Inovação de processos: aprenda com a Ford - WHOW

Eficiência

Inovação de processos: aprenda com a Ford

Inove os processos em sua empresa. Conquiste melhores resultados. Confira aqui as melhores dicas para inovação e o case de Henry Ford

POR Redação Whow! | 28/05/2021 17h11

Não é nenhuma novidade que a Ford é pioneira no quesito inovação de processos. A montadora de automóveis é uma empresa que sempre pensou nas melhores formas de conquistar os grandes resultados na linha de produção. Afinal, com um mundo cada vez mais digital e conectado, todo negócio precisa reinventar sua forma de trabalho, se pretende continuar presente no futuro do mercado.

Quer saber se sua empresa está alinhada com esse conceito? E como aplicá-lo para garantir os melhores resultados? Continue a leitura e descubra!

O que é inovação de processos?

Como o próprio nome diz, a inovação de processos se dá quando uma empresa altera alguns aspectos no fluxo de trabalho. Sempre com o intuito de buscar melhorias para conquistar melhores resultados. Apesar de poder interferir na qualidade do produto, não necessariamente estas mudanças irão interferir no resultado final da empresa. Portanto, estas melhorias podem focar muito mais em matérias-primas, estoque, fornecedores e funcionários, por exemplo.

Esse aprimoramento da produção já se mostra necessário desde a Revolução Industrial. Na qual, a inserção de máquinas, permitiu que muitos processos fossem feitos de maneira mais eficiente e rápida. Dessa forma, aumentou a eficácia e produtividade de muitas empresas. Ainda hoje, esse momento histórico é tido como um dos maiores momentos de inovação do ambiente trabalhista. Pois trouxe melhorias que vão desde a linha de produção, até na forma de trabalho.

Para se ter uma noção da relevância da inovação de processos, tente imaginar a fabricação de carros, antes das máquinas. Tudo era feito de maneira muito mais manual, cada carro levava anos para ficar pronto.  Com a chegada do Fordismo, as empresas passaram a inserir máquinas no próprio fluxo de trabalho, assim, os sistemas de produção ficaram muito mais ágeis. Neste sentido, tornou a linha de montagem um modelo ideal para quem detinha empresa na época. Apesar desse conceito ser antigo, utilizar a inovação de processos é sempre bem vindo para aquelas empresas que desejam melhores resultados.

Como essa técnica pode auxiliar seu negócio?

Primeiramente, é preciso ter consciência que essa implantação deve ser feita de forma harmônica. Nenhum setor ou profissional deve se sentir lesado com essas mudanças. Afinal, são benefícios para a empresa, portanto os funcionários têm que estar satisfeitos.

Com a inovação de processos colocada de forma bem-sucedida, a empresa irá barrar estagnação a respeito do mercado de trabalho. Dessa forma, poderia atuar de forma direta em processos que permitam alcançar melhores resultados econômicos. Assim, essa estratégia permite a sobrevivência do negócio, em meio às diversas mudanças que o mundo corporativo sofre todos os dias. Principalmente numa época em que o uso de tecnologia pauta cada vez mais as mudanças que irão acontecer na sociedade.

Nesse sentido, a gestão da inovação aparece como uma alternativa para as organizações se ajustarem perante as novas demandas. Atualmente, estas exigências aparecem mais no âmbito social e ambiental. Visto que os clientes estão cada vez mais exigentes nesse sentido, pois são assuntos emergentes na nossa sociedade.

Ou seja, sem inovar de maneira organizada e sistematizada, fica impossível alcançar estas metas que o mercado exige. Além desses serem motivos suficientes para aplicar a inovação de processos na empresa, vale a pena destacar que essa prática permite impulsionar operações de um negócio. Ou seja, através dele, é possível alcançar melhorias de vendas e até solucionar problemas mais facilmente

Portanto, é essencial que líderes e gestores compreendam que não é tarefa fácil implementar estas inovações. É normal que apareçam dificuldades, como a resistência de funcionários, dificuldade de compreender as novas ferramentas, entre outros. Mas assim que toda equipe aderir à causa, os resultados serão muito vantajosos para empresa e, consequentemente, para todos.

Quando aplicar a inovação em processos?

Em suma, quando o seu negócio estiver precisando de melhorias no sistema de produção. Ou apenas quando sentir que é preciso tornar o fluxo de trabalho mais ágil e eficiente.

Inovação de processos e o sucesso de empresas

Independente do nicho de mercado que a sua empresa está inserida, cada vez há mais concorrência de produtos disponíveis. Em outras palavras, aquelas corporações que não apostam em desenvolver e melhorar suas técnicas, ficarão desatualizadas. Novas tecnologias e inovações surgem quase que diariamente, muitas com o intuito de melhorar de alguma forma o fluxo dos processos.

As empresas que passam a utilizar essas melhorias, no geral, garantem mais sucesso em comparação com suas concorrentes. Além disso, é válido ressaltar que se a sua empresa tiver condições, vale a pena investir em projetos de desenvolvimento de inovações para o mercado. Pois assim, além do seu negócio ser pioneiro, poderá moldar as novas tecnologias especificamente para suas demandas.

Exemplo prático: Case Ford

Conforme já citado, um dos exemplos mais conhecidos de inovação no processo foi o modelo criado por Henry Ford em 1913. O empresário enxergou uma oportunidade de melhorar o fluxo da sua empresa, através do uso de máquinas na linha de montagem. Dessa forma, a Ford passou a montar seus veículos em uma linha de produção.

Essa inovação passou a permitir que vários operários pudessem trabalhar de maneira sequencial. Ou seja, cada um era responsável por uma parte específica do processo. Resultando assim, numa produção mais ágil e eficiente. Na época, o tempo necessário para produzir um carro era de 12 horas, com a inovação do Fordismo, passou para 90 minutos. Um número que representa uma grande revolução no modelo de trabalho industrial.

Assim, fica evidente porque é um modelo utilizado até hoje, uma vez que foi uma mudança que beneficiou os consumidores, pelo fato de ter abaixado o preço da produção, e ainda permitiu que a Ford se tornasse um dos maiores nomes no mercado automobilístico até hoje. Por fim, podemos compreender como a inovação de processos pode auxiliar toda e qualquer empresa que deseja melhores resultados.

A implementação dessa prática tem como resultado um aumento na produtividade, e ainda satisfaz o público que está cada vez mais exigente. Dessa forma, fica evidente que a relevância dessas mudanças é extrema para negócios que desejam estar mais alinhados com o que o mercado pede. Se você gostou desse artigo, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos diariamente no seu e-mail