• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    IoT

    Foto: Pixabay (Pexels)

    Cidades de 15 minutos
    Cidades de 15 minutos: a nova tendência em cidades inteligentes
    14 de dezembro de 2020
    tendências
    5 grandes tendências para 2021 ― segunda parte
    15 de dezembro de 2020
    Inovação

    Soluções de IoT impulsionam setor varejista

    A internet das coisas é aliada na hora de melhorar as relações de consumo e proporcionar maior eficiência às operações do varejo

    por Carolina Cozer em 15 de dezembro de 2020

    Os dispositivos conectados ainda estão em evolução, à espera da implementação da internet 5G para atingirem vigor máximo. Isso não significa, porém, que alguns segmentos já não estejam se beneficiando dessa inovação.

    Um dos setores a beber da fonte da internet das coisas é o varejo. Uma pesquisa da Global Market Insights Inc. constatou que o varejo de IoT vai ultrapassar US$ 35 bilhões até 2024. Existem diversas áreas deste setor em que os dispositivos conectados podem fazer a diferença, como logística e estoque, caixas inteligentes, climatização, rastreamento de ativos e muitos outros.

    “Estamos certos que a IoT é uma das grandes aliadas para melhorar as relações de consumo, gerar experiência memoráveis, proporcionar maior eficiência à cadeia de valor e aumentar o controle de operações”, diz Alessandro Galvão, Diretor de Marketing da Associação Brasileira da Internet das Coisas (ABINC).

    Segundo Galvão, a adoção da internet das coisas pelo varejo ocasiona a aceleração do processo de decisão dos compradores em até 25%, além do aumento significativo no consumo em canais digitais, que, em algumas empresas, pode chegar a até 250% a mais.

    Também há outros benefícios, como a redução de falhas no abastecimento e aumento do índice geral de satisfação no atendimento.

    “A IoT tem sido aliada do varejo há muito tempo”, diz Galvão. “A sofisticação da infraestrutura de captura e processamento de dados na ponta, e o estreitamento do varejo com os provedores e integradores de tecnologias, criou uma nova dinâmica nos últimos 10 anos, que se intensificou pelo avanço tecnológico e pela preocupação cada vez mais intensa com experiência do cliente”, aponta.

    Vantagens para o varejo online e offline

    E não é apenas o varejo físico que pode se beneficiar da internet das coisas. Também há ações implementadas de IoT no e-commerce. “As empresas de varejo online vêm adotando, ao longo dos últimos anos, diversas práticas em suas operações e centros de distribuição, que estão totalmente em conformidade com as medidas de isolamento, protocolos de saúde e vigilância sanitária”, afirma Galvão. 

    Alguns exemplos de utilização de IoT no e-commerce citados pelo diretor são: robôs de transporte; endereçamento de mercadoria em estoque; realização de processos de picking and packing; práticas de desinfecção e isolamento de mercadorias; e os smart robôs nas operações logísticas e de limpeza.

    “O frictionless retail também foi uma das tendências adotadas pelos varejistas. Afinal, com o shopper buscando ter menos contato para evitar o contágio pelo vírus, soluções como os self-checkouts, scan & go e o pagamento por aproximação estão sendo adotadas pelo varejo brasileiro”, diz, citando exemplos de dispositivos IoT no varejo físico durante a pandemia.

    “Já nos varejos de vestuários, especialmente as grandes redes, podemos incluir as aplicações que fazem contagem automática de clientes, indicando quando a capacidade máxima da loja foi atingida. Todas essas tecnologias têm proporcionado melhores condições de visitação às lojas, reduzindo o medo da população, evitando a criação de focos de contaminação e, principalmente, criando novas perspectivas de consumo para o mercado”.

    IoT

    A IoT no varejo ocasiona a aceleração do processo de decisão dos compradores em até 25%. Foto: Markus Winkler (Unsplash)

    Exemplos de utilização de IoT no varejo brasileiro

    Zaitt

    Primeiro mercado autônomo da América Latina, sem filas, sem caixa e aberto 24 horas por dia

    Fastshop 

    Utiliza realidade aumentada para demonstração de produtos

    Grandes redes de supermercado

    GPA, Walmart, Mambo, Muffato, Atacadão, Zaffari e Jaú Serve têm tecnologia self-checkout 

    Shoulder e Maria Filó

    Ambas têm investido em novas tecnologias visando o aprimoramento de seus serviços de atendimento ao cliente antes, durante e após a conclusão da compra.

    Próximos passos de IoT

    Ainda há muito o que se esperar das tecnologias de IoT nos próximos anos. Além da ampliação da cobertura, que deverá ocorrer após a implementação da internet 5G no Brasil, Galvão observa que veremos o barateamento dessas tecnologias e a difusão de seus benefícios, que proporcionará a sua expansão para todos os tipos de varejo, deixando de ser um privilégio das grandes redes.

    “Com a 5G teremos maior cobertura e velocidade de processamento na ponta, além de plataformas digitais criando maior interação entre os elos da cadeia. Isso irá gerar experiências diferenciadas, que contribuirão para a digitalização de negócios e processos nas empresas”, finaliza.


    +NOTÍCIAS

    Conheça a tendência dos Superjobs
    Você conhece o mundo BANI?
    As principais inovações do ano, segundo a Times
    Coluna: O potencial inovador da educação

    E-commerce
    internet das coisas
    varejo
    Inovação

    Futuro ‘figital’ no Brasil: startup portuguesa lança solução para o mercado nacional

    Inovação

    Startup Nooka permite que pessoas montem um coworking no quintal de vizinhos

    Inovação

    As possibilidades de novos negócios e visão inicial do Open Banking no Brasil

    Inovação

    A inovação nos Estados Unidos vai se mudar do Vale do Silício? Tesla e Oracle já migraram

    Inovação

    Agora é possível comprar testes de Covid-19 em máquinas de vendas automáticas

    Inovação

    O próximo passo para a inovação no Brasil deve ser a metrificação, diz especialista

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR