• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    diagnosticar a inovação

    Imagem: Freepik

    embalagens inteligentes
    Empresa de Sorocaba oferece capacitação sobre embalagens inteligentes
    24 de setembro de 2020
    inclusão e diversidade
    Inovação orientada para a inclusão e diversidade
    25 de setembro de 2020
    Inovação

    Diagnosticar a inovação em empresas e startups: tem como?

    Head da Semente Negócios explica como diagnosticar a inovação em empresas e aplicar metodologias para levar negócios a novos patamares

    por Carolina Cozer em 25 de setembro de 2020

    Assim como na área médica, os diagnósticos de empreendedorismo servem para detectar sintomas e sinais de que algo está ou não dentro dos índices adequados.

    E com a inovação é a mesma coisa: nem todas as empresas estão com índices saudáveis dentro de seus processos, ou não estão utilizando os “tratamentos” (no caso, as metodologias) adequadas para a saúde da empresa.

    O Whow! conversou com César Costa, um especialista em diagnosticar a inovação em empresas. César é Head de Inovação Corporativa da Semente Negócios, empresa B2B que ajuda empresas a se tornarem mais inovadoras.

    O que é o diagnóstico da inovação?

    Segundo César Costa, diagnósticos de inovação são ferramentas que possibilitam que empreendedores enxergam com maior clareza os pontos fortes e fracos do objeto sob análise. “Por exemplo, um diagnóstico de vendas vai apontar as possíveis razões pelas quais seu desempenho está abaixo ou acima do esperado”, conta.

    Consequentemente, o diagnóstico de inovação segue esse mesmo princípio. “A complexidade em se aplicar uma ferramenta como essa é que não se pode analisar apenas uma área ou um processo da organização, e sim ter uma visão geral da mesma”.

    O objetivo, segundo César, é ter sua visão sobre quanto o ambiente interno da empresa é propício para a inovação. 

    diagnosticar a inovação

    Imagem: Unsplash

    O passo a passo do diagnóstico

    O primeiro passo é fazer o levantamento de coisas relativas à cultura organizacional, à liderança, ao acesso a recursos, à gestão do conhecimento, à governança e aos talentos e habilidades, explica o Head da Semente Negócios.

    “É importante entender quais linhas de produtos/serviços e modelos de negócios estão se tornando obsoletos, qual é a estratégia atual da organização entre outras questões da situação atual da empresa.” Além disso, é necessário olhar para fora da organização e captar quais são as macrotendências e novos players que podem impactar sua empresa.

    Depois, para compreender melhor a estratégia e gestão da inovação, a equipe da Semente conversa com as lideranças e analisam como os projetos têm sido desenvolvidos. 

    Finalmente, o resultado do diagnóstico irá apontar qual é o nível de maturidade de inovação da empresa, em uma escala de 1 a 4. Essa escala dará visibilidade de quais são as principais lacunas e o que a empresa pode implementar para solucionar essas lacunas.

    A partir disso, a recomendação de César Costa é de se criar um documento estratégico, já que a inovação deve ser descentralizada, e seus colaboradores precisam estar alinhados com sua empresa.

    A partir dessa “tese de inovação”, há o desdobramento da estratégia nos tipos de inovação que a empresa investirá com maior força – se soluções mais disruptivas ou menos; e quais serão as formas utilizadas para inovar ― conexão com startups, hub de inovação, cross-industry, cooperação com universidades, intraempreendedorismo, laboratório de inovação, etc.

    Vantagens do diagnóstico de inovação

    A maior vantagem do diagnóstico, César Costa explica, é conseguir ter a big picture da inovação na empresa, uma vez que é comum que as organizações não saibam por que não estão conseguindo inovar, ou por que os resultados da inovação não estão sendo efetivos.

    “O que mais ouvimos de executivos é ‘precisamos melhorar nossa cultura de inovação’. Será que é só isso? Será que o acesso a recurso para inovar está de fato acessível? As pessoas entendem qual é a estratégia de inovação da empresa e sabem utilizar as ferramentas para inovar?”, questiona. “O diagnóstico faz com que você identifique os gargalos para que a inovação se torne mais efetiva e sustentável no longo prazo.”

    A Semente Negócios, especificamente, utiliza uma metodologia própria chamada Corporate-up, que guia o processo de trabalho em nível estratégico nas empresas. Segundo o Head, a Corporate-up implanta um modelo de estratégia e gestão da inovação, junto a processos e formas de inovar.

    Whow Festival 2020

    Arte Grupo Padrão

    Divisões da Corporate-up

    Tese de Inovação

    Direciona a organização, busca responder como ela vai responder às tendências que a impactam em sua visão de futuro

    Portfólio de Inovação

    Estabelece o percentual a ser investido em cada tipo de inovação – core, adjacente e transformacional

    Pipeline de Inovação

    Estabelece um processo em que os projetos de inovação irão percorrer desde a originação até o lançamento, de forma que o desenvolvimento seja baseado em redução de incerteza a partir de validação de hipóteses e MVP

    KPIs de Inovação

    Estabelece métricas para acompanhar não só os resultados da inovação, mas também os seus progressos

    Diferenças no diagnóstico entre startups e grandes empresas

    Para César Costa, claramente há distinções entre os métodos aplicados em startups e empresas de grande porte.

    A startup tem, normalmente, apenas um produto ainda em construção, e está tentando validar seu negócio no mercado. Portanto, toda e qualquer estratégia deverá focar em validar seu modelo de negócios e escalar. A vantagem da startup em comparação com grandes empresas é a autonomia e agilidade que tem para fazer mudanças.

    Por outro lado, grandes empresas já possuem negócio consolidado, recursos, como qualificação de pessoal, dinheiro para investir, marca, acesso a canais de distribuição, etc, e focam na eficiência e fortalecimento do seu legado. 

    Entretanto, as grandes empresas precisam aprender com as startups a criar estruturas mais ágeis e autônomas de inovação.

    “Os projetos de inovação de grandes empresas podem se inspirar em como as startups fazem para que as grandes também possam desenvolver suas próprias startups.”

    César Costa, Head de Inovação Corporativa da Semente Negócios


    +NOTÍCIAS

    O segredo dos unicórnios para as culturas organizacionais
    Coluna: O empreendedorismo e o equilibrista
    Empoderar equipes para projetos vencedores
    Opinião: O essencial para escalar o negócio internacionalmente

    Diagnosticar a inovação
    estratégia
    metodologias
    métricas
    Inovação

    Futuro ‘figital’ no Brasil: startup portuguesa lança solução para o mercado nacional

    Inovação

    Startup Nooka permite que pessoas montem um coworking no quintal de vizinhos

    Inovação

    As possibilidades de novos negócios e visão inicial do Open Banking no Brasil

    Inovação

    A inovação nos Estados Unidos vai se mudar do Vale do Silício? Tesla e Oracle já migraram

    Inovação

    Agora é possível comprar testes de Covid-19 em máquinas de vendas automáticas

    Inovação

    O próximo passo para a inovação no Brasil deve ser a metrificação, diz especialista

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    Startups

    Startup brasileira desenvolve nova tecnologia para acesso à água durante a pandemia

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR