• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    tendência

    Foto (Pixabay)

    professores
    5 startups que apoiam os professores em sala de aula
    15 de outubro de 2019
    Cubo
    12 startups do Cubo Itaú para ficar de olho
    15 de outubro de 2019
    Global Trends

    Tendências e o futuro da Internet das Coisas

    A IoT não é o futuro, ela já é o presente. Saiba qual será a cara dos objetos conectados nos próximos anos, e entenda a necessidade de regulamentações

    por Carolina Cozer em 15 de outubro de 2019

    Como em qualquer outra inovação tecnológica, a Internet das Coisas (IoT) está passando por um período de declínio do hype, e ascensão do foco em operações, geração de padrões, regulamentos e protocolos, que podem moldar as tendências futuras do setor e impactar o nosso cotidiano.

    Para quem não está familiarizado com o termo IoT, ele se refere a todos os objetos não-óbvios que possuem (ou têm potencial para ter) algum tipo de informação via Internet, como geladeiras que efetuam um pedido online automaticamente ao detectar que produto está acabando, ou um ar condicionado que pode ser ligado via mobile quando seu usuário estiver saindo do trabalho, para que chegue em casa já com a temperatura de seu agrado.

    “Assim como nossa visão, audição, olfato, tato e paladar permitem que nós, humanos, entendamos o mundo, os sensores [de IoT] permitem que as máquinas entendam o mundo”

    iotforall.com

    Segundo uma pesquisa da Gartner Research, existe a tendência de que o número de coisas conectadas à Internet chegará a 20,4 bilhões até 2020 e, em 2021 esse número aumentará para 25 bilhões. Com a redução do hype sobre o IoT, o custo dos sensores deverá cair nos próximos anos, causando um crescimento numérico no setor.

    tendência

    Foto (Unsplash)

    As principais tendências de IoT que vão impulsionar a inovação

    Segurança: a segurança é a maior preocupação atual do segmento, pois os sensores para IoT carregam uma enorme quantidade de dados, e têm um grande risco de serem invadidos. Um estudo da Transition Technologies PSC aponta que aprimorar a criptografia desses dados é prioridade para que o mercado possa continuar crescendo.Os desafios críticos serão adicionar diversas camadas de proteção, detectar possíveis brechas e proteger os dados de produção e de propriedade intelectual dos usuários;

    6G e ampliação da rede: segundo a Forbes e a Computerworld um dos principais fatores que impedem a propagação da IoT, além da segurança, é a falta de redes de dados móveis de alta velocidade e estáveis, que possam tornar as operações mais funcionais e ampliar sua disponibilidade. Com a propagação da Internet 5G — 20 vezes mais rápida que o normal –, e o desenvolvimento da 6G, isso se tornará realidade. Cidades inteligentes, carros autônomos e transportes públicos se beneficiarão da junção entre IoT e o aumento de banda disponível, tornando essas tecnologias viáveis e consolidadas;

    Varejo e CRM: de acordo com uma análise de tendências da GetApp, outra tendência, com a evolução dos sensores IoT, será muito mais fácil personalizar experiências de compra, gerando sugestões de produtos personalizados de acordo com necessidades específicas dos clientes, por exemplo: objetos que preveem quando o consumidor está enfrentando dificuldades de uso, ou quando está prestes a expirar, e acionam automaticamente chatbots de suporte ou de vendas; etiquetas de identificação por radiofrequência, que fornecem informações importantes sobre o inventário de produtos; facilitadores de navegação em lojas de varejo, que apontam exatamente onde está o produto desejado; promoções personalizadas de marketing de forma automática e precisa de acordo com tendências e dores locais;

    tendência

    Foto (Freepik)

    Saúde e medicina: sensores IoT poderão ser colocados diretamente no corpo de pacientes para monitoramento da saúde e diagnóstico, provendo informações em tempo real. Caso o sensor detecte algum número preocupante, uma mensagem é enviada automaticamente para o paciente e seu médico, agilizando procedimentos e tendo maior eficácia em casos emergenciais. Lentes de contato conectadas, sensores ingeríveis e smartwatches detectores de hormônios da depressão também poderão aparecer em um futuro breve, segundo publicações da Econsultancy e da DZone;

    Indústrias: de acordo com a The IoT Magazine, a agricultura será uma das grandes beneficiadas, com sensores que podem prever mudanças climáticas, medir a qualidade do ar, a temperatura e umidade, coletando informações do ambiente e fornecendo a agricultores (ou até mesmo a regadores inteligentes) que direcionam a quantidade correta de água de acordo com a necessidade em tempo real. Também poderão surgir tratores autônomos mais seguros, que carregam upload de mapas em seus sensores, garantindo maior precisão nas operações não-humanas;

    Alimentação: um artigo da Supply Chain Beyond mostra que mais uma tendência virá dos estoques e geladeiras inteligentes que alertam quando um produto está faltando, ou próximo do prazo de validade, serão cada vez mais comuns, evitando desperdícios e otimizando operações. Manter-se de acordo com as normas sanitárias também será um processo automatizado, através de termostatos inteligentes, que controlam dados de temperatura ou contaminação;

    Nuvens e computação de borda: a nuvem pode parecer muito prática, mas não é a infraestrutura mais adequada para a IoT, pois requer muita largura de banda, e seus custos acabam sendo altíssimos. O estudo da Transition Technologies PSC também indicou a tendência em que o armazenamento passará a ser feito em arquiteturas de ponta, onde tráfego na rede é reduzido e os custos de banda são minimizados. Mas a própria tecnologia de ponta deve mudar de formato nos próximos anos, se tornando uma arquitetura de “malha” mais flexível, compreendendo uma ampla gama de dispositivos e serviços conectados; e

    Mudança de nome: em uma entrevista à PCMag, o vice-presidente e analista principal da Forrester Research, Frank E. Gillett, afirma que o próprio termo “Internet das Coisas” poderá sofrer mudanças nos próximos anos, uma vez que já está sendo cada vez menos usado. Como se trata de um conceito que está sendo incorporado naturalmente no nosso cotidiano, deve receber algum termo mais transparente e descritivo, como “produto conectado”, ou “objeto conectado”, por exemplo.

    tendência

    Foto (Pixabay)

    Por que regulamentar?

    Todas as inovações podem ter riscos envolvidos. Além das preocupações com roubos de dados e de propriedade intelectual, há muitos outros fatores que precisam ser controlados nesse momento de expansão de coisas conectadas. Aqui estão alguns pontos abordados em um artigo publicado na CNN:

    Dispositivos físicos, como marcapassos e outros sensores acoplados no corpo humano poderão ser passíveis de roubo, botando em risco a vida humana;

    A alta demanda de produção autônoma poderá resultar em reduções drásticas de empregos;

    A alta complexidade dos devices poderá acarretar falhas mais complexas;

    Padrões de compatibilidade internacional precisarão ser estabelecidos;

    Será preciso instalar softwares que recebam patches de atualização para controle de alterações nos sensores; e

    São mais perigosos e imprevisíveis que computadores tradicionais, pois sentem o mundo ao nosso redor, e o afetam de maneira física direta.


    +TENDÊNCIAS

    Tendências tecnológicas e o seu impacto no mercado de turismo
    Tendência no mundo, home office é um dos benefícios mais procurados, segundo pesquisa
    O fim da improdutividade: como as startups combatem a ineficiência no mundo corporativo
    Inovação é o principal fator de valorização das marcas no Brasil, aponta estudo

    Alimentação
    indústria
    infraestrutura
    internet das coisas
    Saúde
    segurança
    Tecnologia
    Tendências
    varejo
    Global Trends

    Tendências: veja os próximos passos no mercado B2B

    Global Trends

    Saiba onde estão as próximas oportunidades dos bancos digitais

    Global Trends

    Você sabe o que são as Organizações Orgânicas?

    Global Trends

    Tendências estratégicas de tecnologia para 2021

    Global Trends

    5 grandes tendências para 2021 ― segunda parte

    Global Trends

    5 grandes tendências para 2021 ― primeira parte

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR