Inovações no futuro do trabalho que são indispensáveis - WHOW
Eficiência

Inovações no futuro do trabalho que são indispensáveis

Pesquisa da CI&T revela as soft skills e competências mandatórias para profissionais do futuro, de acordo com líderes brasileiros

POR Carolina Cozer | 17/03/2021 16h29 Inovações no futuro do trabalho que são indispensáveis gif

Quanto mais as tecnologias de inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem avançam, mais impacto elas representam no futuro do trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela CI&T em parceria com a Opinion Box, 44,8% dos líderes brasileiros acreditam que a IoT e outras inovações serão essenciais para o crescimento dos negócios.

O estudo ouviu mais de 1.200 líderes de médias e grandes empresas de diversos setores da economia, que indicaram as soft skills e competências que julgam serem necessárias para o futuro do trabalho.

Em comparação com o estudo de 2019, os dirigentes brasileiros apontam que as habilidades de comunicação (92%), criatividade (92%) e capacidade de adaptação (90%) serão mandatórias ao lado de competências técnicas. Em seguida aparecem as competências em gestão e liderança (88%), pensamento crítico (85%) e espírito empreendedor (83%).

“Se você me pedir para citar um diferencial que caracteriza o que esperamos das pessoas, eu diria que é a abertura ao novo, a abertura a mudar. É ter criatividade e flexibilidade de se adaptar a cenários de grandes mudanças”, destaca Carla Borges, head of People da CI&T no estudo.

Futuro do trabalho aliado às novas tecnologias

Além das soft skills, as habilidades técnicas no futuro do trabalho estarão ligadas às principais inovações que estão tomando o mercado.

Sobretudo, após o início da pandemia, ficou evidente a necessidade de se adquirir habilidades e competências digitais, que deverão ser continuamente desenvolvidas pelos profissionais no modelo de educação conhecido como lifelong learning.

“A tecnologia não inova – pelo menos, não ainda. São as pessoas que fazem isso. A tecnologia não é disruptiva, as pessoas são”, afirma Cesar Gon, CEO e cofundador da CI&T, por meio do relatório.

A pesquisa também traz quais são as tecnologias indispensáveis para o crescimento dos negócios. Veja a seguir:

Computação em Nuvem – 43,4%
Inteligência Artificial – 39,2%
Assistente Virtual – 37,4%
Tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista – 28%

fonte: CI&T e Opinion Box

Os participantes do estudo também declararam a pós-graduação como formação acadêmica mais importante para a capacitação profissional (50%), seguido da graduação de base (43%).

Contudo, 80% do total de líderes ouvidos opinaram que as fontes informais de aquisição de conhecimento, como palestras, cursos informais e eventos, são ainda mais valiosas para a qualificação dos profissionais do futuro.

E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


+FUTURO DO TRABALHO

9 tendências para o futuro do trabalho, segundo consultoria global
Novas tendências para o futuro pós-covid-19
As novas tecnologias serão capazes de consertar o problema crônico da mobilidade no Brasil?
O equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia leva à inovação?