• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    disrupção
    Coluna: Disrupção; Por que agora?; Por que nós?
    12 de agosto de 2019

    Colocando o cliente no seu lugar

    A inovação torna-se mais poderosa quando compreendemos o alcance da razão e da emoção que caracterizam o caminho que o cliente pensa sobre você

    O tweet foi curto, encantador e direto ao ponto: “Quer #inovar e #serdisruptivo? Foque no cliente. Não ouvir os clientes é o maior perigo!” Isso fazia sentido e reforçava anos de um pensamento popular. E minha primeira resposta era: ou eu aceitava isso ou retweetaria apenas para mostrar apoio aos primeiros esforços dos novos participantes do curso online IMD’s em Inovação Disruptiva. Mas eu hesitei. Havia algo errado com o tweet – direto como ele era – e fiquei incomodado.

    Porém, ao mesmo tempo eu estava preocupado: será que eu estaria cometendo uma heresia? Como eu podia não considerar estar focado no cliente? Será que eu estava mesmo me contradizendo?

    Afinal, os acadêmicos vêm estudando o sucesso e o fracasso da inovação por mais de cinquenta anos. E de maneira consistente, ao longo de toda a pesquisa, tem sido comum descobrir que a maior causa de fracasso na inovação é a falta de compreensão dos desejos e necessidades dos clientes. Não era exatamente o que esse tweet estava dizendo? E eu estava negando isso?

    Mas o fato é que há pelo menos duas ideais distintas e perigosas contidas no que, de outra maneira, seria um simples conselho com um pouco de inovação. Em primeiro lugar não é tanto o cliente que você deseja que fique obcecado por alguma coisa, mas sim a experiência que eles recebem enquanto percorrem toda a jornada.

    Nós agora percebemos que o relacionamento com o cliente, envolvendo qualquer produto ou serviço, não é uma simples transação. De fato, é uma coleção de uma série de interações que, juntas, formam a experiência por completo. Sem considerar isso, nós corremos o risco de perder toda a mensagem que queremos transmitir. Isso é tão importante que eu acredito que não é focar no cliente seu principal objetivo para enfatizar seus esforços em inovação, mas mais precisamente focar na experiência por completo.

    Nós queremos ser obcecados por cada elemento que afeta a experiência do cliente e, então, inovar para depois melhorar esse processo.

    Em segundo, o termo “ouvir” é ilusório. O que você precisa fazer é engajar o cliente em um nível de intimidade suficiente para entender que “lacunas” em suas vidas podem ser preenchidas. Aí então usar e não simplesmente abdicar disso. Sua missão é tentar levar a experiência do cliente a um nível além de qualquer coisa que ele possa imaginar.

    Inovação é muito mais do que apenas alguns dispositivos eletrônicos. É ainda mais poderoso quando compreendemos todo o alcance da razão e da emoção que caracterizam o caminho que o cliente pensa sobre você e a sua indústria. Reconhecer o foco dessa experiência pode formar uma base de ofertas muito mais interessante para o futuro. 

    CLIQUE PARA MAIS ARTIGOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    5 startups de moda sustentável

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR