As capitais brasileiras concentram a maior parte das forças de inovação, tecnologia e empreendedorismo de seus Estados relacionados. E com o Rio Grande do Norte não seria diferente: sua capital, Natal, é a centralizadora de grande parte dessa potência.
Nesta matéria do especial de Whow! sobre os ecossistemas de inovação do Brasil, abordaremos o estado do Rio Grande do Norte e seus trabalhos desenvolvidos no fomento à inovação.
Jerimum Valley
Conhece o jerimum? Na maior parte do país essa palavra se refere ao fruto da aboboreira, a abóbora. Contudo, para os potiguaras, essa palavra também pode ser um “sinônimo” para empreendedorismo.
Jerimum Valley é o nome da comunidade empreendedora de startups da capital do Rio Grande do Norte. Foi criado em 2012, quando a cultura “startupeira” começou a se fortalecer no Brasil, e os empreendedores desse estado precisavam criar uma rede de apoio que alimentasse e trouxesse visibilidade para esses novos negócios.
Os objetivos do Jerimum Valley, segundo site oficial, são “fomentar, apoiar e impulsionar empreendedores de startups no desenvolvimento dos seus negócios”. A comunidade concilia empreendedores de inovação, agentes públicos e privados, instituições de ensino, instituições de fomento ao empreendedorismo e a sociedade em si, todos com um objetivo em comum: transformar a economia local e nacional através do empreendedorismo de inovação.
Em 2019 o Jerimum Valley contava com cerca de 900 membros e promoveu mais de 80 eventos presenciais e digitais para disseminar a cultura inovadora no estado.

Foto: Marcos Pena/Unsplash
GO!RN
O Jerimum Valley não é a única comunidade que compõe o ecossistema de inovação do RN. Também se destacam a Salt Valley, na cidade (ou “país”, como eles gostam de chamar) de Mossoró, na região metropolitana de Natal, e a Potiguaras Valley, em Currais Novos.
As três comunidades se mantém altamente ativas, sobretudo com evento GO!RN, que iniciou hoje (11), via plataforma online. É uma correalização do Sebrae-RN com as comunidades empreendedoras locais e demais players relacionados do estado.
O GO!RN surgiu para substituir o tradicional Startup Day, que ocorria no RN desde 2015, e precisou ser reformulado por consequência da pandemia do novo coronavírus. Nele, estão ocorrendo palestras, plenárias internacionais, exposição de startups, bate-papos entre comunidades, shows, desafios e gamificação.