• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    tecnologia

    Foto ilsutrativa (Freepik)

    transformação digital
    A transformação digital do sistema financeiro 
    24 de junho de 2020
    futuro
    Os impactos da transformação digital e Covid-19 no RH das empresas
    24 de junho de 2020
    Investimento

    Investimentos dos bancos em tecnologia crescem com a Covid-19

    Executivos que participaram da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária apresentam suas percepções de novos aportes no setor

    por Luiza Bravo em 24 de junho de 2020

    Foi-se o tempo em que era preciso ir ao banco para resolver qualquer pendência financeira. A chegada do internet banking deu início a uma revolução digital no setor, e mais recentemente, os aplicativos têm facilitado ainda mais a vida de quem precisa. A última edição da Pesquisa de Tecnologia Bancária da Febraban, conduzida pela Deloitte, apontou os investimentos feitos nessa área pelos bancos no último ano. 

    Tecnologia no setor bancário em 2019

    Segundo a pesquisa da Febraban, em 2019, o orçamento total de TI dos bancos cresceu 24%, e os investimentos em tecnologia aumentaram 48% (sendo 38% em hardware e 58% em software). R$ 107,3 milhões foram investidos em treinamentos de tecnologia, e 149 mil horas foram gastas na formação de times ágeis, fundamentais para dar mais flexibilidade e agilidade na entrega de novos produtos e serviços para os clientes. 

    O volume de transações totais passou de R$ 81,1 bi em 2018 para R$ 89,9 bi no ano passado, um crescimento de cerca de 11%. No ano passado, 63% de todas as transações bancárias foram realizadas por canais digitais (mobile banking e internet banking). 

    Em todas as transações pesquisadas, o mobile banking apresentou crescimento. Os depósitos virtuais deram um salto de 327% de um ano para o outro. Outros grandes destaques foram a contratação de seguros (+133%) e de investimentos (+114%). 

    O número de contas ativas no mobile banking também impressiona: são 93,6 milhões, 34% a mais do que em 2018. 51% dos usuários dessa tecnologia são considerados heavy users, ou seja, usam o canal para realizar pelo menos 80% de todas as suas transações. 

    Como os bancos investem em tecnologia

    tecnologia

    Foto ilsutrativa (Freepik)

    Em um painel realizado esta semana pela Febraban, o diretor de Canais Digitais e Experiência do Cliente do Bradesco, Marcelo Frontini, afirmou que os bancos têm se preparado cada vez mais para o Open Banking, movimento que propõe um novo modelo de negócio baseado no compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras. 

    Os números da pesquisa confirmam seu posicionamento: 84% dos bancos brasileiros já possuem governança de API e portal do desenvolvedor. Quando o assunto é inovação, 65% contratam big techs, fintechs e outras startups para atender demandas internas, e 61% utilizam essas empresas para atender demandas diretas de clientes. 

    A tecnologia em que os bancos mais investiram em 2019 foi a inteligência artificial (72%). Um reflexo claro desses investimentos em IA são as interações por chatbots, que cresceram 212% no ano passado, em relação a 2018. Outra tecnologia que se fortaleceu no Bradesco nos últimos meses foi o atendimento por voz. “Precisamos ajustar as tecnologias para entender o cliente de forma cada vez mais personalizada”, disse Marcelo.

    20% das empresas ouvidas também afirmaram estar investindo em internet das coisas. “Dados são um asset muito relevante atualmente, e a computação em nuvem aumenta muito a capacidade de processamento a um custo acessível. A gente acredita que o IoT pode melhorar a experiência do cliente”, comentou Marcelo.

    Segundo ele, no Bradesco, 97% das transações já são realizadas em canais digitais, mas a pandemia acelerou a digitalização de operações mais complexas, que precisam do apoio dos colaboradores do banco. Agora, ele acredita, um dos principais desafios do setor é a implementação de novos modelos e certificação digital para dar mais garantias aos clientes. 


    +TECNOLOGIA

    A aplicação de inteligência artificial no poder público
    Como a inteligência artificial pode criar organizações descentralizadas
    Futuristas globais e o mundo a partir de 2020

    bancos
    eficiência
    Especial: bancos digitais
    Investimentos
    Tecnologia
    vendas
    Investimento

    Braço de investimentos em startups do Grupo BMG tem três vendas de participação em um ano

    Investimento

    Para diretor da B3, há expectativa para mais IPOs de startups brasileiras em 2021

    Investimento

    Mobly abre capital na bolsa de valores de olho na liderança do e-commerce de móveis na América Latina

    Investimento

    Startup que atua como fazenda vertical visa expansão nacional com a expectativa de um novo investimento

    Investimento

    Aceleradora norte-americana fecha parceria e vai se aprofundar no ecossistema das startups brasileiras

    Investimento

    Especial investimentos em startups: 25 aportes e 8 aquisições em janeiro de 2021

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    5 startups de moda sustentável

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR