de fevereiro de 2020

    O desafio de dois horizontes da inovação: presente e futuro

    Mentalidades focadas no presente são tipicamente baseadas em descoberta e confirmação de expectativa, enquanto o mindset futurista foca na exploração

    Toda organização no planeta tem dois horizontes temporais para gerenciar: o presente e o futuro. O presente precisa ser manuseado de forma efetiva, para gerar os fluxos de caixa que chegam com o comando de negócios maduros e bem-sucedidos.

    Gerenciar o presente é absolutamente essencial, pois os lucros do presente são o fundo para a nossa exploração do futuro. O ponto-chave para se manter sobre o presente é que o que gerenciamos agora é algo familiar. Nós conhecemos os negócios, obtivemos sucesso com eles, conhecemos os concorrentes e, essencialmente, fazemos escolhas para navegar variáveis familiares que agem de maneira incerta (clima, demanda, estoque etc.). Nessas situações, faz sentido que a redução da variação seja o alvo natural para gerenciar o presente; eficiência ou excelência operacional são os objetivos principais. Gerenciar o presente é sobre fazer o que já é bom melhor, e não há nada de errado nisso.

    Gerenciamento do futuro

    Já o gerenciamento do futuro é diferente. É sobre como lidar com o desconhecido, e não o incerto. A sustentabilidade organizacional requer pular curvas sinuosas, da geração de uma experiência do cliente para a próxima e isso requer inevitavelmente mais surpresa e não menos. Mais empreendedorismo e mais ideias.

    Essencialmente, nós nunca estivemos no futuro, e, se as experiências do passado foram representativas, então poderemos esperar novos desconhecidos como os principais arquitetos do que vem a seguir conforme eles experimentaram: celulares, cigarros, vapes, mobilidade urbana, alojamentos e quase qualquer outra disrupção que experienciamos no passado recente.

    Como resultado, tudo é diferente entre o passado e o futuro. O presente é bem conhecido; estamos familiarizados com ele. O futuro é desconhecido e sabemos muito pouco sobre ele. O presente pode ser previsto, enquanto o futuro deve ser testado. São essas diferenças que deram origem ao design Thinking como uma filosofia em direção ao futuro com ênfase em: experimentação, prototipação, avanço em meio à falha e iteração e foco em aprender em vez de eficácia.

    Gerencialmente, nós acreditamos que estamos no controle do presente e que nosso repertório é uma ferramenta. Com o futuro, não temos pretensão nenhuma em controlá-lo e nosso conhecimento é muito pouco útil, enquanto o ato de aprender se transforma em uma fonte de valor muito maior. Com grandes diferenças como essas, não é surpresa que a maneira pela qual nos organizamos para seguir em frente também é diferente entre o presente e o futuro. Mentalidades focadas no presente são tipicamente baseadas em descoberta e confirmação de expectativa, enquanto o mindset futurista foca a exploração e a abertura de novas direções de teste.

    Apesar de a maior questão sobre presente e futuro ser “se eles devem ser organizacionalmente divididos ou não”, a Nestlé e a IBM escolheram separá-los e gerenciá-los de formas diferentes, para que cada um receba a abordagem mais apropriada. Já a líder global de equipamentos Haier escolheu gerenciar os dois da mesma maneira.

    De qualquer forma, se temos um approach interessante para seguir em frente, por que não compartilhar isso com todos, para que aqueles que trabalham no presente tenham um futuro para ansiar?

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    MENTES BRILHANTES

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    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

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