• Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    inovação
    Coluna: inovação não é analgésico
    7 de abril de 2021

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Coluna: os 10 mandamentos da open innovation com as startups

    Estas são áreas que toda empresa precisa saber e advém da experiência de mais de 13 anos trabalhando com o assunto no Brasil

    Decidi criar esta coluna direcionada especialmente para empresas e executivos que estão começando a se relacionar com startups em processos de open innovation, ou mesmo para os que já tem alguma bagagem no tema e querem entender como evoluir seus relacionamentos.

    Assim, descrevo os “10 Mandamentos da Open Innovation com Startups” (e um bônus) que toda empresa precisa saber e que são fruto da nossa experiência de mais de 13 anos trabalhando com o assunto no Brasil.

    Para fins de organização, podemos agrupar essas máximas em três grandes pilares: Executivos Capacitados; Programas e Processos Estruturados e Visíveis; e Valor para o Ecossistema.

    Então vamos a eles!

    Executivos capacitados em open innovation

    1) Conheça pelo menos 100 startups do seu setor: para trabalhar bem com open innovation, é importante conhecer o maior número possível de startups relacionadas à sua área de atuação. Isso ajuda você a ter um panorama geral do que elas têm trazido de novidade e, é claro, manter-se atualizado(a);

    2) Interaja e contribua com um conjunto de pelo menos dez startups: o próximo passo é avaliar e interagir com ao menos uma dezena de startups. Com isso, você entra em contato com pessoas que estão empreendendo e ainda contribui com elas a partir da sua própria experiência de mercado;

    3) Contribua em profundidade com pelo menos uma startup: no terceiro nível, recomendamos escolher uma delas para se aprofundar no relacionamento e contribuir, quase numa relação de mentoria. Isso pode gerar uma grande experiência profissional, além do reconhecimento da startup pelo seu auxílio em sua trajetória de sucesso;

    4) Saiba identificar dores que tenham aderência com soluções de startups: com uma boa visão do ecossistema, o executivo deve estar sempre de radar ligado para identificar possíveis desafios da empresa ou do setor que possam se beneficiar com o envolvimento e a parceria de startups;

    Programas e processos estruturados e visíveis

    5) Defina objetivos claros do relacionamento com startups: a companhia deve ter muito claro o que busca no relacionamento com estas empresas da nova economia. Alguns exemplos de objetivos mais comuns são: eficiência operacional, parcerias de negócios e desenvolvimento corporativo. No caso de projeto piloto, também é importante definir e deixar claras as metas, para um alinhamento transparente de expectativas entre as partes;

    6) Estruture programas com processos específicos para atingir esses objetivos: um programa de open innovation bem estruturado costuma, entre outras coisas: ter processos para definição de desafios/oportunidades; estabelecer canais de relacionamento com startups; definir seus critérios próprios de avaliação; definir as modalidades de relacionamento, com os instrumentos necessários previamente desenvolvidos (ex: modelos de business case e minutas de contratos); e definir previamente seu orçamento para oportunidades;

    7) Dê visibilidade ao programa: uma vez que a empresa tem um programa estruturado, é importante divulgá-lo adequadamente, assim como as oportunidades, processos e resultados atingidos interna e externamente. Também é importante criar mecanismos de gestão de conhecimento e aprendizados dessas iniciativas, a fim de realimentar e aprender com o desenvolvimento.

    Valor para o ecossistema de startups

    Para esse bloco final, quero destacar a importância de que esse processo de buscar resultados a partir da interação com ecossistema de startups também nutra o próprio meio, gerando startups e soluções cada vez melhores.

    Em outras palavras, a empresa deve oferecer benefícios para todos que participam dos processos seletivos em busca de parceiros, e não apenas para os escolhidos.

    Deixo na sequência algumas formas como isso pode ser feito:

    8) Ofereça informação sobre dores e oportunidades do mercado para orientar os empreendedores;

    9) Ofereça conteúdo, acesso a conhecimento e outros recursos que beneficiem as startups;

    10) Compartilhe aprendizados sobre os projetos que dão certo e os que dão errado, para o aprimoramento dos negócios;

    Por fim, ainda relacionado ao pilar de Valor para o Ecossistema, deixo aqui um mandamento extra, mas não menos importante, e que nunca deve ser esquecido.

    Bônus: Respeite o tempo que a startup dedica a você.

    Ainda que a resposta de uma contratação, parceria ou investimento seja negativa, os executivos envolvidos devem sempre se perguntar:

    “O tempo que a startup dedicou ao meu processo foi compensado com os benefícios que minha empresa gerou a ela?”

    Isso é algo fundamental para que as relações entre startups e grandes empresas sejam sempre saudáveis, frutíferas e benéficas para ambas as partes – exatamente o que o nosso ecossistema de inovação precisa para continuar se fortalecendo cada vez mais.

    CLIQUE PARA MAIS ARTIGOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR