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Instagram: uma poderosa ferramenta de vendas

Para muitas marcas o Instagram é hoje um canal para aumentar as vendas!

POR Redação Whow! | 09/06/2021 15h10

Já se foi o tempo em que as redes sociais serviam apenas para lazer e diversão. Com as mudanças ocorridas durante a Pandemia, as redes sociais se tornaram verdadeiras Máquinas de Vendas e o Instagram é uma delas. 

Até porque, além de acessos, é com anúncios e com a possibilidade cada vez mais real de originação de vendas que as empresas de redes sociais ganham dinheiro. Dessa forma, elas passam a apostar cada vez mais no empresário que deseja utilizá-las para fazer propaganda e vendas de seus produtos, serviços e de solidificar suas marcas.

Se você deseja utilizar o Instagram como uma ferramenta poderosa para vender seu produto ou serviço, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você e boa leitura!

Instagram como ferramenta para alavancar vendas

Assim como outras redes sociais, o Instagram também evoluiu ao longo dos anos. Quando foi criado, há uma década atrás, era apenas um aplicativo de fotos. Porém, hoje em dia já é uma das maiores redes sociais do mundo.

Um fator que auxiliou este avanço, foi principalmente o fato da rede social ter se transformado numa excelente ferramenta de vendas. Isso, sem mencionar o fato de quando a plataforma aderiu aos ads (anúncios), passou a ser essencial para qualquer estratégia de marketing digital.

A importância desse fenômeno, tem levado muitas empresas a migrarem recursos publicitários para as redes sociais. Até porque, elas permitem atingir um público mais específico. Dessa forma, o Instagram serve cada vez mais, como uma alavanca de vendas. Uma vez que as campanhas nessa plataforma, não só colocam a marca em evidência, mas também permitem anúncios de vendas diretas.

Utiliza hashtags

Nesse sentido, para conseguir uma boa disseminação do conteúdo postado, vale utilizar hashtags. Afinal, elas são uma maneira simples de categorizar o conteúdo. Logo, é uma ferramenta ideal para segmentar o seu produto.

Frequência de publicações

Outra forma de conseguir vender no Instagram é se atentar à frequência de publicações na página. Até porque as redes sociais tendem a priorizar aqueles usuários que fazem postagens periodicamente.

Por isso, vale a pena montar um calendário de publicações. Além de permitir maior organização no manejo da rede social, ainda possibilita que você se programe para datas comemorativas que tenham a ver com o seu segmento. Dessa forma, a sua página passará a ter mais visibilidade e consequentemente, terá uma melhor relação com os usuários.

Fato esse, fundamental para empresas que pretendem vender com o Instagram. Visto que esta é uma plataforma que proporciona contato da empresa com o público de maneira direta.

Assim, propicia que a marca e  cliente tenham uma relação mais estreita. Importante mencionar que neste ambiente de troca de idéias, de informações e de conhecimento é extremamente importante interagir com seus clientes, conversar, fazer enquetes, trocar idéias de como melhorar seus produtos e serviços   

Ser receptivo e dialogar com seu público alvo é essencial para qualquer marca neste momento e será cada vez mais em nosso mundo hiperconectado.  E quanto mais você conhecer as necessidades dos seus clientes, dialogar com eles e atender aos seus desejos, mais conexão sua marca terá com eles e como consequência natural, seus clientes ficarão alinhados com suas causas e sua marca. 

Por fim, vale a pena ressaltar que na sua página do Instagram, a empresa não deve apenas expor seus produtos, mas também apostar em publicações para melhorar a visão da marca.

Motivos para vender no instagram

Motivos para vender no Instagram é o que não falta. De acordo com a próprio plataforma:

  • 6 a cada 10 usuários da plataforma descobrem produtos novos pela rede social;
  • cerca de 70% dos usuários acompanham e seguem marcas nas redes sociais;
  • mais da metade das pessoas que utilizam a plataforma, afirmam que querem ver conteúdos de serviços, lojas, produtos e marcas;
  • mesmo que não consumam regularmente, 61% dos usuários seguem páginas de marcas pelo conteúdo.

Vale ressaltar, que o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais (MAUs) e 500 milhões de usuários ativos diários (DAUs).

Enfim, seu alcance é gigantesco e ainda possibilita que os vendedores conquistem seu público de infinitas maneiras.

Invista na loja integrada do Instagram

Se ainda resta dúvidas a respeito de como o Instagram pode auxiliar o seu negócio, saiba que a plataforma já desenvolveu uma ferramenta específica para lojistas. Lá, o empresário pode fazer uma espécie de vitrine digital para a sua marca, e apostar em vendas diretas pela plataforma.

Então vamos te ajudar a investir na loja integrada do Instagram. Primeiramente, é preciso se certificar que a sua empresa tenha um perfil comercial na rede social, pois só assim, você poderá vincular com o catálogo de produtos da loja do Facebook.

A partir do momento que você conseguir checar essas informações, é preciso saber se a sua conta cumpre os requisitos básicos da plataforma. Ou seja, para conseguir a função de vendas, o Instagram irá analisar se sua página tem uma boa administração, para não acarretar em lojas falsas.

O segundo passo, é conectar seu perfil do Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook. A mesma plataforma usada para gerir os anúncios pagos.

Para realizar isso é simples, basta conectar sua página do Facebook, ir em configurações e vincular com o seu instagram. Feito isso, você precisa criar um catálogo de produtos no Facebook. Somente desta forma, você poderá usar etiquetas do Instagram Shopping, marcar seus produtos em publicações e utilizar recursos de adesivos.

Após esta etapa, sua empresa já está apta para criar modelos e guias. Nesta sessão, você consegue selecionar qual modelo de compras o consumidor encontrará na sua loja. Por fim, a sua empresa precisa pedir uma análise da própria plataforma, para conseguir explorar os recursos do Instagram Shopping.

Para realizar isso, basta entrar no aplicativo, ir em configurações, clicar em empresa e escolher a opção compras. Geralmente o resultado sai em alguns dias.

Captar pelo instagram e vender pelo Whatsapp

Apesar do Instagram ser uma ótima plataforma de vendas, ainda existem aqueles que possuem receio de comprar diretamente pela rede social. Por isso, utilize a sua página no Instagram para captar informações dos seus clientes, e tente realizar a venda diretamente no Whatsapp, com um link para as páginas do whatsapp. 

Conheça o pacote de serviços para vender no Instagram: Ao transformar sua conta pessoal em comercial, ela começará a ter a função de incluir informações sobre contatos da sua loja, como por exemplo telefone e e-mail. Essas informações irão aparecer diretamente no seu perfil, e os usuários poderão entrar em contato apenas com um botão.

Dessa forma,  sua marca aumentará muito as chances do cliente entrar em contato e efetuar inúmeras vendas.  Por fim, vale a pena ressaltar a importância de seguir as recomendações do Facebook para não errar na criação da sua loja do Instagram. BOAS VENDAS! 

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