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Lições para empreender que aprendemos com Luiza Helena Trajano

Veja aqui algumas lições de empreendedorismo com Luiza Helena Trajano. Ela é dona do Magazine Luiza e é uma das mulheres de negócios mais influentes do país

POR Redação Whow! | 27/05/2021 16h09

As lições de empreendedorismo que falaremos neste artigo vêm de Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues. Simplesmente, Luiza Trajano. Logo, ela é considerada uma das mulheres mais poderosas e influentes do mundo dos negócios, pela Forbes. Advogada, nascida na cidade de Franca no ano de 1948, em São Paulo, Luiza é dona de uma fortuna avaliada em US$4,9 bi, também segundo a revista Forbes.

Agora, embora afastada das atividades do Magazine Luiza, a dona deste império dedica boa parte do seu tempo a causas relacionadas ao empreendedorismo. Pare alguns minutos e leia este artigo. Aqui, falaremos lições que todo empreendedor precisa saber. Contaremos também um pouco da história fabulosa de Luiza.

Conheça Luiza Helena Trajano

Luiza Trajano é filha única e teve duas importantes influências femininas em sua criação: sua mãe e sua tia. Ambas davam-lhe liberdade para tomar as suas próprias decisões. Com a tia, de quem levantaria uma grande empresa de sucesso, ela compartilhava não somente do nome, como também do espírito empreendedor.

Assim, durante suas férias escolares, a diversão de Luiza era trabalhar como balconista na loja da tia. Gostou tanto da experiência que, aos 17 anos, após concluir o ensino médio,  se tornaria funcionária do Magazine Luiza. Ou seja, apesar de administrar um grande império, Luiza queria mesmo cursar psicologia. Mas, a graduação ainda não estava disponível na cidade de Franca. Assim, cursou Direito, mas nunca exerceu a profissão.

Logo, iniciou administração, mas não concluiu o curso: estava profundamente envolvida com o negócio da tia. Na época, a rede já começava a sua expansão, com a compra de lojas regionais. Nesse contexto, em 1991, assumiu a liderança do Magazine Luiza, já tendo passado por diversos setores da loja, tendo experiência como: vendedora, gerente, encarregada e compradora. Assim, com toda essa bagagem estava mais que preparada para assumir o grande império.

O Magazine Luiza conta hoje com mais de 35 mil colaboradores e opera em 1.113 lojas físicas, distribuídas em 819 cidades e 21 estados. A empresa anunciou, que no ano passado, teve o maior faturamento da história. Suas vendas chegaram a 43,5 bilhões e seu crescimento foi de 60% , em comparação à 2019.

Dessa forma, boa parte desse crescimento é devido à ampliação de seu e-commerce. Isso mostra que a empresa analisou e estudou a economia do país, bem como as possíveis mudanças de hábitos advindas da pandemia do Covid-19.

Luiza Trajano e as lições de empreendedorismo

Nesse sentido, as lições que você verá aqui são dadas pela única executiva brasileira na lista global do World Retail Congress (WRC). Ela também é uma das principais responsáveis pelo título  da empresa de Melhores empresas para se trabalhar. No ranking, a Magalu já marca presença há 23 anos. Lembrar-se da importância dos valores, atentar-se aos cuidados com o cliente, com a equipe e  à inovação e, o fundamental ,  não ter medo de errar. Em síntese, são os seus principais ensinamentos.

1. A importância dos valores

O quanto são importantes os seus valores para você? Em quais princípios você acredita serem cruciais para um criar um negócio de sucesso? Em síntese, Luiza é apegada aos seus princípios de igualdade, cultura interna de proteção à mulher e o desenvolvimento socialPara ela, a empresa precisa demonstrar que os seus valores não existem apenas para serem expostos em um quadro bonito da empresa. É preciso mesmo importar-se com o colaborador. Assim, ele se sente valorizado e motivado para fazer parte da empresa e vestir, de coração, a camisa da empresa.

2. Parar no primeiro erro por quê?

“Errar todo mundo erra. Você precisa dar espaço para que um novo erro aconteça. O importante é redirecionar o erro rapidamente”, disse Luiza Trajano.  Isso está diretamente ligado ao fato de viver em sua zona de conforto. As coisas podem parecer mais leves, porém, no fim das contas, a sua empresa não sai do lugar.  Assim, para ela, as falhas são aprendizados e não motivos para culpa, ou seja, muitas vezes as oportunidades de melhoria e crescimento do negócio vêm dos próprios erros. Nesse contexto, Luiza, também deixa outro ensinamento: filtre apenas as opiniões que vão ajudar no crescimento do seu negócio.

3.Atente-se ao papel da inovação nos negócios

O Magazine Luiza sempre buscou a inovação e nesse contexto já no ano de 2000 seu comércio eletrônico. De acordo com a empreendedora: “O digital não é uma plataforma, o digital não é um site. o digital não é um aplicativo,  digital é uma cultura da qual o seu negócio tem que fazer parte.

4. Cuide da sua equipe

A empresária acredita na gestão humanizada. A equipe é o coração do negócio. Dessa forma, não faz sentido algum desenvolver os melhores processos e ter as melhores tecnologias, sem olhar para quem vai manipular tudo: o capital humano. Em síntese, muitas vezes, o próprio colaborador é quem entende do dia a dia da empresa do que os próprios donos. Ele é quem está ali, na linha de frente, vivendo diariamente, todos os processos. Ouça-o sempre, principalmente na hora da tomada de decisões importantes.

5. Ouça o seu cliente

Luiza sempre se destacou no início da carreira, mas uma coisa em especial chamava atenção: ela fazia amizades com outros clientes e funcionários. Isso tornava a abordagem mais fácil, além de gerar confiança. Em suma, ela tinha a sensibilidade na dose certa, para compreender o cliente e indicar para ele os melhores produtos e serviços. Para Luiza, o famoso negócio fechado surge apenas quando tocamos na emoção do consumidor e não na razão.  Assim, como uma de suas lições cruciais, ficam a atenção ao cliente,  desenvolvimento de uma comunicação clara, próxima e objetiva.

6. Invista em múltiplos canais 

Conhecer bem o cliente e ir até onde ele está é fundamental não somente para concretizar uma venda, como também para fidelizá-lo. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de manter uma unidade na experiência oferecida ao cliente. Logo, todas as plataformas devem funcionar integradas com a mesma linguagem. A Magazine Luiza, hoje tem na Magalu, a identidade que a marca quer aplicar. Com forte voz em seus canais de comunicação, fala simples e empoderada, hoje todos conhecem a personagem.   

Portanto, viu só quantas lições de empreendedorismo inspiradoras podemos aprender com Luiza? Se este conteúdo foi interessante para você, assine agora a nossa newsletter gratuitamente para receber mais artigos como este em primeira mão!