• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    música

    Imagem: Unsplash

    startups brasileiras de educação
    10 startups brasileiras de educação de destaque
    8 de janeiro de 2021
    Globalização
    Pandemia não causou colapso da globalização
    12 de janeiro de 2021
    Inovação

    Um modelo de negócio inovador no setor da música

    Empresa espanhola chegou ao Brasil há três anos desconhecida, e hoje representa nomes importantes do cenário nacional

    por Adriana Fonseca em 11 de janeiro de 2021

    A indústria musical vem se reinventando ao longo dos últimos anos e uma das representantes dessa inovação é a espanhola Altafonte, que chegou no Brasil há cerca de três anos desafiando o modelo de negócios das “majors” do setor ao se tornar parceira dos artistas.

    A empresa de música inverteu a lógica do “lion share”, dando 100% de liberdade artística aos artistas e oferecendo contratos mais justos, com prazos mais curtos aos autores. Na empresa os artistas são donos dos seus fonogramas.

    Inovação na música

    “A Altafonte nasceu do maior ‘label’ independente da Espanha, Boa, especializado em rap e hip hop. Há 25 anos no mercado, o selo criou sua própria distribuidora, a Altafonte, há cerca de oito anos, para atender seus próprios artistas. O modelo vem se adaptando constantemente para atender aos artistas e a outras gravadoras pelo mundo”, explica Alex Schiavo, Chief Artistic Office (CAO) para América Latina, Estados Unidos, Espanha e Portugal, ao Whow!. “Os contratos são flexíveis e moldados da maneira a atender esses clientes de forma transparente e justa.”

    Com esse formato inovador de trabalho, a empresa consegue ter em seu “casting” nomes relevantes da música brasileira – alguns que antes estavam associados às “majors” – entre eles Gilberto Gil, Lenine, Racionais, Djonga, Criolo, Baco Exu du Blues e Duda Beat. 

    Vale pontuar que, quando chegou ao Brasil, a distribuidora de música era completamente desconhecida por aqui. O marco do ponto de mudança foi o lançamento do álbum dos Tribalistas há três anos, que reuniu uma campanha inovadora com o Spotify e o Facebook. “A maior dificuldade foi gerar conhecimento e credibilidade como toda empresa nova independente”, diz Alex. “Desde que chegamos ao Brasil não paramos de crescer organicamente e acima do crescimento geral do mercado.”

    Validação dos negócios com os colaboradores

    música

    Imagem Eric Nopanen: Unsplash

    Isso se deve, também, a um processo interno de trabalho diferenciado.

    “Estabelecemos uma forte curadoria onde todos na Altafonte votam com quais artistas e gravadoras vamos trabalhar. Assim temos a segurança de que quem vai prestar o serviço no dia a dia tem uma verdadeira admiração e confiança no trabalho com os artistas e as gravadoras. Nossa visão é pela qualidade, longos prazos e um serviço cada vez mais próximo, apaixonado e humano”, conta o CAO da empresa

    A companhia foi dividida no começo de 2020 em dois pilares: artístico e tecnologia, com a criação dos cargos de Chief Artistic Office e Chief Technology Office (CTO). “Isso mostra a grande atenção e prioridade ao artístico e à tecnologia”, comenta Alex. Somente neste ano e no começo de 2021, cerca de 30 novos profissionais dessas áreas estão sendo contratados em dez países.

    A tecnologia, aliás, é uma frente relevante para a Altafonte. “A empresa se adapta trazendo cada vez mais serviços de tecnologia através do seu sistema que é acessado em tempo real pelos artistas e gravadoras onde mostra as receitas, pagamentos, gráficos de análises de vendas, marketing, entre outras muitas funções que são constantemente incorporadas a partir das demandas de nossos clientes”, explica o executivo. “Os formatos de contratos também mudam o tempo todo de acordo com as necessidades das gravadoras e dos artistas. A Altafonte pode dar adiantamentos que financiam até a totalidade da gravação, marketing, promoção e campanhas, entre outras necessidades, e pode também investir diretamente em marketing conjuntamente.” 

    Na organização interna de trabalho, os departamentos jurídico, administrativo e financeiro, bem como o tecnológico, estão centralizados na Espanha, onde fica a sede da companhia. Localmente existe uma assessoria jurídica e contábil. Sendo assim, as equipes locais são enxutas e formadas por pessoas especializadas do mercado da música. 

    Tudo isso contribui para que não seja necessária uma grande estrutura para que a operação funcione. É uma lógica mais moderna, ultilizada por empresas como o Spotify. 

    Em 2020, a Altafonte cresceu quase 100% a sua equipe, de acordo com a empresa.


    +INOVAÇÃO

    Metodologias ágeis: como aplicar e não errar mais
    O que é Scrum e como aplicá-lo em startups?
    Gestão da inovação: como manter um ambiente favorável às novas ideias
    Já ouviu falar de Moonshot Thinking? Conheça formas de se manter inovador nos negócios

    Inovação
    música
    novos negócios
    Inovação

    Futuro ‘figital’ no Brasil: startup portuguesa lança solução para o mercado nacional

    Inovação

    Startup Nooka permite que pessoas montem um coworking no quintal de vizinhos

    Inovação

    As possibilidades de novos negócios e visão inicial do Open Banking no Brasil

    Inovação

    A inovação nos Estados Unidos vai se mudar do Vale do Silício? Tesla e Oracle já migraram

    Inovação

    Agora é possível comprar testes de Covid-19 em máquinas de vendas automáticas

    Inovação

    O próximo passo para a inovação no Brasil deve ser a metrificação, diz especialista

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR