Na última segunda-feira (19) foi comemorado o Dia Nacional da Inovação. A data anual foi sancionada em 2010 e presta homenagem ao desenvolvimento tecnológico, científico e econômico do Brasil.
Mesmo com as adversidades ocasionadas pela pandemia de coronavírus, o ecossistema brasileiro de inovação continua em pleno desenvolvimento.
Segundo José Muritiba, Diretor-executivo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), estamos no melhor e mais maduro estágio desse ecossistema. “Temos empreendedores mais bem preparados, soluções mais assertivas, mercado de forma geral buscando se relacionar entendendo que startups são uma realidade e sua respectiva importância”, diz ao Whow!
Os demais atores do ecossistema de inovação também seguem fortalecidos no Brasil, como as aceleradoras, investidores-anjo, imprensa específica e até mesmo a presença de maiores fundos de investimento internacionais, assim como maior abertura e acesso a mercado, compartilha Muritiba.
Startups e o PIB do Brasil
Se a inovação e a disrupção são o futuro dos negócios, as startups desenvolvem um papel importantíssimo no crescimento econômico onde estão inseridas.
De acordo com a Radiografia do Ecossistema Brasileiro, da ABStartups, o Brasil possui, hoje, mais de 13 mil startups, sendo 40% delas com mais de 5 funcionários. “Se cruzarmos esses dados, já temos mais de 50 mil empregos gerados”, comenta Muritiba. “Uma pesquisa recente da Gama Academy mostrou que existem 2.849 vagas abertas em 352 startups de todo Brasil. Em termos econômicos, temos cada vez mais cases de sucesso, gerando empregos e renda no país”, acrescenta, citando o case da WeWork, que estima contribuir com R$ 1,2 bilhão ao PIB da cidade de São Paulo.
Inovação em múltiplos setores
Conforme citado pelo Diretor-executivo da ABStartups, a inovação não é posse exclusiva das startups.
No Grupo Stefanini, multinacional do setor de software, a inovação está presente em todos os setores, desde o atendimento à entrega final dos produtos. E em 2021, a empresa pretende consolidar seu ecossistema de plataformas em diferentes temas, para poder dar mais suporte às jornadas de negócio dos clientes.
“Na Stefanini trabalhamos fortemente no passado em montar diferentes soluções, especialmente orientadas na jornada de serviços financeiros; hoje estamos consolidando nossa capacidade de inovar em temas como varejo, logística, indústria e setor de saúde”, conta Mary Alejandra Ballesta Estrada, Diretora Global de Inovação e Negócios Digitais do Grupo Stefanini.
Ainda em 2020, a Stefanini investe no fortalecimento das estratégias de inovação aberta para completar o sistema com as empresas do Grupo. “Acreditamos que o poder da cocriação é fundamental para alcançar a inovação”, diz a Diretora.
“No Brasil, se enxerga um ecossistema de atores de inovação cada vez mais rico, mais complexo, que requerirá de todos nós do mercado uma alta capacidade para colaborar entre os atores”
Mary Alejandra Ballesta Estrada, Diretora Global de Inovação e Negócios Digitais do Grupo Stefanini

Foto: Ramón Salinero (Unsplash)