A Xiaomi, fabricante chinesa de eletrônicos e eletroportáteis, está de olho na energia solar. A empresa trará mais inovações em sua linha de aparelhos através de uma nova patente: um celular que carrega através de uma célula fotovoltaica.
A empresa registrou o novo conceito no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (ou WIPO, na sigla em inglês).
A aposta em energias renováveis agora poderá passar também pelo nosso smartphone, não apenas nas antigas calculadoras. Ainda não se tem dados sobre a eficiência do carregamento, mas deixa os aficcionados por tecnologia empolgados com as possibilidades.
A Xiaomi não anunciou a data de lançamento. Mas apenas a patente já gerou comentários na comunidade de tecnologia internacional. Principalmente porque o design é similar aos aparelhos existentes no mercado, abrindo novas possibilidades de liberdade de uso do equipamento. Os comentários também levam em consideração a falta de câmeras ou sensores de digitais aparentes na patente registrada.
Outras tentativas
Outras empresas, como a Samsung já tentaram usar energia solar para carregar seus aparelhos. Até o momento não houveram sucessos de mercado ou de uso. O desafio continua sendo a eficiência da energia.
Nós aqui continuaremos na expectativa. Ansiosos pelas possibilidades, caso consigam de fato tornar o aparelho independente das tomadas. Agora é esperar para ver.