Coluna: Como encontrei meu propósito como educador
O nosso papel como líder também é o de transmitir, ajudar as pessoas a se descobrirem e a atingirem novos patamares de performance
O autoconhecimento é uma jornada que nunca acaba. Algumas pessoas descobrem cedo o seu propósito. Outras demoram um pouco mais. Eu sou dessas pessoas que levaram mais tempo para descobrir o que eu de fato deveria fazer da minha vida. Mais de 35 anos, para ser mais exato.
Sempre me atirei de cabeça no trabalho. Gosto de executar, de criar, de pensar diferente, de empreender. Mas nunca havia parado para pensar qual é, de fato, o meu propósito. Empreendendo desde cedo, eu sempre achei que minha carreira acadêmica não se encaixava nas coisas que eu deveria realmente fazer.
Mas alguma coisa continuava me atraindo para as aulas, para a interação com os alunos e a descoberta do conhecimento.
Há alguns anos, eu me dei conta de qual era o meu propósito. Eu sou um educador, antes de mais nada. Mesmo empreendendo, continuo sendo um educador.
“Afinal, nosso papel como líder também é o de transmitir, ajudar as pessoas a se descobrirem e a atingir novos patamares de performance.”
Jornada de inovação
Mesmo não tendo a mesma agenda insana de aulas que eu tinha quando era mais novo, ainda preciso compartilhar conhecimento. Preciso sentir que estou conseguindo transmitir o que eu aprendi e ajudar outras pessoas a terem novos insights e descobertas.
Em 2018, escrevi meu primeiro livro. A ideia era traduzir muito do que aprendi no mercado corporativo, ao apoiar grandes empresas em sua jornada de inovação e das diversas lições que tive interagindo e investindo em startups.
A Estratégia da Inovação Radical foi um best-seller e, dois anos depois, continua sendo utilizado como referência por diversos profissionais da área de inovação e negócios no país inteiro. Poucas coisas me dão tanta satisfação quanto receber uma mensagem de alguém que mudou a forma de pensar através da leitura deste trabalho tão especial para mim.
Conversando com os leitores, percebi que vários queriam ir além. Buscavam guias práticos para implementar vários dos conceitos do livro. A ideia central do livro era mostrar como qualquer empresa poderia inovar, seguindo seis princípios utilizados pelas empresas mais inovadoras do mundo.
O mercado Brasileiro evoluiu muito no que diz respeito à inovação. Mas ainda existem muitas dúvidas. Por exemplo:
- Como conduzir um bom programa de inovação aberta? Existem ferramentas que podem me ajudar mais do que outras?
- Como gerencio o meu portfólio de inovação? Quais as melhores práticas?
- Como criar um programa de geração de ideias vencedor?
- Como transformar o negócio principal da empresa, em meio ao furacão operacional?
Inovando na prática
Com estas perguntas em mente, procurei dois sócios da ACE que estão mergulhados até o pescoço na inovação. A proposta era entrarmos de cabeça juntos em um novo projeto. Um livro que ensinasse como fazer e que conseguisse democratizar as metodologias e formas de pensar que desenvolvemos ao longo de anos de pesquisa e experiência prática.
O que veio na sequência foram horas e mais horas de pesquisa, discussões nos finais de semana e revisões em cima de revisões do material que estávamos produzindo juntos. Além do livro, criamos e disponibilizamos dezenas de conteúdos adicionais, como templates e vídeos com o objetivo de ajudar quem está trilhando o caminho da inovação.
O resultado final nos deixou muito felizes. Estamos em pré-lançamento do livro Transformação Radical: 6 estratégias que irão revolucionar o seu negócio para ter a inovação como diferencial competitivo. Acreditamos que a obra vai ajudar muita gente e se tornar um livro de cabeceira para quem quer transformar seus negócios.
E eu sigo no meu propósito como educador…
CLIQUE PARA MAIS ARTIGOS