• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    Ultragaz

    Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

    plataformas
    As plataformas mais utilizadas no cotidiano das empresas
    24 de março de 2020
    gestão financeira
    Exclusivo: Doutora em finanças para startups comenta as três dores dos pequenos negócios
    25 de março de 2020
    Inovação

    Exclusivo: Ultragaz, inovação após os 80 anos

    Empresa responsável por criar o mercado de botijões de gás e de fogões no Brasil sente o impacto da chegada das startups e passa por transformação digital

    por Luiza Bravo em 25 de março de 2020

    Qual a imagem que vem à sua cabeça ao pensar em uma empresa do setor de óleo e gás que foi fundada em 1937? Para a maioria das pessoas, certamente, a primeira ideia que vem à mente é a de um escritório tradicional, com executivos engravatados e funcionários trabalhando em suas baias. Essa era, de fato, a realidade da Ultragaz até pouco tempo atrás.

    A empresa, que nasceu há quase 83 anos e foi pioneira no envase e venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) passa, há dois anos, por um processo intenso de transformação digital e inovação.

    O início da revolução na Ultragaz

    Tudo começou depois que a empresa passou por um processo de consultoria com o Boston Consulting Group.

    “Já faz parte da cultura da empresa sempre querer fazer melhor. A transformação começou focando em mudanças de processos e de mindset para poder atender melhor o consumidor, com o desenvolvimento de uma área para solucionar as dores de logística do empresariado”, conta a líder de transformação digital da Ultragaz, Luanna Fioravante, com exclusividade ao Whow!.

    A premissa adotada foi trabalhar de fora para dentro, levando para a empresa ideias e soluções de sucesso que já estavam sendo adotadas em outros segmentos. Foi montado um squad  – time multidisciplinar – com 12 pessoas, que ficaram encarregadas de encabeçar a área de transformação digital da empresa.

    Ultragaz

    Foto Éric Visintainer (Blue room na Ultragaz)

    Para acelerar o processo, um andar inteiro foi transformado na Blue Room, um espaço dedicado à execução e prototipação de projetos, que tem o objetivo de fomentar a inovação e a conexão da Ultragaz ao ecossistema de startups. O local funciona como um laboratório: atualmente, 13 squads desenvolvem soluções para os clientes por meio de metodologias ágeis, com o cliente no centro do processo.

    “Não é sobre vender gás, é sobre como a gente facilita a vida do cliente através dessas soluções, não importa se B2B ou B2C. O objetivo é desenvolver soluções para tornar a vida melhor, tanto para o empreendedor, quanto para o consumidor final, através de parcerias estratégicas”

    Luanna Fioravante, líder de transformação digital da Ultragaz

    Resultados

    Luiz Fernando Corandin, que é Product Owner da Ultragaz, diz que o processo reaproximou a Ultragaz de seus consumidores finais. “Tudo era pensado no representante. Com a transformação digital, voltamos a olhar para o consumidor final também. Adotamos métodos para mapear as dores dos clientes e desenvolver novas soluções”, disse ao Whow!, com exclusividade.

    Para isso, a Ultragaz firmou parcerias com startups de diversos segmentos. No início, eram apenas duas empresas parceiras; hoje, são mais de 30. A empresa também fechou colaborações com hubs de inovação, para ter direito a usar seus espaços. A ideia é que os colaboradores circulem nesses ambientes, fazendo networking, participando de eventos e levando soluções de fora para dentro.

    “Transformação digital não tem que ser uma área do futuro, tem que ser uma camada para toda a organização. Ela traz muito mais do que tecnologia: trabalha com pessoas e formas de fazer”

    Luanna Fioravante, líder de transformação digital da Ultragaz

    Segundo Luanna, hoje a empresa trabalha principalmente com horizontes de inovação 1 e 2 (melhorias incrementais e investimentos em oportunidades de inovação, respectivamente), e tem planos de expandir para o horizonte 3, que mira oportunidades de novos negócios e serviços. A possibilidade de aportes financeiros em startups não está descartada, desde que elas estejam alinhadas com as estratégias do Grupo Ultra (que detém, além da Ultragaz, Grupo Ipiranga, Oxiteno, Ultracargo e Extrafarma).

    Hoje, a Ultragaz conta com parceiros nos Estados Unidos e Canadá, e está em vias de fechar uma parceria com uma startup israelense. Toda essa movimentação fez a empresa saltar da 35ª para a 8ª colocação no ranking da 100 Open Startups das companhias que mais interagem no ecossistema de startups.

    Ultragaz

    Foto Éric Visintainer (Blue room na Ultragaz)

    A importância da liderança

    A transformação só foi possível, diz Luanna, porque a liderança da empresa se engajou verdadeiramente com o processo. “A principal dificuldade é o mindset. Mudar modelos, formas de trabalho, fazer as pessoas desapegarem do que já conhecem é o mais difícil. Outro desafio é adotar a inovação sem saber exatamente aonde ela vai levar, por isso o engajamento da liderança é fundamental. Todos são responsáveis pela mudança.”

    Desde que começou sua transformação digital, a Ultragaz tem adotado tecnologias como inteligência artificial e machine learning para otimizar processos e permitir que seus profissionais foquem em atividades mais produtivas.

    Além da interação com aceleradoras e startups, a empresa também conversa com outras gigantes do mercado, como Magazine Luiza, Ambev, Natura e L’Oréal para compartilhar dores e soluções.

    O plano da Ultragaz é que o programa de transformação digital envolva toda a empresa nos próximos dois anos, de forma que as áreas atuem conjuntamente para a perseguição das metas.

    “Inovação, para mim, é fazer tudo o que você precisa, sem apegos à forma como você sempre fez. É abrir sua cabeça para poder transformar coisas com o objetivo concreto de melhorar algo. Inovação é forma, não é o fim”

    Luanna Fioravante, líder de transformação digital da Ultragaz

     

    *Com colaboração de Éric Visintainer


    +INOVAÇÃO

    Estudos mostram como a inovação disruptiva traz eficiência para os mercados
    Inovação é o principal fator de valorização das marcas no Brasil, aponta estudo
    O segredo da inovação é “hackear” o próprio negócio
    Qual é a relação entre cultura e inovação?

    Especial: desafios para inovar
    Inovação
    Startups
    transformação digital
    Ultragaz
    Inovação

    Futuro ‘figital’ no Brasil: startup portuguesa lança solução para o mercado nacional

    Inovação

    Startup Nooka permite que pessoas montem um coworking no quintal de vizinhos

    Inovação

    As possibilidades de novos negócios e visão inicial do Open Banking no Brasil

    Inovação

    A inovação nos Estados Unidos vai se mudar do Vale do Silício? Tesla e Oracle já migraram

    Inovação

    Agora é possível comprar testes de Covid-19 em máquinas de vendas automáticas

    Inovação

    O próximo passo para a inovação no Brasil deve ser a metrificação, diz especialista

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR