• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Berlim
    Coluna: O que um muro pode nos ensinar sobre inovação?
    22 de novembro de 2019
    A difícil missão de inovar no resto do mundo
    14 de agosto de 2019

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    A inovação é um algoritmo

    A inovação que aumenta a produtividade, que reduz o esforço do cliente, que reduz custos ou que traz um novo modelo de negócio é forma de trazer dinheiro novo. As “operações” que a produção de inovação – design thinking, design Sprint, brainstormings, co-criações, não importa – , funcionam exatamente como um algoritmo. Esses tempos de cultura digital são a era de ouro do algoritmo. Ele é o motor do machine learning, que por sua vez, faz “funcionar” as Inteligências Artificiais no rumo do aprimoramento ilimitado. IAs aprendem a partir das interações das pessoas com a máquina, com o sistema. O algoritmo “elege” a melhor resposta (sim, tem todo o parentesco com a ferramenta de busca que é o coração do Google) e a torna referencial, mas sempre está apto a incorporar uma resposta melhor. Transportando essa dinâmica para o relacionamento com o pós-consumidor, o algoritmo pode antecipar necessidades, provocar a criação dos efeitos de redes orquestradas em torno de ofertas, produtos, serviços e causas (pense em Black Friday!) e até mesmo levar à criação de novos negócios que rompem com os padrões estabelecidos. No fundo, um Airbnb é um negócio construído em torno de um algoritmo, como o Google, o Rappi, a Yellow (de aluguel de bikes/patinetes) ou o Manual do Mundo (canal de ciência e tecnologia com mais de 11 milhões de inscritos). Nubank é negócio construído em torno de algoritmo, American Express não é. Tiny Farms (comida para pet) gira em torno de algoritmo. Purina, ao contrário, não (ao menos por enquanto). Allomind, o home theater que cabe em um par de óculos é logicamente uma empresa criada em volta de um algoritmo. Olhe para a televisão da sua casa e você já sabe: ela não é.
    Sim, inovação é um algoritmo. E como tal, ele melhora substancialmente, primeiro de forma gradual e depois repentina, a experiência do cliente, desconstruindo e tornando obsoletos os princípios que fundamentam negócios e empresas estabelecidas. Exatamente por isso que a inovação, na era do pós-consumidor, representa o triunfo do algoritmo. Falamos de empresas que conseguem aprender e gerar valor continuamente, ganhando escala em volumes brutais, criando abismos entre elas e as concorrentes tradicionais. Logo, quando as companhias líderes falam em “transformação digital”, elas estão manifestando o desejo de serem como as startups, leves, ágeis, capazes de criar equipes multidisciplinares que aplicam as técnicas de inovação, mas falta-lhes o ingrediente essencial: um algoritmo que force a criação de inovação, que esteja no coração de IAs que aprendam, que lide com a complexidade do mercado de forma acelerada, como ensina Clemente Nóbrega, grande mente que se dedica a pensar e a difundir inovação em nosso país.
     
    Mas qual empresa incumbente é capaz de compreender que o motivo exato de seu sucesso passado é precisamente a razão que a torna presa frágil de empresas disruptivas? Não importa o setor, bancos, redes varejistas, montadoras, empresas de cosméticos, publicidade, alimentação, todas terão que enfrentar as ameaças de fintechs, retail techs, auto techs, skin techs e beauty techs, ad techs, food techs, que, por sua vez, operam no eixo demandas e comportamento do pós-consumidor, algoritmo, informação, aprimoramento acelerado.
    Esse novo cenário causa evidente ansiedade no C-Level dos principais mercados do mundo. De que lado sobrevirá a inovação capaz de agredir a sua empresa? Essa é a pergunta que vamos procurar responder dia após dia nesse novo portal Whow! Queremos que você encontre aqui a melhor, amis qualificada e estruturada informação sobre inovação, empreendedores, startups, negócios, investidores, disrupções e change management do Brasil.
    CLIQUE PARA MAIS ARTIGOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    5 startups de moda sustentável

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR