*Por Matheus Goyas
Ainda no início da quarentena, estávamos há duas semanas em casa, trabalhando intensamente com o objetivo de garantir que os impactos da Covid-19 fossem os menores possíveis para as pessoas que estudam e trabalham na Trybe. Foi em meio a esse cenário, no final de março, que tivemos a oportunidade de fazer uma videoconferência com o Eduardo Varela, CEO e cofundador da Codenation, e agora nosso sócio aqui na Trybe.
Conversamos bastante sobre nossos negócios, valores e cultura. Disse ao Eduardo que tínhamos muito a aprender um com o outro e que seria legal mantermos contato. Me impressionou a forma como a Codenation já tinha ajudado centenas de pessoas a serem contratadas. Tudo isso com poucos recursos.
A aquisição de uma startup
Naquele momento, não tínhamos ainda em mente fazer a aquisição de uma startup, no entanto, uma de minhas responsabilidades como CEO é estar aberto a parcerias estratégicas que agreguem ao nosso trabalho. Por isso, após essa conversa, passei os próximos 15 dias refletindo e percebi que a Codenation tinha potencial para algo maior que uma parceria.
Chamei o Eduardo para uma segunda conversa e, desde então, tivemos um processo extremamente transparente e justo, colocando sempre as pessoas e o futuro, que vamos construir juntos, em primeiro lugar. Nos falamos durante todo o segundo trimestre de 2020, sempre por videoconferência.
Pode parecer estranho, mas ainda não conhecemos o Eduardo, a Kris, o Elton, nem ninguém da equipe pessoalmente. Mas isso não foi um impeditivo para nos aprofundarmos na oportunidade que surgia.
Lembro de uma reunião que fizemos com todas as lideranças de ambas as equipes, em que a surpresa do quanto as culturas se identificavam estava explícita no sorriso de todos.
Certos disso, demos sequência ao processo de aquisição. Eu e meus sócios passamos por diversas transações semelhantes no passado (este foi meu nono M&A) e pudemos usar todo conhecimento adquirido de forma eficaz, o que foi essencial nos tempos em que estamos vivendo.

Foto ilustrativa (Shutterstock)
Pilares da união entre Trybe e Codenation
Gente
Vale destacar também toda rede de mentores e mentoras da Codenation. Será um prazer continuar desenvolvendo projetos e tendo essa equipe como apoiadora na formação de milhares de pessoas. E claro, torcendo também para contar com aqueles que tenham interesse em vir trabalhar conosco, já que estamos contratando dezenas de pessoas instrutoras. Ao longo dos próximos meses, vamos pensar em programas de diferentes formatos para deixarmos essa rede cada vez mais ativa.
Também será uma honra poder contar com as empresas clientes da Codenation, trazendo-as para a Trybe. Temos um programa chamado Hiring Partner Program, no qual empresas têm acesso direto às pessoas que estudam conosco para apresentar oportunidades de trabalho. E o mais legal: não precisam pagar nada por isso.
Sucesso dos nossos estudantes
No início do trimestre, fizemos um compromisso com todas as pessoas que estudam na Trybe de reforçar nossa área de sucesso de estudante e aumentar os investimentos no nosso programa de Hiring Partner, que busca empresas parceiras para conectar com as pessoas que estudam aqui.
Temos certeza que com a expertise do time da Codenation, e as empresas que são parceiras, teremos inúmeras novas oportunidades para oferecer para as pessoas que estudam na Trybe.
Objetivos no médio e longo prazo
Por hora os pontos acima e os desafios que já temos são suficientemente grandes para dar emoção a todos.
No médio e longo prazo, estudaremos como incorporar as formações em diferentes linguagens e em data science que a Codenation possui. Algumas pretendemos oferecer de graça para qualquer pessoa no Brasil, assim como nosso Curso Introdutório de Javascript que já é oferecido hoje. Já outras pretendemos disponibilizar exclusivamente para estudantes do curso principal da Trybe e para a nossa rede de Alumni.
Isso ainda são planos e vamos fazer com cuidado, sempre priorizando a qualidade, fazendo a coisa bem feita, como de costume. Vamos honrar o trabalho e a história que todos da Codenation, fundadores, colaboradores, clientes e comunidade, depositaram na construção da empresa nos últimos três anos.
*Matheus Goyas é fundador e CEO da edtech Trybe.
+INVESTIMENTOS EM STARTUPS
13 aportes e 12 aquisições em julho
20 aportes e 3 aquisições em junho no Brasil
10 aportes e 4 aquisições em maio no Brasil
9 aportes e 7 aquisições em abril no Brasil