Coluna: O legado no ecossistema de investimentos em startups
E quando se trata de empreender, cada vitória deve sim ser enaltecida porque só quem vive esta realidade no Brasil entende
O ano de 2020, apesar da pandemia, tem sido para mim um período de realizações e reconhecimento – principalmente o segundo semestre. No último artigo para esta coluna informei aos leitores que havia lançado uma ferramenta para ajudar a desmistificar o valuation das startups e torná-lo mais acessível a todo o ecossistema empreendedor brasileiro e que eu decidi lançar meu próprio método: o Método JK.
Em outubro, foram anunciados os vencedores do maior prêmio do ecossistema de inovação do Brasil: o Startup Awards 2020, organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). E nesta oitava edição, a divulgação dos vencedores aconteceu de modo 100% online e fui escolhido pela quarta vez (2013, 2015, 2017 e agora em 2020) por meio de votação na categoria Investidor-Anjo. Além disso, a Bossa Nova levou o prêmio na categoria Venture Capital. Rafael Ribeiro, head de Operação da Bossa, se consagrou ainda como Mentor do Ano e a Transfeera, aportada pela Bossa Nova, como Startup revelação.
Novos investimentos em startups
É importante reforçar que em um ano atípico como 2020, a Bossa Nova seguiu apostando em startups dos mais diversos segmentos. Só no primeiro semestre a empresa investiu mais de 80%, comparado ao primeiro semestre de 2019 e planeja investir mais alguns milhões de reais em startups no estágio de seed e pre-seed até o fim do ano. Além disso, o ano já garantiu mais um recorde para nós, que ultrapassamos a marca de 500 startups investidas no portfólio.
Ainda este ano, a Bossa Nova lançou sete novas iniciativas de captação verticalizadas com comitês especializados para avaliar e apoiar as startups. A expectativa é de que em 2021 esse número seja maior para que possamos diversificar em mais setores. Fomos eleitos pela CBInsights o micro venture capital mais ativo da América Latina e buscamos agora ser o top of mind na Latam em investimentos em estágios iniciais.
E o trabalho não para. Para quem me acompanha sabe que desde 2019 estou à frente do Programa “O Anjo Investidor” – o programa é focado na nova economia, startups e no investimento-anjo. O objetivo é ajudar pessoas no desenvolvimento dos seus negócios. Trata-se de um programa onde o empreendedor é o protagonista de verdade, que mostra a realidade dentro e fora das empresas e a busca pelo tão esperado investimento. Minha expectativa desde o início era que o sistema eduque não somente os empreendedores, mas também empresários e o público a fazerem investimentos em startups. Os empreendedores continuam tendo acesso investimentos de um fundo anjo, além de mentoria qualificada com especialistas convidados para participar de cada episódio inédito. E a cada semana é possível conhecer os bastidores de uma startup, seu local de trabalho, clientes, desafios e conquistas.
Para conseguir o aporte a startup precisa fazer adaptações apontadas por mim e pelos especialistas. E neste momento os sócios precisam então tomar a decisão de seguir, ou não, as recomendações.
Sem contar o número de Lives que participei, entrevistas, livro lançado e em produção. Tudo isso (que citei aqui) é resultado de anos de dedicação, trabalho duro e muito aprendizado.
Valorização da sua jornada
Já faz alguns anos que tenho me cercado de pessoas que vivem seus propósitos, sua missão, assim como eu. Profissionais que entendem que o sucesso nada mais é do que a escolha diária por fazer a coisa certa. Só assim é possível colher os melhores frutos. Nada vem de graça, muito menos o reconhecimento. Sabemos que cada pessoa possui suas próprias características, sonhos, metas, desejos e objetivos. E, também, que cada um de nós possui uma diferente maneira de se sentir motivado. Mas uma coisa é certa: é importante comemorar e vibrar a cada nova conquista e superação.
Aproveitando este canal e espaço, fiz questão de destacar estes pontos para, principalmente, estimular quem talvez esteja desanimado ou que esteja pensando em desistir.
O caminho não é fácil para ninguém, por trás de cada um destes resultados têm embutido noites de sono perdidas, reuniões fora do horário comercial, madrugadas de leitura ou redação de artigos ou livro e por aí vai. E quando se trata de empreender, cada vitória, cada degrau deve sim ser enaltecido porque só quem vive esta realidade no Brasil entende o quão importante é manter-se no mercado.
Existem estudos científicos que mostram que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente, o organismo da pessoa em questão liberará elementos químicos, que farão com que ela se torne mais comprometida, proativa e focada em seus objetivos.
“Deixo aqui uma sugestão: que tal então, a partir de hoje, de agora, você começar a valorizar mais a sua jornada?”
Erros fazem parte e problemas mais ainda. A questão primordial é como você e as pessoas que estão com você em sua empreitada lidam com isso.
Você ou sua empresa não precisam ganhar um prêmio para saber que estão “fazendo a coisa certa”. Comece reconhecendo o esforço da sua equipe, as pequenas conquistas diárias ou o fechamento de um novo contrato. No final, por mais clichê que possa parecer, o que realmente vale é a caminhada não a chegada.
O verdadeiro legado que fica é aquele capaz de inspirar outras pessoas a continuarem, preparando para elas, de alguma forma, um mundo melhor.
CLIQUE PARA MAIS ARTIGOS