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    MENTES BRILHANTES

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    Coluna: Como lidar com a criação e a gestão de mudanças
    19 de outubro de 2020
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    Coluna: Como encontrei meu propósito como educador
    27 de outubro de 2020

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Coluna: Como avaliar uma startup

    Novo método facilita o processo de cálculo do valuation de um novo negócio, bem como a vida dos empreendedores e investidores

    Não é de hoje, que chegar ao resultado e consenso em relação ao valuation de qualquer empresa se configura como um desafio. Embora seja de fundamental importância precificar um negócio — para que inclusive novos possam surgir, com a entrada de investidores ou sócios e exits —, pelo fato de existir no mercado tantos métodos e até mesmo especialistas que se dispõem a prestar consultoria e avaliar empresas em sua totalidade, a tarefa nunca foi fácil. Até agora. 

    Foi pensando nisso e para ajudar a desmistificar o valuation, bem como torná-lo mais acessível a todo o ecossistema empreendedor brasileiro, que eu resolvi criar um sistema simples, 100% gratuito, através de uma ferramenta automatizada e prática, o “Valuation SME”.

    Como avaliar uma startup

    Atualmente, existem diferentes metodologias como Fluxo de Caixa Descontado, Venture Capital, Avaliação Fatores de Risco, Método Berkus, Terminal Value, Scorecard, First Chicago, Negociações Comparáveis, Valor Contábil, entre outros. Elas são empregadas utilizando variados parâmetros, como margens operacionais, índices de liquidez, performances históricas, projeções e expectativas futuras, múltiplos de ebitda e etc.

    Se avaliar empresas maduras, para as quais dispomos de quase todas essas informações já não é apenas uma ciência exata e depende também do know-how do avaliador, então, como avaliar uma startup, que normalmente possui um histórico muito limitado e por vezes sequer ainda tem receitas?

    E é justamente por entender estes gargalos, bem como ter experimentado na pele por diversas vezes e em diferentes momentos as dificuldades para calcular o valuation de startups, que idealizei este sistema. Ele propõe uma análise simples, porém completa, principalmente para startups nos estágios de aceleração, anjo, pré-seed e seed. De forma prática, para obter o valuation das startups, são utilizados os valores baseados em resultados e projeções na necessidade de investimento, nos fatores técnicos, de risco e de sucesso. O próprio termo em si dá essa dica, valuation é uma palavra em inglês que pode ser traduzida para “valorização”.

    A ferramenta aprende com os resultados e de acordo com sua própria assertividade vai aperfeiçoando o sistema através de inteligência artificial. E o método consiste em um conjunto de dados inseridos em quatro blocos: Overview, Financials, Scorecard e Risks.

    Ou seja, é praticamente uma consolidação de todos os métodos, sendo aplicável para uma startup brasileira nos estágios iniciais. Sendo assim, a estimativa do valor de um negócio final apontada pelo método é baseada em cada aspecto e dados inseridos (autodeclaração) que resultam em um cálculo interno levando em consideração pontuações, múltiplos, médias, critérios com seus respectivos pesos, indicadores e comparáveis das startups investidas por mim nesses últimos dez anos. A margem de erro de até 10% para mais ou para menos, com seus respectivos pesos.

    Percepção de mercado

    “Lembro que, o valuation de uma startup representa o preço que algum investidor de risco está disposto a pagar para participar de um retorno futuro e incerto.”

    Quanto menos distante e menos incerto for essa possibilidade de retorno, com base em quanto mais claro forem os seus números, seus resultados e suas perspectivas, mais racional será o seu valor e maiores serão as suas possibilidades de conseguir investidores. Simples assim.

    Se você for empreendedor pode usar esta ferramenta para identificar uma estimativa de quanto vale a sua startup e se preparar para o fundraising. E se for investidor, pode usá-la para avaliar startups e analisar melhor as oportunidades de negócio.

    O primeiro conceito fundamental que um empreendedor deve entender sobre o valor de uma empresa é que, valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso quer dizer que, saber aplicar essa ferramenta poderá configurar como um diferencial para que sua empresa consiga se destacar justamente por entender que o resultado obtido também auxilia o empreendedor a realizar negociações estratégicas, pois ele saberá os valores de forma precisa, o que o compõe e como aumentá-lo.

    Do outro lado, a ferramenta certamente ajudará os investidores a direcionar e escolher os melhores investimentos para formar a sua carteira. Afinal, decidir sobre o preço mais adequado para pagar ou receber em uma eventual fusão, cisão ou aquisição é o melhor argumento. Além disso, possibilita a adoção de gestão de negócio baseada em valores, isso significa dizer que será possível realizar projeções quanto aos lucros e resultados futuros da empresa de forma mais assertiva e com embasamento necessário para tal. 

    Por fim, a ferramenta já passou pela validação de mais de 1.000 startups com um índice de acerto alcançado em torno de 90%. E como já foi mencionado no início do texto, com base nestas respostas afirmativas, sobre a expectativa de valuation, o trabalho é contínuo para melhorar o sistema e alcançar números ainda mais precisos. 

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    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

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    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

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