Marketing Digital: como aumentar sua audiência? Saiba mais!
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Marketing Digital: como aumentar sua audiência?

Na era digital, as empresas precisam se fazer presentes nas redes sociais. Por isso, vale a pena investir esforços voltados para esse segmento

POR Redação Whow! | 31/05/2021 11h33 Marketing Digital: como aumentar sua audiência?

Muito se fala da importância de encantar o cliente, e de inseri-lo nas decisões do futuro da empresa. Mas isso tudo só é possível, se o cliente for colocado como foco, em todo o processo de desenvolvimento da marca. Ou seja, é preciso pensar em diversas formas de construir uma audiência de impacto.

Atualmente, para conseguir uma maior visibilidade, muitos negócios têm apostado no Marketing Digital. Visto que vivemos cada vez mais, numa era digital, esse caminho virou a possibilidade mais lucrativa. Quer saber mais como aumentar sua audiência com o marketing digital? Continue a leitura e confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você!

A importância de uma audiência no marketing digital

Ao realizar uma estratégia de marketing, o engajamento é o principal indicador sobre a sua campanha. É ele que vai demonstrar se suas ações são eficientes ou não, para se comunicar com o seu público alvo. Quando pensada nas redes sociais, o engajamento é a forma de medir quanto de alcance uma determinada campanha está conseguindo. Assim, este indicador irá informar qual é a porcentagem do público que está sendo impactado pela comunicação proposta.

Para medir o engajamento, deve-se fazer um cálculo com a média de interações registradas em determinado período, dividida pelo alcance que a rede social alcançou. Vale ressaltar, que todas as interações são números para contabilizar audiência. Desde cliques na página, até menções que a sua marca receba, em outras publicações. Dependendo da estratégia utilizada, esse total deve ser segmentado por cada post, período, ou campanha. Isso tudo vai depender do objetivo de cada empresa.

De forma prática, essa conta deve ser feita da seguinte maneira: some todas as interações da campanha, e divida pelo alcance total da rede social em questão, ou seja, pela quantidade de seguidores e/ou curtidas na página; O resultado dessa conta será um número decimal, aí é só multiplicá-lo por 100, e então saber a taxa percentual de engajamento da campanha.

Esse resultado é importante pois atualmente, apenas o número do público que a página tem, não necessariamente significa quantas pessoas realmente estão engajadas com ela. Ou seja, muito além do que apenas o número de seguidores, o engajamento permite compreender a eficácia das campanhas em médio e curto prazo. Nesse sentido, a métrica de engajamento é uma ótima forma de comprovar a eficácia das ações de marketing digital da empresa, por exemplo.

Como começar a construir sua audiência online?

Quanto mais pessoas interagirem de alguma forma com as publicações, mais engajamento e melhor estruturada está a sua comunicação. Da mesma forma, muitos algoritmos das redes sociais que utilizamos, passam a priorizar a exibição de conteúdos que obtiveram mais engajamento. Assim, quanto mais a sua comunicação tiver um bom resultado com o público, maior a chance de conquistar novos clientes também. Para conseguir construir uma audiência online mais eficaz, primeiramente é preciso saber exatamente qual é o gosto do seu público.

Somente compreendendo o que o seu consumidor gosta, como e porquê ele compra o seu produto, que você poderá iniciar a busca pelo engajamento dele. Aqui, vale utilizar pesquisas de mercado, ou até mesmo as métricas apresentadas pelas redes sociais, que fornecem informações importantes a respeito do gênero, idade, preferências e localidade do seu público.

Outra forma de conseguir uma audiência online, é manter o contato com o público em vários lugares diferentes. As redes sociais são canais que atingem diferentes pessoas, dos mais variados nichos. Por isso, vale a pena investir numa comunicação que esteja contida em todas as redes. Assim, um público maior terá contato com a sua comunicação. Algo que pode resultar em melhores resultados para a sua empresa.

O mesmo vale para a frequência de postagens nas redes. De nada adianta estar presente em todas as redes sociais, e nenhuma ter informações atualizadas e relevantes para o público. Em outras palavras: não abandone suas redes sociais!

Dicas de marketing digital para aumentar sua audiência

A fim de facilitar a compreensão e aplicação do marketing digital para aumentar a audiência do seu negócio, separamos algumas dicas, confira:

Analise seu desempenho atual

A primeira coisa a se fazer, é analisar como está o seu desempenho atual. Somente assim, você poderá fazer novos planos para a comunicação da sua empresa. Atualmente existem diversos aplicativos, sites e softwares que realizam essa análise. Porém, os melhores são pagos. Mas se você não tiver recursos para investir nesse sentido, existe a possibilidade de fazer de forma manual. Como por exemplo, analisando quais postagens tiveram mais interações, quando a sua página conseguir mais seguidores e curtidas.

Produza conteúdo de qualidade

Este é um item crucial para todos que desejam uma boa presença nas redes. Somente com conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público, que conseguirá uma boa audiência online.

Aposte em publicidade paga

Numa sociedade capitalista, as empresas têm como foco o lucro, certo? Pois bem, as redes sociais também são empresas, e o intuito é sempre ganhar dinheiro. Por isso, mesmo que a sua marca produza conteúdo de qualidade e invista em engajamento, chegará uma hora que apenas a publicidade paga permitirá que suas contas cresçam. Portanto, se você deseja que o seu negócio alcance cada vez mais pessoas que sejam possíveis compradores, invista uma verba especialmente em anúncios pagos.

Hoje em dia, os sistemas de anúncio das redes sociais são excelentes! Conseguem destinar a publicidade exatamente para o público que você deseja impactar. Porém, se você tiver condições, vale a pena contratar uma empresa, ou um profissional focado em marketing digital. Apesar de parecerem conceitos fáceis e simples, na prática tudo fica mais complexo.

Definitivamente investir em audiência no marketing digital pode ser uma ótima estratégia para a sua empresa. Além de possibilitar mais vendas do produto ou serviço, também permite que sua marca seja reconhecida. Portanto, tente se informar a respeito dessa ferramenta, e utilize-a da melhor forma possível. Provavelmente valerá a pena. E aí, gostou desse conteúdo? Então assine a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de outros temas e inovações do mercado de trabalho!