Marketing digital e automação: como melhorar a gestão do lead? - WHOW

Vendas

Marketing digital e automação: como melhorar a gestão do lead?

Administrar dados e informações pode ser crucial no processo de venda e fidelização de um consumidor

POR Redação Whow! | 23/07/2019 16h24

*Fotos Rafael Canuto

Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente. Toda a estratégia, do marketing digital à composição dos preços, foca na geração de contatos capazes de se transformarem em clientes. Entender o comportamento do público-alvo da empresa e do mercado em que está inserido se tornou fundamental para traçar campanhas de marketing eficientes.

O desafio da gestão do lead e seu próprio sentido dentro das estratégias das empresas foi a temática do painel “Marketing Digital e Automação”, do primeiro dia de Whow!, Festival 

Tão importante para o marketing e a definição de consumidores, o lead, para a área, pode ser entendido como parte do funil de vendas de uma empresa, e é trabalhado pela equipe de marketing e vendas em esforços para fechamento de negócios.

Com isso, ele se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.

A geração de leads é fundamental para o sucesso de uma empresa, segundo Paulo Fagotti, gerente de marketing Iugu.

“A primeira coisa que se faz é entender o comportamento de compra desse tipo de cliente. Foi fazendo pequenos experimentos em vários canais para testar o que poderia ser feito ou não, desde mídia segmentada, influenciadores, que nós, na Iugu, encontramos o caminho certo. Você precisa experimentar, testar e inovar para oferecer um novo retorno para o consumidor”, conta o executivo.

Para Rodolfo Gomes, co-funder da Hustler Typelize, personalizar o lead também é personalizar o conteúdo feito para o usuário.

“Não podemos esquecer de buscar uma maior personalização na entrega de mensagem, de conteúdo para o consumidor. No B2B é preciso ser um pouco mais cirúrgico e mais específico, indo para estratégias e técnicas que busquem falar com o próprio indivíduo. A construção de lead e a gestão dele vai desde criar o conceito, mostrar para o consumidor que isso é importante e fazer com que ele entre no funil para gerar essas informações até a venda desse produto”, comenta.

“A construção de lead vai desde criar o conceito, mostrar para o consumidor que isso é importante e fazer com que ele entre no funil para gerar essas informações até a venda do produto”

Rodolfo Gomes, co-funder da Hustler Typelize

Papel das pessoas

Tecnologia e pessoas, mais do que nunca, são fundamentais e automatizar processos se tornou uma tendência nas organizações. Com isso, segundo Paulo Frazão, Managing Diretor da Deepline, a ferramenta dá informações, mas uma estratégia humana é fundamental.

“O fator humano ainda é muito importante, porque ele entende. A máquina ajuda a vender, a converter cliente e automatiza o processo. Hoje, chatbot é uma coisa que nos ajuda bastante no atendimento, nas vendas e a alavancar esse volume.”

Inovação

Com a era de startups, soluções inovadoras fazem parte do cenário. Chatbots e automação são soluções presentes na gestão do lead na atualidade. De acordo com Paulo, mesmo com toda automação, a empatia humana com o consumidor não pode ser perdida.

“A gente resolve muito problema de processo com pessoas, o que pode ser feito com automação. É importante ter mais contatos com as startups, saber o que está acontecendo. Visitar esses locais e ver o que está acontecendo vai ajudar a não sermos patrolados”, comenta.

“A inovação vem de não ter medo de testar e experimentar coisas novas”

Elton Machado ressalta que, apesar dos temores, inovar e testar é preciso. “Por vezes, a gente vai ter receitas prontas que podem melhorar nosso mercado e atender nossa necessidade. A inovação vem de não ter medo de testar e experimentar coisas novas. Se a gente não testar e inovar a todo momento e constantemente, as empresas tendem a sucumbir no mercado”, finaliza.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.


+MARKETING

As 10 melhores startups de marketing
Conheça as principais barreiras para inovação na área de marketing
Marketing digital e automação: como melhorar a gestão do lead?
A jornada da inovação em quatro atos
Influenciando quem influencia