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    O consórcio R3 quer criar, junto com o Banco Maré, uma bolsa de valores da periferia, para investimentos em empreendimentos das comunidades

    por Raphael Coraccini em 10 de fevereiro de 2020

    As fintechs nasceram para ocupar brechas deixadas pelos grandes bancos. O Brasil tem entre sua população mais pobre um grande número de desbancarizados. Um estudo do IBGE de 2018 apontou que o país conta com 60 milhões de pessoas deixadas do lado de fora da porta-giratória.

    Com o aumento do desemprego e com a extinção gradual, mas dolorosa de postos de trabalho, o empreendedorismo por necessidade tem sido uma solução encontrada principalmente por moradores da periferia. O número de empreendedores no Brasil quadruplicou desde 2007, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), chegando a 52 milhões.

    A entrada de tantos empreendedores no mercado intensificou a necessidade por democratização dos serviços bancários para que esses novos trabalhadores por conta própria pudessem pegar empréstimos ou, realizar transações on-line para desenvolver seus novos negócios.

    Favela da Maré

    A ausência dos bancos tradicionais foi um motivo para a criação do Banco Maré, criado dentro da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, mas que hoje atua em várias comunidades pelo Brasil, oferecendo serviços financeiros, em especial microcrédito para o desenvolvimento de negócios locais e permitindo transferências e pagamentos de conta.

    As transações são efetuadas como em outros bancos digitais, via smartphone. A diferença está na aposta no sistema de micro pagamento, ou seja, pequenas transações feitas dentro das comunidades. Nessas transações é possível usar a Palafita, como é chamada a moeda digital do banco.

    Em janeiro de 2020, a aceleradora Rede Celer anunciou parceria com o Banco Maré para impulsionar a pulverização da moeda sócio-digital da fintech. A ideia é incluir a moeda em transações realizadas nas maquininhas de cartão.

    fintechs

    Foto (Shutterstock)

    Bolsa de Valores da periferia

    O consórcio R3, voltado para o desenvolvimento de tecnologia blockchain, também está apostando no desenvolvimento das iniciativas de impacto social.

    O grupo quer criar, junto com o Banco Maré, uma bolsa de valores da periferia, chamada previamente de [BVM]12, para permitir que as pessoas com renda mais baixa possam investir suas economias em empreendimentos da própria periferia.

    A ideia é criar um ecossistema de inovação onde a atenção do grande capital e da academia não chega, permitindo que a periferia tenha seu próprio capital, suas próprias empresas e consumidores.

    Quênia

    As periferias pelo mundo também têm suas histórias de empreendedorismo. No Quênia, a fintech M-Pesa, que pertence à plataforma da Safaricom, da Vodafone, empresa britânica de telefonia, também oferece serviços financeiros pelo celular. Inclusive, o programa de renda básica do País, uma espécie de Bolsa Família, é pago aos beneficiários por meio do aplicativo.

    A fintech surgiu dentro do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, em 2007, para oferecer soluções a pessoas excluídas do sistema bancário tradicional. No Quênia, a bancarização nas vilas rurais é quase nula e a distribuição de benefícios estava muito vulnerável à corrupção.

    Hoje, o M-Pesa opera em sete países: República Democrática do Congo, Egito, Gana, Quênia, Lesoto, Moçambique e Tanzânia.

    fintechs

    Foto (Pexels)

    Regiões do Nordeste

    De volta ao Brasil, a Avante também apostou em regiões excluídas. Ela atua principalmente em regiões de baixa renda do Nordeste, em estados como Ceará, Maranhão, Paraíba e Pernambuco.

    A fintech oferece microcrédito para negócios de empreendedores dessas regiões, a grande maioria vítima do desemprego que persiste. A financeira tem participação da Família Klein, fundadora das Casas Bahia.

    Com limite de empréstimo de R$ 35 mil, a startup empresta uma média de R$ 3 mil para cada empreendedor que adere à iniciativa. São pessoas, na maioria, interessadas em construir seus negócios dentro das comunidades onde moram.

    O destino principal do dinheiro é para compor o capital de giro, comprar equipamentos e realizar adaptações dos imóveis, que, geralmente, são residências transformadas em negócios. Segundo a fintech, em sete anos de operação, foram emprestados R$ 400 milhões para 56 mil clientes, sendo que 95% deles são informais.

    Soluções paliativas?

    As soluções criadas pelos moradores de periferias pelo Brasil mostra o poder criativo de quem tenta vencer o desemprego e a precariedade financeira. As histórias de luta em ambientes tão inóspitos são bonitas de serem contadas, mas duras de serem vividas.


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