• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    corporate venture capital

    Imagem: Pixabay

    321Beauty
    Como a startup 321Beauty planeja ajudar 2 mil profissionais de beleza no Brasil
    23 de abril de 2020
    gênero
    Nenhum de nós verá a equidade de gênero: entenda o porquê
    23 de abril de 2020
    Investimento

    Saiba como criar um corporate venture capital na sua empresa, segundo a 500 Startups

    Em entrevista ao Whow!, a diretora-executiva global da 500 Startups explicou o passo a passo para o desenvolvimento deste tipo de investimento corporativo

    por Eric Visintainer em 23 de abril de 2020

    Qual é o primeiro passo que uma empresa precisa dar para cria um corporate venture capital ? O que fazer para distinguirem o que é fogo do que é fumaça no mundo dos investimentos em startups? E como as empresas devem atuar para encontrarem os melhores empreendedores? O Whow! entrevistou Bedy Yang, diretora-executiva da 500 Startups, fundo de investimento global com mais de 2.000 startups investidas em 75 países, para explicar o passo a passo no desenvolvimento deste tipo de investimento corporativo.

    Duas das principais dicas da Bedy são: as empresas devem pensar onde investir, o que investir, por que os empreendedores devem ir até elas; bem como, a necessidade das companhias criarem marcas fortes que atraiam as startups e as façam querer a corporação dentro das suas estruturas de investimento.

    Leia a entrevista na íntegra abaixo.

    corporate venture

    Foto Bedy Yang, diretora-executiva da 500 Startups

     Corporate venture capital de sucesso

    Whow!: Qual é o primeiro passo que uma empresa precisa dar para desenvolver um corporate venture capital, por que desenvolvê-lo e interagir com o ecossistema de inovação e startups? 
    Bedy Yang: As empresas estão fazendo isso para acharem formas de inovação. A empresa também pode fazer parcerias e aquisições, ao trazer a startup para dentro. Olhando do ponto de visto do porquê montar um corporate investing, é para achar a inovação de fora para dentro. Porque dentro das empresas às vezes é muito difícil ver o que pode ser feito e através do empreendedor isso é muito mais fácil. Pesquisamos mais de 100 empresas e percebemos que não tem uma única forma de como fazer. Algumas começam a fazer através do dinheiro disponível na conta e investem algum capital e este é o mais fácil porque não precisa de estrutura separada. Mas muitas vezes as empresas querem começar com uma estrutura separada e elas podem criar um braço de investimento totalmente independente das corporações em si.

    W!: Que evolução você vê dentro do ecossistema de fundos de investimento corporativo, dentro e fora do Brasil?
    BY: Hoje temos mais de 2.000 empresas investidas em 75 países, então, muitas vezes a visão vem do ponto de vista do empreendedor. A gente vê que as multinacionais estão fazendo mais investimentos de corporate investing. No ano passado, 24% dos investimentos no ambiente inteiro vieram destas corporações. Em algumas das tendências vemos as mesmas métricas não só nos Estados Unidos, mas no Japão e na Europa. As grandes corporações no mundo inteiro estão tentando entender como participar mais proativamente neste ecossistema de empreendedorismo, especialmente de inovação.

    W!: O que as empresas podem fazer para distinguirem o que é fogo do que é fumaça no mundo dos investimentos em startups?
    BY: O ponto principal para as corporações é definir muito bem a tese de investimento: onde investir, o que investir, por que vocês, uma vez que o empreendedor tem bastante capital ali dentro. Ao mesmo tempo, é preciso pensar como você vai desenvolver e integrar a cadeia existente. Quantas empresas você está vendo? Você abriu a “lojinha” e duas startups se inscreveram para o seu fundo, talvez você não tenha o deal flow adequado. Muitas empresas fazem parcerias com a 500 Startups para acharem melhores formas de integrar ao deal flow, para ver mais empresas para investimentos ou parcerias.

    W!: Quais são as características que mais aparecem nos corporate venture capitals de maior sucesso? E como as empresas podem medir o sucesso?
    BY: A resposta é: depende. Pedimos para as empresas analisarem se é mais importante serem estratégicas ou priorizarem mais o retorno financeiro. É claro que você quer os dois, mas é importante priorizar. O segundo componente para definir é, quanto você quer fazer uma estrutura corporativa versus empreendedora. É importante os seus executivos estarem envolvidos ou não, trazer um empreendedor que já realizou uma “saída”? E o terceiro ponto é: quão dependente ou autônomo será esta iniciativa? Você sempre pode decidir querer um olhar de fora, ‘mas só vou fazer se estiver integrado, porque eu quero parceria e quero ver isso integrado com o negócio’.

    Dentro desta combinação existem nove ‘personalidades’ possíveis. E as que temos visto com maior sucesso, especialmente se você escolheu o lado financeiro, – muitos vezes é o financeiro que consegue ter uma certa autonomia, mesmo com envolvimento dos corporates –, isso pode ser um bom sucesso. E na outra ponta, se você resolver se estratégico, é importante ter uma integração e uma decisão integrada. Cada corporação tem uma cultura diferente, por isso não acreditamos que existe um formato único para o sucesso.

    W!: Como as empresas devem atuar para encontrarem os melhores empreendedores e deal flows?
    BY: Grandes corporações sabem criar marcas e isso é similar. Pense como criar a sua marca dentro da cabeça desta audiência, que são os empreendedores, e que muitas vezes não pensam na empresa como a marca que querem, dentro da estrutura de investimento. Pense neste posicionamento que você quer ter e você pode fazer parcerias. Participe de eventos, escreva um blog, participe nas redes sociais, para criar a marca no ponto de visto dos empreendedores. E quando o empreendedor tem um boa experiência, ele traz outros empreendedores para também terem boas experiências.

    A sua empresa pensa em inovações disruptivas ou novas modelos de negócios

    — Whow! Festival (@whowfestival) April 24, 2020


    +INVESTIMENTOS

    Coluna: O boom do investimento corporativo em startups
    Venture debt: nova modalidade de empréstimo para startups
    Investimentos privados no Brasil estão catapultando a inovação
    Corporate Venture: quando grandes empresas se aproximam de startups

    corporate venture capital
    Especial: desafios para inovar
    Inovação
    investidores
    Startups
    Investimento

    Braço de investimentos em startups do Grupo BMG tem três vendas de participação em um ano

    Investimento

    Para diretor da B3, há expectativa para mais IPOs de startups brasileiras em 2021

    Investimento

    Mobly abre capital na bolsa de valores de olho na liderança do e-commerce de móveis na América Latina

    Investimento

    Startup que atua como fazenda vertical visa expansão nacional com a expectativa de um novo investimento

    Investimento

    Aceleradora norte-americana fecha parceria e vai se aprofundar no ecossistema das startups brasileiras

    Investimento

    Especial investimentos em startups: 25 aportes e 8 aquisições em janeiro de 2021

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR