• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    Mercedes-Benz

    Foto: Mercedes-Benz (Institucional)

    inovação aberta
    Novas iniciativas de inovação aberta no Brasil
    27 de novembro de 2020
    big techs
    Documentário ‘Coded Bias’ mostra o impacto dos algoritmos das big techs
    27 de novembro de 2020
    Inovação

    A tese da cultura de inovação na Mercedes-Benz do Brasil

    A multinacional de automóveis apresenta, além de veículos inteligentes, forte cultura inovadora voltada ao intraempreendedorismo

    por Carolina Cozer em 27 de novembro de 2020

    Pela primeira vez, o projeto de um caminhão brasileiro ganhou o mundo. O Novo Actros, da Mercedes-Benz, é um caminhão inteligente que flerta com os carros autônomos, dando ao Brasil ― e ao mundo ― um vislumbre do futuro dos veículos de carga.

    Com o Novo Actros e outros cases inovadores de sucesso, a Mercedes-Benz conquistou a segunda colocação no Prêmio Whow! de Inovação 2020, além de ter sido vencedora na categoria caminhões, novas tecnologias e cultura da inovação.

    “O primeiro desafio foi entender como lançar um produto distinto em um país tão diverso como o Brasil”, comenta Mauro Vieira, gerente de projetos comerciais, caminhões e ônibus na Mercedes-Benz do Brasil, na Whow! Live transmitida pelo Instagram. “O Novo Actros é o primeiro caminhão digital, que freia sozinho e não tem retrovisor. Fazer com que esse projeto funcionasse nas nossas estradas foi um desafio imenso.” 

    O Novo Actros possui câmeras que fazem leitura espacial, substituindo os retrovisores, e sistema de frenagem inteligente, capaz de detectar pessoas ou outros veículos à frente do caminhão. “São itens que mudam a vida do caminhoneiro, que já está relatando ser difícil voltar a dirigir em caminhões tradicionais depois”, afirma Vieira.

    Intraempreendedorismo na Mercedes-Benz

    Dos últimos anos para cá, muita coisa mudou no ecossistema de inovação no Brasil. “Vimos uma evolução muito interessante. A inovação aberta tem se desenvolvido e desabrochado, e podemos ver isso pelo número de investimentos de unicórnios, por exemplo. Sem dúvidas o ecossistema está amadurecendo”, diz Eric Visintainer, editor da plataforma Whow! e apresentador da live.

    Vieira, que já esteve inserido no universo das startups, vê que essa transformação do ecossistema de inovação está relacionada à forte criatividade dos brasileiros. “Vejo vários grupos que motivam e catalisam a inovação, criando negócios que geram riqueza e benefícios para a sociedade. Hoje há muitos recursos disponíveis, que eram apenas sonho há 10 anos atrás.”

    Para fomentar a inovação, a Mercedes-Benz dispõe de programas de intraempreendedorismo com seus funcionários, além do apoio e parceria com startups. “Já tivemos investimentos em startups relacionadas a caminhoneiros e também fazemos programas com startups que tenham ideias que relacionadas com nosso mundo. Também somos fornecedores e ajudamos startups a estruturarem projetos. Mundialmente, a Mercedes-Benz tem alguns programas de mobilidade e inovação com um olhar mais voltado para aquisições”, compartilha.

    Dentro da empresa, o programa de intraempreendedorismo se dá através de uma incubadora particular, em que qualquer funcionário pode sugerir ideias e tentar ser incubado. “Os funcionários votam nas melhores ideias na intranet. As mais votadas vão para o pitch day na presença de todo o corpo C-Level da empresa. É um momento em que estagiários e executivos estão lado a lado, apresentando suas ideias em busca de funding”, diz o gerente de projetos.

    As melhores ideias a passarem pelo pitch day são implementadas e futuramente apresentadas para toda a empresa.

    Mercedes-Benz

    Mercedes-Benz ganha prêmio de inovação com Novo Actros, caminhão inteligente que emula um veículo. Foto: Mercedes-Benz (Institucional)

    A inovação disseminada

    “O primeiro ponto é ter os C-Levels com esse mindset aberto a experimentar”, ensina Vieira sobre como ser inovador em uma empresa. “Esse primeiro imput tem que vir de cima. A partir daí se começa a ter erros e acertos, e mais pessoas vão embarcando e começando a perceber como as inovações podem ser benéficas para seus próprios setores. Abrir a mente das pessoas pelo exemplo ― isso vai contagiando as pessoas”, diz.

    O gerente reforça que, quando a liderança está engajada na inovação, com senso crítico sobre onde e quando investir, essa cultura ágil se forma naturalmente. “Foi um passo incrível mostrar aqui dentro que qualquer um pode empreender. Então não temos uma área de inovação, e sim uma comunidade de pessoas que a compõem, de modo transversal e aberto para todos.”

    Por fim, para disseminar a cultura da inovação em empresas de qualquer tamanho, Vieira sugere que uma mentalidade consistente voltada à resolução de problemas.

    “Inovar por inovar não te leva a lugar nenhum. Fazer com que os funcionários sejam instigados a buscar soluções de problemas reais sim. A partir daí, isso começa a desencadear nas pessoas o desejo de criar coisas mais complexas, de ir além. Desse jeito elas começam a imaginar novos negócio e novos produtos”

    Mauro Vieira, gerente de projetos comerciais, caminhões e ônibus na Mercedes-Benz do Brasil


    +NOTÍCIAS

    6 diretrizes para promover a inovação nas empresas
    Novas iniciativas de inovação aberta no Brasil
    Conheça os dados e obstáculos do empreendedorismo e da inovação no Brasil, segundo o IBGE
    Saiba como é o nível de diversidade no ecossistema das startups brasileiras

    Inovação
    intraempreendedorismo
    Mercedes-Benz
    Inovação

    Conheça o ecossistema de inovação no Piauí

    Inovação

    Um modelo de negócio inovador no setor da música

    Inovação

    Veja os benefícios do crowdsourcing para a inovação

    Inovação

    Soluções de IoT impulsionam setor varejista

    Inovação

    Cidades de 15 minutos: a nova tendência em cidades inteligentes

    Inovação

    Web Summit: A inovação baseada no design para a era da excelência

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    Startups

    Você sabe o que são bantechs?

    Startups

    As healthtechs representam uma luz no fim do túnel para o setor da saúde?

    Startups

    16 aportes e 12 aquisições em novembro

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR