Como a IA na prática pode beneficiar o seu negócio? - WHOW

Tecnologia

Como a IA na prática pode beneficiar o seu negócio?

Neste conteúdo, conheça o contexto atual e histórico da Inteligência Artificial e saiba como a IA já se aplica aos negócios brasileiros

POR Redação Whow! | 07/05/2021 12h00

Existem alguns temas que não podem ser ignorados pelos empreendedores, mesmo que pareçam pertencer a uma realidade distante. A Inteligência Artificial, também conhecida pela sigla IA, faz parte dessa lista de tópicos essenciais para qualquer negócio.

No Brasil, a IA está em estruturação e tem muito espaço para se desenvolver. Os investimentos crescem a cada ano – segundo estimativa da IDC, consultoria especializada em inteligência de mercado, o aporte em IA no país pode chegar a R$2,4 bilhões este ano.

Em termos de regulamentação e incentivos, ainda há um caminho a ser trilhado pela frente. Acaba de ser publicada pelo governo federal a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial e, no Congresso Nacional, tramitam dois projetos de lei (PL 5051/19 e PL 2120/20) específicos sobre o assunto.

Imersas nesse contexto, as empresas precisam compreender como podem se beneficiar com a IA. Ao que tudo indica, a Inteligência Artificial vai se disseminar em ritmo veloz, e a sua empresa tem muito a ganhar com isso.

O que é IA?

Os computadores podem pensar? Esse questionamento foi levantado por Alan Turing, conhecido como pai da computação, em 1951. Mesmo que ainda não soubesse, o cientista já estava trazendo indícios sobre o que significa Inteligência Artificial.

Nas décadas de 70 e 80, surgiram algumas primeiras experimentações de sistemas especialistas. Mesmo sem muito sucesso na época, ali estava um embrião do que, mais adiante, daria origem às soluções refinadas de IA a que temos acesso hoje.

Para entendermos o que é IA no contexto atual, precisamos desdobrar alguns termos comuns na área. Um deles é Machine Learning (ML), ou aprendizado de máquina, que se refere a técnicas que fazem programas aprenderem com os dados que processam.

O aprendizado profundo – Deep Learning (DL), em inglês – é considerado um avanço do ML, porque opera a partir de softwares que recriam a estrutura de um cérebro.

Cria-se uma rede neural, com neurônios artificiais em três camadas: uma em que os dados são inseridos, outra em que são processados e uma terceira que disponibiliza os resultados.

Com base nessa explicação, como podemos resumir o que é IA?

Um conjunto de algoritmos que permite às máquinas realizar determinadas tarefas e aprender com as experiências. Assim, é possível processar um volume imenso de dados em alta velocidade, identificar padrões e ter acesso a informações de valor estratégico.

Mesmo em um ambiente complexo como a tecnologia, está claro que todas as empresas e a sociedade são favorecidos com o desenvolvimento das soluções em IA.

Como e quando aplicar IA na sua empresa

Pode ser que toda essa explicação tenha reforçado a ideia de que IA está fora do contexto das pequenas e médias empresas. Mas você vai perceber que não é bem assim.

Diversas startups estão direcionando esforços para oferecer soluções de IA a negócios de portes e segmentos variados.

Em algum momento, você vai sentir a necessidade de buscar softwares que resolvam problemas específicos de forma muito mais rápida e precisa do que o ser humano. Esse é o indicativo de que a sua empresa pode encontrar vantagens na IA.

Se você está com dificuldade para visualizar cenários, veja alguns exemplos de utilização da IA na prática:

Pesquisa de preços

A tecnologia de IA pode ser muito útil para coleta de preços. Essa é uma tarefa bastante operacional e que demanda um tempo considerável se for realizada manualmente.

Os robôs de Inteligência Artificial ajudam a buscar preços nas mais diversas fontes, tanto em fornecedores, no caso de compras, como em concorrentes, para estudos de mercado.

Contratos mais ágeis e seguros

Se você presta um serviço complexo, que exige contratos cuidadosos com pessoas físicas ou jurídicas, a IA pode ser uma boa aliada na segurança do processo.

Os softwares apoiam a aceleração de etapas como levantamento de certidões e análise de conduta ética, que exigem acesso a inúmeros documentos, além do cruzamento de informações.

Essa funcionalidade também se aplica a contratações de pessoas para integrar a sua equipe ou parcerias com fornecedores.

Análise de fraudes

Mais um ponto essencial para a sustentabilidade dos negócios que pode ser muito aprimorado com a aplicação de IA.

Os robôs que analisam fraudes já são muito comuns em bancos e empresas que oferecem cartão de crédito, porque possibilita a identificação rápida de quebra nos padrões usuais de consumo.

Se você aposta em um programa de fidelidade, por exemplo, a análise efetiva de fraudes pode evitar um grande prejuízo.

Principais setores contemplados pela IA no Brasil atualmente

A atuação da Inteligência Artificial segue duas frentes, que mostram o enorme potencial de beneficiamento para empresas de todos os segmentos:

  • Inteligência de negócio, com análise de dados e geração de insights estratégicos.
  • Automação de determinadas atividades.

Alguns setores já estão explorando essas duas formas de aplicação da IA no Brasil. Veja quais são os principais:

Agricultura

Já não é mais preciso esperar o clima dar sinais de que a chuva vai chegar. Os robôs de IA monitoram as condições meteorológicas e permitem um planejamento muito mais efetivo da lavoura.

Outros aspectos também podem ser inspecionados constantemente, mesmo em plantações de larga escala.

Com o auxílio da IA, é possível aumentar o grau de previsibilidade da colheita e reduzir a incidência de surpresas desagradáveis.  

 Indústria

Todos os processos que compõem a produção de uma indústria são passíveis de melhorias com IA.

Contagem e classificação de produtos, coleta de dados para manutenção preditiva, detecção de falhas, automatização de linhas de montagem – cada etapa ganha eficiência, o que certamente se reflete em melhores resultados.

Saúde

Empresas e profissionais de saúde são um dos focos principais no desenvolvimento de tecnologia e robôs inteligentes.

Com IA, é possível avançar em respostas para diagnósticos incertos, análise de exames que detectam anomalias como câncer, além de automatização de protocolos e triagens.

Gestão de recursos humanos

Em todos os setores, a tecnologia de IA apoia a execução de processos seletivos, melhorando a assertividade das contratações.

Além disso, também serve como suporte para garantir a diversidade da equipe, com entrevistas em vídeo realizadas sem identificação dos candidatos, por exemplo.

No quesito desempenho e clima organizacional, a IA pode ser utilizada para acompanhar tudo que envolve a vivência dos colaboradores na empresa.

Se essa leitura abriu os seus olhos para o potencial que a IA tem para alavancar o seu negócio, acompanhe as tendências e os lançamentos do mercado e não perca de vista as discussões que direcionam os princípios éticos para utilização desse recurso.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e sempre ter acesso a dicas importantes para aprimorar esse processo!