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Melhores ferramentas e recursos digitais para startups

Alguns dos softwares e plataformas mais usadas em 2019 que estão facilitando processos em grandes e pequenas empresas

POR Carolina Cozer | 08/10/2019 17h55 Melhores ferramentas e recursos digitais para startups Foto (Pixabay)

Do gerenciamento de projetos até segurança e armazenamento, é certo que existe alguma ferramenta disponível para resolver qualquer etapa de trabalho em startups – que precisam estar sempre se movendo de forma ágil para sobreviverem.

Os softwares não apenas resolvem etapas, mas também tornam as empresas mais inteligentes, criativas e conectadas com o todo, pois, cedo ou tarde, o conhecimento em muitas dessas ferramentas se tornam essenciais em alguns setores, como ocorreu com o Skype, no passado, e com os sistemas de nuvem atualmente.

Além dos já consolidados Google Drive, Dropbox, Evernote, Trello e Slack, há muitos outros recursos valiosos que ajudam no sucesso de empreendimentos.

Ferramentas para criação e briefing 

Sebrae Canvas: ferramenta gratuita desenvolvida pelo Sebrae para criação e validação de modelos de negócios, com base no sistema Canvas Business Model. O sistema possibilita o pensamento estratégico através da utilização de ‘post its’ e visualização geral do organograma, onde se lapida ideias e resolve lacunas.

Squadhelp: plataforma de crowdsourcing onde é possível inserir detalhes de seu plano de negócio e uma equipe de mais de 75 mil pessoas irá trabalhar para encontrar ideias de nomes comerciais para o empreendimento em questão. Também há a opção de comprar nomes prontos com domínio disponível no mercado.

XMind: ferramenta de criação de mapas mentais para brainstorming, de código aberto, e que funciona tanto em desktop quanto em dispositivos móveis. Oferece vários designs de gráficos diferentes, que dão personalidade para os projetos. Oferece versão grátis e paga.

ferramentas Foto Christina Morillo (Pexels)

Gerenciamento de projetos 

Asana: um dos softwares mais importantes de gestão de projetos do mundo, o Asana é concorrente direto do Trello. A atual plataforma mais usada do mercado permite que as equipes planejem, compartilhem e organizem seu trabalho através de listas simples com tarefas e checklists. É ideal para a utilização da metodologia Kanban, para rastrear e alavancar a produtividade de equipes. NuBank, 99, Centauro e Airbnb são empresas que utilizam o Asana em seu fluxo de trabalho.

Monday.com: é a ferramenta queridinhha do momento dentro para gestão de projetos. Assim como o Trello e o Asana, ela sintetiza todas as informações em um hub exclusivo, e é usada por gigantes do mercado como WeWork, Philips, Wix e Discovery Channel. Possui recursos exclusivos, que incluem relatórios e análises de métricas operacionais.

CRM

Agendor: é uma das plataformas de gestão comercial mais utilizadas do Brasil, e possui uma interface semelhante à dois softwares de gestão de projetos, responsiva ao Kanban, com a intenção de fornecer mais agilidade ao fluxo de trabalho. Assim, as equipes ficam sem engasgos e possuem mais tempo para fechar vendas e fazer boas negociações.

CRM Hubspot: software gratuito e ideal para pequenas empresas. Automatiza tarefas para equipes de vendas, gerencia pipelines e efetua o funil de vendas com base em inbound marketing (estratégia de marketing para conversão), que é a grande especialidade da marca Hubspot.

Pipedrive: mais completo e bem avaliado software de CRM do mundo, já sendo utilizado por mais de 90 mil empresas diferentes. Cria formulários e chatbots personalizados para agilizar processos de atendimento aos clientes, com taxa de resposta de até 60 segundos. 

ferramentas Foto (Pexels)

Ferramentas de Produtividade

RescueTime: software que ajuda a entender como pessoas e equipes utilizam o tempo todos os dias. Ele faz um rastreamento automático de todas as atividades feitas no computador ou dispositivo móvel, gerando relatórios semanais que ajudam gerentes a pensar no panorama geral da produtividade dos times.

Thinkfree Office: conjunto de ferramentas de produtividade para empresas, colaborativa, que oferece uma alternativa ao Microsoft Office baseada em nuvem – reduzindo consideravelmente o tempo despendido por equipes na edição de arquivos em comum. Funciona tanto em desktop quanto em dispositivos móveis.

Redes sociais

Meltwater: ferramenta de monitoramento de trends para redes sociais, que ajuda  empresas a tomarem decisões melhores e mais bem fundamentadas com o mercado. A tecnologia em inteligência artificial do produto decodifica dados em tempo real que, além de prever tendências, proporcionam relatórios de rendimentos das campanhas já efetuadas.  Mais de 26 mil empresas utilizam a ferramenta em todo o mundo. 

Buffer: ferramenta mais conhecida para gerenciamento e agendamento prévio para redes sociais. Unifica todas as contas na mesma plataforma, o que permite maior planejamento e envolvimento colaborativo de equipes. A versão para dispositivos móveis oferece as mesmas funcionalidades da versão para computador.

ferramentas Foto (Pixabay)

Contabilidade

NFE Io: sistema automatizador para emissão de notas fiscais para e-commerces, que facilita o processo através da integração com o sistema das prefeituras. Também fazem cálculo automático dos impostos de renda e oferecem dashboard com métricas de fluxo de vendas.

QuickBooks: gestão financeira online com foco em micro empresas ou MEI. Funciona como uma grande planilha de gastos, mas com múltiplas funções organizadas em um só lugar. além de muito mais recursos e layout dinâmico. Gera relatórios atualizados de todo o fluxo de caixa da empresa, recebe e efetua pagamentos, deduz impostos e permite o acesso de múltiplos usuários.

Segurança

Lastpass: extensão de browser que gerencia de senhas através de sistema de nuvem e preenchimento automático, possibilitando que múltiplas pessoas tenham acesso a logins sem a necessidade de saber o conteúdo das senhas. Não apenas proporciona acesso seguro à contas, mas também elimina a necessidade de memorizar múltiplas senhas diferentes para cada necessidade.

Authy: a ferramenta unifica todo o processo de autenticação em duas etapas, presente em diversas plataformas, como Gmail, Facebook e Dropbox, em um único lugar, fazendo com que se ganhe muito tempo no processo de segurança de senhas.


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