• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    futuro
    Coluna: Como o passado se tornou o nosso futuro
    16 de março de 2020
    universidades
    Coluna: A relação entre universidades e empresas na inovação
    17 de março de 2020

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Coluna: Qual é o espaço para inovar diante do imprevisto e em meio à competição viral?

    O surto do novo coronavírus coloca à prova a capacidade de inovação dos gestores, empreendedores e do mercado. Como inovar neste cenário?

    Incerteza, volatilidade, insegurança e pânico disseminado. O surto agora assumido como pandemia do novo coronavírus impôs um desafio considerável que extrapola os diferentes níveis de fragilidade dos sistemas de saúde globais. As consequências para a economia ainda estão sendo medidas e consolidadas. Cadeias produtivas e indústrias inteiras ainda estão avaliando o impacto sobre seus negócios, derivado da mudança forçada de hábitos e atitudes das comunidades e dos consumidores. Por outro lado, empresas de streaming, de higiene, medicamentos, e-commerce e serviços digitais ganham tração justamente pelo fato de que suas ofertas ganham vantagens competitivas nesse momento. Em meio ao frenesi emocional e à justíssima preocupação que consterna executivos e lideranças do mundo inteiro, uma pergunta sobressai: qual é o espaço para inovar nesse cenário?

    Claro, em tempos de polarização, vemos polianas e cassandras reivindicando o protagonismo do otimismo ou do caos, conforme o viés que orienta a construção das narrativas nesses tempos digitais. Como manter razoável serenidade, abstrair a influência do tsunami informacional e formar um juízo de valor coerente para empreender ações que podem modificar um negócio para melhor, mesmo em meio ao caos? Essa é uma pergunta valiosa que precisa ocupar um espaço central na agenda e nas estratégias dos executivos. Afinal, a prática e pensamento inovadores podem ajudar empresas a sobreviver e a criarem vantagens competitivas em momentos de grande instabilidade como o atual?

    Inovar para gerar novas fontes de receitas 

    A resposta é sim, e muito além de chavões e frases feitas do tipo que diferencia “aqueles que choram daqueles que vendem lenços”. Diante dos efeitos desproporcionais e imprevistos do “coronavírus”, uma empresa precisa ter um time resiliente, capaz de absorver choques e fazer renúncias e sacrifícios de modo prático e rápido. Não há margem para acomodação ou para esperar que a paisagem fique menos desolada. Observar o portfólio de produtos e serviços e eleger o que pode funcionar como carro-chefe nesse momento, que vá ao encontro das expectativas de consumidores amedrontados e convidados a ficar em casa é outra medida urgente.

    Cortar custos para ganhar folga de caixa pode ser importante para resguardar a saúde da empresa caso a crise se prolongue é indicado. Mas criar inovação de valor que possa ser rapidamente escalada para gerar novas fontes de receitas sustentáveis passa a ser missão crítica.

    Excesso de conservadorismo pode ser fatal diante de cisnes negros, eventos imprevistos, de consequências excepcionais e imensas e que após um tempo são vistos como possíveis de terem sido evitados (na definição de Nassim Taleb em seu livro clássico “Cisne Negro”). Pode sobretudo, atrofiar a capacidade de execução da empresa e torna-la vulnerável à disrupção promovida por empresas entrantes.

    O risco de não inovar é maior do que aquele estabelecido a partir da manutenção e aposta “no que é certo”. Todas as certezas se desmancham diante dos ambientes voláteis e este efeito pode redundar na corrosão acelerada de modelos de negócios longamente estabelecido e até mesmo de novos negócios.

    Quick wins

    No entanto, o processo de inovação precisa ser seletivo: é necessário priorizar quick wins, ideias, produtos, práticas, modelos que tragam resultados rápidos, que sejam eles mesmos movimentos inesperados capazes de desorientar a concorrência e aumentar o repertório de funis para gerar vendas e valor.

    Um bom ponto de partida é identificar pain points, zonas de atrito no relacionamento com o cliente – na jornada transacional, relacional e experiencial – que gerem custos, insatisfação, diminuam a recorrência e a preferência e desaceleram a conversão. Outro ponto de atenção para gerar inovação é se debruçar sobre as informações originadas nas pegadas digitais dos clientes, bem como de suas interações para descobrir quais motivações podem disparar uma nova necessidade.

    O fato é que existe espaço de manobra para produzir inovação em meio a cenários de imprevisibilidade. É uma decisão que obriga as lideranças a atuarem com disciplina e frieza, aplicando metodologias ágeis para identificar e focar com precisão onde a inovação realmente pode resultar em quick wins.

    Exortação, espírito heroico, destemor não são as melhores características para enfrentar crises e incertezas. É recomendável desenvolver e incorporar capacidade competitiva extrema, e disseminar essa atitude por toda a empresa. A ânsia por competir de forma viral é o melhor combustível para inovar de forma sustentável.

    CLIQUE PARA MAIS ARTIGOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Fintech Trademaster fecha acordo de investimento de R$ 100 milhões com Banco BV

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR