Menos da metade dos profissionais de RH foram treinados sobre LGPD - WHOW
Pessoas

Menos da metade dos profissionais de RH foram treinados sobre LGPD

Recursos humanos é um setor que, cada vez mais, armazena e analisa dados dos colaboradores, seguindo a tendência do People Analytics

POR Marcelo Almeida | 04/11/2021 17h39 Menos da metade dos profissionais de RH foram treinados sobre LGPD

Embora o Brasil tenha sido apontado como o terceiro país que mais sofreu ataques digitais do tipo “roubo de credenciais” em 2020 pela empresa Akamai, as empresas não parecem estar se preparando no ritmo adequado para proteger seus dados mais sensíveis.

É o que mostra pesquisa feita pela Convenia e divulgada nesta quarta-feira, 3. Segundo ela, 53% dos funcionários de recursos humanos (RH) das empresas não receberam qualquer tipo de treinamento para lidar com as novas normas da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.

Trata-se de um setor que cada vez mais têm que lidar com dados dos colaboradores, uma vez que a gestão de pessoas vem sendo transformada com a tendência de People Analytics. Neste sentido, a Convenia ressalta que um bom treinamento é fundamental para que os profissionais saibam o que podem ou não coletar ou armazenar em relação aos colaboradores.

Outro ponto importante é que, dentre as pessoas que não realizaram treinamento algum, 43% acreditam que a gerência não entende os impactos da nova legislação.

Por outro lado, entre as pessoas que se capacitaram acreditam, a maioria acredita que a gerência entende a importância da Lei, mostrando que medidas concretas são capazes de alterar a percepção das pessoas em relação à própria empresa e em relação à importância do assunto abordado.

A não adequação da empresa às regras da LGPD também pode gerar punições às empresas. Embora ela já tenha entrado em vigor, vem sendo ignorada por uma grande quantidade das empresas, como mostra a pesquisa, sobretudo no que tange os dados dos colaboradores, e não dos clientes.

Saiba como sua empresa pode se adequar às novas regras.