Liderança: como manter sua equipe motivada? - WHOW

Eficiência

Liderança: como manter sua equipe motivada?

61% dos líderes acreditam que a maior dificuldade no ambiente de trabalho, é manter os funcionários motivados

POR Redação Whow! | 14/06/2021 18h36

Todo líder sabe que numa empresa, um dos maiores desafios é manter a sua equipe motivada. Afinal, muitos ambientes de trabalho não estão preparados, e acabam sendo desestimulantes para os funcionários.

E esse cenário só piorou desde o começo da pandemia, visto que com o distanciamento social, muitos gestores encontraram ainda mais dificuldade em motivar seus colaboradores.

Se você deseja saber como deixar sua equipe motivada e com isso, alcançar os melhores resultados, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você. Boa leitura!

Gestores brasileiros e os desafios para manter uma equipe motivada 

Qualquer gestor brasileiro irá encontrar diversos desafios na liderança da sua empresa, mas manter a sua equipe motivada é uma das principais. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, 61% dos entrevistados acreditam que a motivação dos seus funcionários é a maior dificuldade neste momento de relacionamento à distância.

Até porque, se esse já era um desafio anteriormente, hoje é ainda maior. Visto que estamos saindo de um um cenário de crise no nosso país, e isso pode interferir muito no ânimo dos funcionários. Ainda mais em setores que estão ainda sofrendo maiores prejuízos. Ou seja, os colaboradores da empresa não conseguem enxergar um cenário benéfico para o futuro do mercado, mesmo com perspectivas positivas para o futuro. 

Por isso, é dever dos líderes e gestores, tomarem decisões e posicionamentos que permitam que a sua equipe se mantenha motivada, mesmo em momentos de dificuldade.

Benefícios em fazer parte de um time motivado

Vale lembrar, que para qualquer realização em nossas vidas, a motivação é o combustível essencial para que possamos cumprir nossas tarefas. Isso se evidencia ainda mais, quando são desafios que exigem ainda mais o nosso esforço, como por exemplo, o nosso trabalho.

Assim, o principal benefício de ter um time motivado, é a maior facilidade em alcançar bons resultados para a empresa. Neste sentido, aumenta a produtividade da equipe, reduzindo a quantidade de processos e gerando maior comprometimento de todos.

É possível afirmar, que ter funcionários motivados é o ponto principal para conseguir um melhor ambiente empresarial. Algo que é muito desejado por qualquer líder. Pois, as pessoas tendem a executar suas funções com mais eficiência e atenção, ajudando assim, a manter o fluxo de trabalho mais produtivo.

Além disso, a motivação também permite que os colaboradores se comprometam ainda mais com os resultados da empresa. Ou seja, passam a se disponibilizar mais, para otimizar o tempo de trabalho e assim, otimizar os resultados. Dessa forma, o retrabalho também diminui e a quantidade de erros também é reduzida.

Com isso, a empresa consegue ter uma maior retenção de talentos. Afinal, os funcionários passam a valorizar mais o seu ambiente de trabalho. E o resultado disso tudo, é a redução de processos trabalhistas. Pois com o ambiente mais favorável, e funcionários mais motivados, a taxa de insatisfação também diminui.

Táticas para manter sua equipe motivada 

Um dos maiores questionamentos dos gestores é como manter sua equipe motivada. Os principais pontos estão relacionados à uma comunicação transparente e à valorização dos funcionários. Por isso, separamos uma lista das melhores práticas que todo líder deve usar com o seu time. Confira.

Comunicação

Este é um dos pontos principais para manter os funcionários motivados. Logo, quando a sua equipe começa a se sentir desconectada das ideias da empresa, é muito fácil perder a motivação nos seus trabalhos. E este fato se agrava ainda mais com o trabalho remoto, visto que muitos colaboradores podem se sentir deixados de lado. Realidade que pode levá-los a se sentirem desmotivados.

Por isso, é muito importante que a empresa invista numa comunicação clara e eficiente. Ou seja, que mantenham os funcionários por dentro de toda e qualquer novidade na instituição. O que fazer para que possa ser gerada melhor comunicação corporativa:

  • reuniões periódicas com o time de trabalho;
  • disponibilizar uma boa plataforma de comunicação entre todos da empresa; e
  • ser receptivo quanto a possíveis questões que os funcionários possam trazer.

Assim, a sua empresa garante uma maior produtividade  e colaboradores mais satisfeitos.

Metas e expectativas

Outro ponto muito importante é o alinhamento das expectativas entre funcionários e empresa. É preciso deixar isso muito claro desde o início para evitar problemas futuros. Da mesma forma, as metas também precisam ser passadas para a equipe de maneira clara. Afinal, elas irão nortear o trabalho do time. Dessa maneira, ambos os lados poderão ter maior aproveitamento das relações de trabalho. E isso tudo sem possíveis frustrações.

Feedbacks

Seja positivo ou negativo, o feedback é bem visto pela equipe. Até porque, é com eles que os funcionários conseguem saber se o seu trabalho está alinhado ou não com a empresa,  e verificar em quais áreas precisa se aprimorar para evoluir em sua carreira.

Utilizar feedbacks é uma das melhores maneiras de incentivar o time a continuar realizando bons trabalhos. Bem como, alinhar melhores entregas com os colaboradores. Assim, a sua empresa consegue obter melhores resultados, e ainda economizar com possíveis trocas de funcionários.

Oportunidades para crescer

Segundo um estudo da Achievers, mais de 40% dos funcionários pensam em se demitir. Por isso, é essencial que a sua empresa ofereça oportunidade de crescimento para os colaboradores. Vale ressaltar, que esse crescimento não precisa ser necessariamente um salário maior. Mas pode ser apenas permitir que o funcionário tenha mais responsabilidade e liberdade no seu trabalho.

Oferecer oportunidade de crescimento permite que os trabalhadores se sintam mais engajados nos resultados da empresa. Como resultado, há maior chance de produzirem com maior qualidade.

Reconhecimento

É extremamente necessário reconhecer os esforços da sua equipe. Afinal, trabalhadores que não têm o reconhecimento devido acabam se frustrando com a empresa.

Por isso, vale a pena investir em formas de reconhecer os funcionários. Seja através de notas a respeito de entregas, como simples elogios e congratulações, ou através de relatórios formais de análise  de  Em suma, para qualquer liderança que deseja bons resultados dos seus funcionários, apostar em uma equipe motivada pode ser a melhor forma. Ela garante mais satisfação entre os trabalhadores e, consequentemente, melhores entregas para os clientes.

Se você gostou deste texto, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro das novidades.