Inspiração: bares e restaurantes inovadores pelo mundo - WHOW

Inovação

Inspiração: bares e restaurantes inovadores pelo mundo

Existem poucas certezas no mundo neste momento. A situação exige dos empreendedores flexibilidade, resiliência e, em alguns casos, reinvenção. Especificamente no setor de alimentos, as ideias inovadoras para bares e restaurantes estão em máximo movimento. Como são estabelecimentos de interação social, os bares e restaurantes foram obrigados a interromper ou reduzir de modo considerável o […]

POR Redação Whow! | 27/04/2021 17h59

Existem poucas certezas no mundo neste momento. A situação exige dos empreendedores flexibilidade, resiliência e, em alguns casos, reinvenção. Especificamente no setor de alimentos, as ideias inovadoras para bares e restaurantes estão em máximo movimento.

Como são estabelecimentos de interação social, os bares e restaurantes foram obrigados a interromper ou reduzir de modo considerável o atendimento presencial ao público desde o início da pandemia.

Agora, mesmo com a circulação voltando em muitos lugares, ainda são necessários cuidados bastante específicos. Os consumidores precisam se sentir seguros, então não há outro caminho além de se adaptar e apostar em inovação! 

Ideias inovadoras para bares e restaurantes: por onde começar?

Qualquer ideia inovadora deve partir de um propósito. Antes de pensar exatamente em soluções, é necessário entender quais são os problemas que precisam ser resolvidos.

No caso de bares e restaurantes, há alguns pontos em comum que surgiram ou se intensificaram com a pandemia, tais como:

  • Redução de custos;
  • Novas fontes de receita;
  • Logística de entrega;
  • Modelos de relacionamento com o cliente.

A tecnologia é, de fato, uma grande aliada no processo de inovação, mas também existem dois outros aspectos que sustentam a aplicação de ideias inovadoras em bares e restaurantes:

1. Equipe

O atendimento é fator crucial em bares e restaurantes. Uma ideia inovadora só alcançará resultados satisfatórios com o envolvimento da equipe. Por isso, é necessário alinhar todos os membros do time em direção ao mesmo objetivo, garantindo que a mensagem chegará de forma clara aos consumidores.  

2. Ambiente

Receber os clientes no estabelecimento, nas condições em que estamos vivendo, requer atenção especial ao ambiente. Em todos os ambientes, as normas sanitárias devem ser seguidas à risca, sem perder de vista o conforto e a funcionalidade de atendimento.

Os preparativos incluem acertar a iluminação e acrescentar detalhes surpreendentes à decoração. 

No bar nova-iorquino Brand Library, por exemplo, o ambiente faz referência a uma biblioteca, o que já é capaz de transformar a experiência do cliente. Pode parecer que inovação em bares e restaurantes só é possível com alto investimento, mas, estimulando a criatividade, é possível fazer mudanças efetivas sem comprometer o orçamento.

Ideias inovadoras para bares

Drinks originais

Vale a pena atualizar o menu de drinks e inserir opções inusitadas, com ingredientes exóticos e misturas inéditas ou com inspirações temáticas.

Bebidas artesanais

Criar uma rede de fornecedores locais ajuda a oferecer bebidas artesanais, como vinhos e cervejas, atendendo a paladares mais exigentes. Além disso, é muito importante contribuir com a sustentabilidade da economia local, especialmente durante a pandemia.

Múltiplas experiências

Se o movimento no bar diminuiu, talvez seja necessário ampliar as frentes de atuação do negócio. Além do atendimento noturno, o bar pode abrir durante o dia com um serviço diferenciado. Oferecer brunch aos domingos, por exemplo, pode ser uma ideia inovadora.

Ao apostar em um novo serviço, é importante manter a proposta do negócio. No caso do brunch, há espaço para venda de bebidas e o ambiente do bar pode ser facilmente adaptado para atender os clientes.

Eventos de degustação

Realizar noites especiais de degustação não é apenas uma ideia inovadora, mas com grande potencial de receita. Com a expertise do bar em selecionar as melhores bebidas de cada categoria, as degustações podem ser específicas, abrangendo apenas cervejas, vinhos, espumantes ou whisky, por exemplo.

São duas grandes vantagens: é possível solicitar confirmação de presença, o que facilita a gestão de atendimento, e cobrar um valor diferenciado pela exclusividade.

Entrega de insumos

E se o cliente preferir apreciar drinks especiais na sua própria casa? Essa ainda será uma realidade por bastante tempo e os bares precisam atender a demanda.

A entrega de insumos nas quantidades exatas, junto a um passo a passo de preparo, é uma inovação que amplia o público atendido pelo bar. Além disso, há grande chance dessa ação se refletir positivamente em termos de marketing.

Ideias para restaurantes

Cardápio on-line

Essa inovação se tornou praticamente necessária para restaurantes durante a pandemia. O cardápio on-line facilita os pedidos de entrega e retirada, além de reduzir o contato físico durante os atendimentos presenciais.

Há diversas formas de disponibilizar cardápio on-line: no site oficial do restaurante, em redes sociais, totens com QR code ou aplicativos específicos.

Menus democráticos

Os restaurantes precisam contemplar os mais variados públicos e dietas no menu que oferecem. Um exemplo são os pratos vegetarianos, que possuem um público cativo. Em 2018, 14% da população brasileira se declarou vegetariana, segundo dados do IBOPE. Desde 2012, o percentual cresceu 75%.

Na Dinamarca, o renomado chef Rasmus Kofoed abriu o restaurante Angelika em junho de 2020. Mesmo durante a pandemia, o estabelecimento com cardápio totalmente à base de plantas se tornou um sucesso.

Parcerias com produtores

Mesmo antes da pandemia, a prática do farm-to-table – da fazenda ao prato – já estava se tornando comum entre os restaurantes. A ideia é oferecer pratos feitos a partir de ingredientes frescos, que, preferencialmente, são produzidos localmente.

Com o isolamento social, a relação entre restaurantes e produtores se estreitou ainda mais e permitiu inovações conjuntas.

Em Lisboa, Portugal, o restaurante Prado iniciou a entrega de cestas de produtos durante o período em que precisou fechar as portas. Os clientes recebiam em casa vegetais orgânicos fornecidos por parceiros, além de pães e outros preparos.

Apresentação

A experiência de ir a um restaurante é multissensorial. Todos os sentidos precisam ser despertados de forma agradável e cativante. É por essa razão que a apresentação dos pratos precisa ser um ponto de atenção nos restaurantes.

A inovação já começa pela escolha das louças, que podem fugir ao senso comum. Peças antigas costumam encantar os clientes e costumam ser encontradas em lojas de usados. Em propostas mais ousadas, até mesmo peças que não pertencem ao universo da cozinha podem ser utilizadas para a apresentação de um prato.

A importância da inovação

Com todas essas ideias inovadoras para bares e restaurantes, já fica evidente que existe uma capacidade imensa de experimentação no segmento. Inovação é um ponto essencial para negócios que atuam em setores dinâmicos, que possuem contato direto com o consumidor.

São muitas as tendências que afetam bares e restaurantes. É necessário manter o olhar à frente e desenvolver a capacidade de criar e testar soluções. Durante a pandemia, inovar é uma condição de sobrevivência. São condições particulares que ensinam a como atuar de forma criativa e colaborativa.