Marketing de Relacionamento na prática. Saiba mais!
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Marketing de Relacionamento na prática

Num mundo de possibilidades, as marcas precisam se destacar. Conheça o Marketing de Influência e saiba como ele auxilia no seu negócio.

POR Redação Whow! | 25/05/2021 11h58 Marketing de Relacionamento na prática

A nova regra do mercado é ter um bom relacionamento com o cliente. Não importa qual seja o produto, ou serviço, mas marcas precisam cativar o consumidor. E é dessa forma, que surge o Marketing de Relacionamento. Afinal, as empresas precisam utilizar de todas suas armas, para se destacarem em meio a concorrência.

Quer saber o que é o marketing de relacionamento? Como funciona na prática? E como aplicar ao seu negócio? Continue a leitura e fique por dentro das novidades!

O que é marketing de relacionamento?

Em poucas palavras, o Marketing de Relacionamento são várias estratégias utilizadas para construir a marca. Nesse sentido, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e se inserir como autoridade no mercado. O principal objetivo, é tornar a relação do consumidor com a marca tão favorável, que o cliente se tornará um defensor e divulgador da marca.

Ou seja, assim como em qualquer relacionamento de sucesso, é preciso ouvir e dar atenção às necessidades do outro. Nesse caso, a empresa precisa focar nas demandas dos seus clientes, para que assim eles se sintam mais ouvidos e se tornem importantes no processo de desenvolvimento do produto.

Assim, quando alguém nos perguntar sobre determinado produto, falaremos de todas as suas qualidades, pois a experiência foi positiva. Ou seja, involuntariamente fazemos  propaganda gratuita.   Porém, se a experiência de compra com uma empresa for negativa, com atendimento negligente, preços abusivos e propaganda enganosa, passamos a divulgar nossa frustração nos quatro cantos do mundo.

Para facilitar o entendimento do que é o marketing de relacionamento, separamos algumas estratégias que englobam o conceito, confira:

  • construir e disseminar a imagem da marca;
  • fidelizar o cliente e se tornar autoridade no mercado;
  • utilizar variados canais de Marketing Digital para se comunicar com o público;
  • manter uma comunicação próxima de cada público pré-definido;
  • automatizar o uso de Marketing com os consumidores.

Ao seguir essas estratégias de marketing de relacionamento, a empresa se consolidará no mercado, conquistando cada vez mais clientes fiéis.

2 cases de marketing de relacionamento

Case IBM

A IBM tradicionalmente já utiliza o Marketing de Relacionamento. A marca tem como foco, conhecer de maneira profunda seus clientes. Para que assim, possa ter uma visão das necessidades futuras do seu público. Dessa forma, eles passam a cultivar um relacionamento a longo prazo com seus consumidores, sempre se mostrando disponível para oferecer os melhores resultados. Tudo isso de maneira customizada e flexível.

Case Alliate Corretora de Seguros

Este exemplo demonstra claramente como uma empresa teve foco nos relacionamentos para beneficiar suas vendas. De acordo com os gestores da corretora, um relacionamento mais próximo dos clientes, permite que os consumidores entendam que a empresa compreende suas necessidades e domina o assunto. Como resultado dessa prática, a empresa teve o aumento de 26% na conversa de vendas, algo que significa 32% a mais de receita bruta.

Marketing de relacionamento na prática 

Para que qualquer negócio consiga implementar o Marketing de Relacionamento, é preciso criar um plano completo. Que vai desde a análise da cultura dos clientes, até ensinar a relevância dessa ferramenta para os colaboradores. Até porque a relação do consumidor com a empresa, já começa desde o primeiro contato do cliente. Portanto, para que essa experiência seja positiva, todos os funcionários precisam estar alinhados às diretrizes do Marketing de Relacionamento.

Por isso, toda empresa deve investir em um bom atendimento ao cliente. Seja com funcionários prestativos, ou com chatbot, o consumidor precisa receber respostas. De preferência rápidas, claras e eficientes. Somente assim, a empresa poderá conquistar e cativar o cliente, e possivelmente, conseguirá realizar a venda do produto ou serviço que deseja. Ou seja, para que a empresa tenha sucesso com o plano de Marketing de Relacionamento, os clientes precisam estar satisfeitos. Dessa maneira, compartilharão com carinho sua experiência de compra.

Dicas para aplicar no seu negócio

Saiba quem são seus clientes

A primeira coisa a ser feita, para aplicar o Marketing de Relacionamento no seu negócio, é analisar os dados do cliente em sua empresa. Seja dados cadastrais, quanto dados históricos, é preciso ter essas informações de maneira clara e organizada. Para que assim, qualquer funcionário consiga utilizar esses dados para realizar seu serviço. Principalmente os setores de marketing e vendas, precisam compreender o porquê o cliente realizou determinada compra, ou quais motivos levaram ele a não comprar de novo. São dados fundamentais, para planejar estratégias eficientes e duradouras. 

Direcione a comunicação

Depois de compreender quem são os seus clientes, a empresa deve focar em estratégias de marketing, direcionando suas ações de acordo com cada perfil. Até porque, existem diferentes tipos de clientes. Por exemplo, tem aqueles que preferem produtos de qualidade, e outros que já se interessam mais no atendimento e experiência de compra. Ou seja, não é possível aplicar o Marketing de Relacionamento, sem entender quais as verdadeiras necessidades do cliente. Se não, será um esforço jogado fora.

Invista num relacionamento próximo

O seu público quer se sentir relevante nas decisões da empresa. Então, tente criar meios de relacionamento que irão trazer essa proximidade com ele. Atualmente, temos diversas ferramentas para conquistar essa proximidade. Como por exemplo o e-mail marketing. Que além de possibilitar enviar propagandas e promoção, permite que a empresa se aproxime do dia-dia do cliente.

Outro instrumento de aproximação com o público, são as redes sociais. Lá, as empresas devem apostar num relacionamento mais próximo, se disponibilizando a resolver qualquer dúvida. Da mesma forma, as redes sociais permitem que a marca traga o cliente a interagir no processo de desenvolvimento do produto. Seja com enquetes ou caixas de opinião, o que vale é o consumidor se sentir parte do processo.

Portanto, podemos compreender que o Marketing de Relacionamento é uma ferramenta aliada dos empreendedores. Assim, o cliente se sentirá valorizado e motivado a realizar sua compra. Quer saber mais conceitos e novidades do mundo empresarial? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos diariamente.