Como ter a garantia de que a sua entrega realmente chegou? Esse é um dos desafios de logística que até as grandes empresas do setor ainda possuem.
Desta forma, soluções aliadas a tecnologia ganham cada vez mais espaço. Com um aplicativo que monitora a origem de documentação e código de barras de produtos, a Comprovei desponta e ganha clientes, como Braspress, Santa Cruz, Roge, Luft e DHL.
Criada em 2014, em Itajubá (MG), a empresa de SaaS (softwares as a service)–modelo de negócio no qual os clientes e usuários se conectam por meio da plataforma–utiliza a tecnologia da informação para monitorar toda a cadeia de circulação de mercadorias, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Através da câmera do celular, a inteligência do aplicativo realiza o escaner do código de barras de cada carga e isso é adicionado à plataforma em tempo real. Tanto o cliente quanto o usuário conseguem visualizar toda a operação de entrega, seja no computador ou tablet, e em um aplicativo para os motoristas.
Logística B2B
Diferentemente de outras logtechs—startup de tecnologia para logística—, a Comprovei é focada no B2B. Seu diferencial é usar tecnologia na plataforma para otimizar toda a operação logística e de comprovação das entregas de produtos das indústrias, passando pelos distribuidores até chegar no cliente. E este pode ser um supermercado, farmácia ou comércio em geral.
Em 2018, a empresa atendeu 1,2 milhão de clientes, o dobro em relação a 2017, em todos os estados do Brasil.
A empresa tem dois sistemas, um que faz a gestão de toda a cadeia, desde o fabricante, distribuidora, transportadora até os clientes, chamado de Control Tower, e outro que vai da distribuidora ao cliente, o Cargo.
Expansão e clientes
Hoje, cerca de 60 veículos são monitorados pela plataforma. Segundo a Comprovei, a empresa Catupiry conseguiu reduzir de 600 para 100 os e-mails de cobrança ou reclamação ligados às entregas dos clientes. Isso porque o sistema emite automaticamente alertas quando uma entrega vai chegar depois do horário marcado, então, a área comercial pode se antecipar e avisar o cliente antes que ele reclame.
A Comprovei ainda conta que está focada em aumentar a sua operação no Brasil para em um segundo momento avaliar uma possível expansão para a América Latina a médio prazo.
“Nossa solução já está consolidada por sua eficiência e confiabilidade. Começamos em 2015 com uma média de 40.000 entregas por mês e após um ano de operação, em 2016, saltamos para 500.000 pedidos por mês passando pela nossa plataforma.”
“No ano passado, a plataforma comprovou mais de 28 milhões de entregas para todo o Brasil”
Halley Takano,CEO da Comprovei
Cobrança e segurança de dados
O modelo de negócio utiliza uma assinatura mensal baseada na quantidade de transações do cliente, e não cobra uma porcentagem sobre o valor das notas fiscais. A plataforma poder ser integrada com os principais sistemas de gestão (ERP) do mercado.
Sobre a segurança dos dados coletados da empresa, a Comprovei responde que não trabalha com informações sigilosas dos clientes como informações financeiras e comerciais, apenas com dados da própria operação logística das entregas.
“A plataforma da Comprovei é totalmente segura e todo o tráfego de dados é protegido por criptografia e armazenado em nuvem, nos servidores da Amazon AWS”, afirma a empresa em nota.
“Com isso, as empresas que são clientes da Comprovei têm toda a operação logística de entregas realizadas pela plataforma e registrada em seus ERPs, contribuindo com a governança das informações”, conclui.
+ NOTÍCIAS
Os entraves e os exemplos de inovação pelo País
Do iFood ao consultório médico: como a inteligência artificial está mudando o mercado