• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    design thinking

    Foto: Pexels

    metodologias ágeis
    Especial metodologias ágeis: veja quais são as mais usadas e a história do movimento
    6 de agosto de 2020
    squads
    Veja como funcionam os squads e porque eles existem
    6 de agosto de 2020
    Inovação

    Entenda a onda do design thinking

    O método pode gerar valor em uma organização, tanto como abordagem para conduzir projetos desafiadores quanto para ajudar a construir uma nova cultura

    por Aline Barbosa e Júlia Mariotti em 6 de agosto de 2020

    Quando falamos sobre metodologias ágeis, um outro nome muito associado costuma surgir: o Design Thinking. O recurso que não se trata de uma metodologia e sim de uma abordagem, permite analisar os problemas e encontrar as melhores soluções para eles, podendo ser usado como um grande parceiro das metodologias ágeis.

    Segundo Luis Alt, CEO da LiveWork, existe muita similaridade entre as metodologias ágeis e abordagem do design. “Apesar de terem surgido em “escolas” diferentes, um pode certamente complementar o outro. Uma das maneiras que temos visto isso com maior sucesso é com a execução de Design Sprints. Resumidamente, a proposta é inserir a abordagem em um ciclo curto para encontrar respostas ou iniciar especificações sobre como uma determinada oferta deverá ser”, explica. “Temos a tendência de enxergar as coisas em caixas, como separadas, mas eu diria que há muito das metodologias ágeis no jeito de trabalhar com design thinking e vice-versa.”

    Similares e diferenças entre o design thinking agile

    Entre as etapas que compõem o Design Thinking estão: Pesquisa, Brainstorm, Seleção de ideias e Prototipagem. Sendo assim, o método pode gerar valor em uma organização, tanto como abordagem para conduzir projetos desafiadores de qualquer área quanto para ajudar a construir uma cultura de empatia, colaboração e experimentação. 

    Combinar os dois não é uma tarefa simples. Para isso é necessário ter organização e cultura de mudança. 

    “Embora o design thinking e o ágil possam ser aplicados sozinhos, as duas abordagens são melhores em conjunto, criando um ambiente que se reforça mutuamente, focado no usuário e na iteração rápida, como forma de alcançar os melhores resultados.”

    Luis Alt, CEO da LiveWork

    Kiko Campos, general manager na Waggl Brasil, aponta uma diferença há uma diferença entre os dois frameworks . “O design thinking traz um forte foco para o usuário, enquanto o agile é uma excelente maneira de fornecer soluções de forma incremental, garantindo que as necessidades do usuário sejam mantidas à frente e centralizadas, durante todo o processo de design e desenvolvimento”, completa.

     Impacto da onda em grandes empresas e startups

    design thinking

    Foto: Pexels

    A Magazine Luiza é uma das empresas que faz a utilização das duas estratégias ao mesmo tempo.

    “Costumamos dizer aqui no Magalu que temos o “Cliente na Veia” e pensar nele o tempo todo faz parte do nosso dia a dia. Com o design thinking temos a oportunidade de incluí-lo no processo de evolução dos nossos produtos/serviços”, explica Henrique Imbertti, diretor de Agilidade Organizacional na varejista brasileira.

    O Itaú também está surfando nesta onda. “Usamos uma mescla, trazendo muitos pontos do mindset da metodologia lean, a parte de cerimônias e ciclos curtos do agile e a centralidade no cliente vinda do design thinking”, declara Valéria Marreto, diretora de recursos humanos do Itaú Unibanco.

    Pensando em se relacionar com o cliente de uma forma colaborativa, criativa e inovadora, a Brastemp, marca da holding Whirlpool, também mistura as estratégicas. “Utilizamos diversas metodologias, dentre elas design thinking e design sprint”, expõe Renato Firmiano, diretor de Marketing e Digital da empresa.

    “Utilizamos as ferramentas como facilitadoras de imersão e colaboração, focados em encontrar soluções criativas para as necessidades dos consumidores.”

    Renato Firmiano, diretor de Marketing e Digital da Whirlpool

    “Com um prazo curto e boas soluções, com os princípios do design nós conseguimos olhar para problemas que provavelmente no dia a dia não enxergamos e levantamos todos os pontos para uma tomada de decisão e seus possíveis caminhos”, conclui Renato.

    E na fintech C6, o processo acontece de forma dividida. Primeiro eles utilizam o design thinking na etapa inicial da criação do MVP (Mínimo Produto Viável). “Nesse momento, usamos tanto o papel quanto os softwares para rabiscar os itens que vão compor o MVP”, explica Gustavo Torres, head de inovação na empresa. E depois, os colaboradores da startup aplicam os métodos Scrum ou Kanban, “a fim de garantir o desenvolvimento do produto da forma mais adequada possível”.


    +INOVAÇÃO

    5 dicas para não falhar na prática do Design Thinking
    O que é Scrum e como aplicá-lo em startups?
    Gestão da inovação: como manter um ambiente favorável às novas ideias
    Já ouviu falar de Moonshot Thinking? Conheça formas de se manter inovador nos negócios

    corporate
    cultura de inovação
    Design Sprint
    design thinking
    Especial: desafios para inovar
    Metodologias ágeis
    startup
    Inovação

    Futuro ‘figital’ no Brasil: startup portuguesa lança solução para o mercado nacional

    Inovação

    Startup Nooka permite que pessoas montem um coworking no quintal de vizinhos

    Inovação

    As possibilidades de novos negócios e visão inicial do Open Banking no Brasil

    Inovação

    A inovação nos Estados Unidos vai se mudar do Vale do Silício? Tesla e Oracle já migraram

    Inovação

    Agora é possível comprar testes de Covid-19 em máquinas de vendas automáticas

    Inovação

    O próximo passo para a inovação no Brasil deve ser a metrificação, diz especialista

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR