A empresa de máquinas de venda automática Wellness 4 Humanity inovou ao trazer novas máquinas ao Aeroporto Internacional de Oakland, no estado da Califórnia. Mas ao invés de refrigerantes ou barras de cereais, os pontos de venda oferecem testes de COVID-19 baseados em coleta de saliva.
Para voos domésticos nos Estados Unidos, os passageiros não são obrigados a comprovar a negativação do vírus. Contudo, os centros de controle e prevenção de doenças do país estão considerando ativar essa obrigatoriedade.
Testes de Covid-19 em vending machines
Pensando nisso, a Wellness 4 Humanity decidiu dar um passo à frente e instalar máquinas em todas as regiões do aeroporto de Oakland, além de já anunciarem negociação com diversos outros aeroportos e organizações estadunidenses.
“Essas máquinas de venda automática são um marco significativo para ajudar a fornecer aos americanos acesso mais fácil a testes rápidos e precisos de COVID-19”, explicou Lian Nguyen Pham, CEO e cofundador da Wellness 4 Humanity à Forbes. “Vimos máquinas de venda automática semelhantes colocadas em áreas altamente populosas e trafegadas de Hong Kong e no Reino Unido, para ajudar a conter a propagação do vírus. Dado o aumento de casos nos EUA, esperamos lançar nossas máquinas de venda automática o mais rápido possível.”
Os kits para os tests de COVID-19 podem ser comprados nas máquinas do aeroporto utilizando leitor de QR Code em aparelhos celulares e custam US$ 149 cada. Segundo a fabricante, os resultados têm 99,99% de precisão, levando de 24 a 48 horas para ficarem prontos após envio via FedEx. Também há opção de compra e recebimento do kit em casa pela modalidade delivery.

Foto da máquina automática da empresa Wellness 4 Humanity (divulgação).
Compras através de reconhecimento facial
Outra inovação em máquinas de vendas automáticas foi desenvolvida pela empresa japonesa de bebidas DyDo, que criou um sistema capaz de finalizar compras através de reconhecimento facial ou utilizando apenas os pés.
A novidade surgiu em julho de 2020 como parte de um projeto conjunto com a gigante da tecnologia NEC, para evitar possíveis contágios de Covid-19.
A máquina permite que os usuários selecionem os produtos desejados utilizando uma foto de rosto por meio de um aplicativo de smartphone próprio, ou através de pedais instalados na parte inferior do aparelho.
A máquina também vem equipada com sistema de esterilização ultravioleta e permite pré-encomenda de produtos online.
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