• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    Game

    Foto Carl Raw /Unsplash

    Marketing
    Influenciando quem influencia
    25 de julho de 2019
    produtos de limpeza
    A tecnologia pode ser sustentável?
    25 de julho de 2019
    Global Trends

    Como a Riot faz com que jogadores de LoL se sintam no game quando precisam de suporte

    Empresa global de games fez parceria com a brasileira Liq para oferecer atendimento personalizado de jogadores para jogadores

    por Leonardo Guimarães em 25 de julho de 2019

    *Fotos Renato Nascimento

    League of Legends é um dos jogos mais famosos do planeta. Quem não conhece um jovem que joga provavelmente conhece poucos jovens. O game chegou ao Brasil há sete anos e hoje tem um grande campeonato, o CBLoL – Campeonato Brasileiro de League of Legends.

    Para entender como funciona o jogo, pense no Rouba-Bandeira, ou Pique-Bandeira, ou Capturar a Bandeira, como preferir. Duas equipes com personagens de designs e habilidades únicos lutam pela conquista do campo de batalha. Ganham estratégia e velocidade combinadas.

    O LoL é jogado online gratuitamente. Não à toa é o game para PC mais jogado no mundo.

    Aqui vão alguns números que nos ajudam a entender a dimensão desse fenômeno:

    São mais de 100 milhões de jogadores no mundo inteiro;

    O Brasil é o sexto país em número de jogadores;

    A final do Campeonato Mundial de 2018 teve 99,6 milhões de espectadores;

    A premiação da Riot Games, dona do jogo, foi de US$2,25 milhões no mundial;

    Os fãs ainda arrecadaram mais US$4,2 milhões para as equipes;

    O sucesso do jogo é uma das conquistas da Riot Games, que desenvolveu a plataforma. A empresa monetiza o game vendendo várias ferramentas que podem ser utilizadas dentro do jogo.

    Um dos maiores desafios para a companhia é dar suporte aos mais de 100 milhões de consumidores que gostam do jogo. Diego Martinez, diretor de operações da Riot Games, contou durante palestra no último dia de Whow! Festival de Inovação como a empresa atende os jogadores dando a eles uma experiência personalizada, sem scripts e que usa a linguagem dos jovens de 16 a 30 anos – público médio do jogo.

     

    O perfil dos jogadores de LoL no Brasil

    85% têm entre 16 e 30 anos;

    60% têm curso superior completo;

    85% acompanham o Campeonato Brasileiro de LoL – CBLoL;

    52% afirmam que gostam mais de esportes eletrônicos que os tradicionais, como futebol e basquete.

    Os agentes são jogadores

    Para uma experiência agradável de atendimento não faria sentido contratar pessoas que não jogam LoL. Isso pode parecer óbvio, mas é um dos fatores que mais fazem a diferença no atendimento da Riot. A empresa se uniu à Liq para dar suporte aos jogadores e a parceria só rendeu bons frutos.

    “Quando um jogador entra em contato conosco quer ter contato especializado, quer entender coisas que são muito específicas. Se o atendente não for um jogador será uma experiência limitada. A gente espera que essa pessoa tenha conhecimento muito profundo do produto”, diz Martinez.

    “Quando um jogador entra em contato conosco quer ter contato especializado, quer entender coisas que são muito específicas. Se o atendente não for um jogador será uma experiência limitada”

    Para a Liq, foi um desafio contratar pessoas com este perfil. “É um perfil muito diferente do que nós tínhamos. No fim, tínhamos 23 inscritos por vaga neste processo”, conta Cristiane Kakinoff, gerente de controle de qualidade da Liq.

    Tamo junto

    Não existem scripts nas conversas entre atendentes e jogadores. A Riot fez esta escolha para que os consumidores se sintam valorizados e os profissionais tenham liberdade. Emojist, figurinhas e memes são muito bem-vindos no atendimento.

    “Estimulamos investir mais tempo no atendimento para surpreender os jogadores”, explica Martinez. Para Cristiane, é importante fazer com que o consumidor entenda que os atendentes têm a mesma paixão que eles e esta é uma das formas de demonstrar isto.

    Diego Martinez, Diretor de Operações Riot Games

    Automação + Personalização

    Ainda que o consumidor queira a proximidade de um atendimento especializado, há momentos em que a Riot precisa dar retorno imediato a ele. Imagine o que seria da equipe de atendimento se precisasse resolver todo dia situações como a interrupção de serviço de operadoras, coisa que acontece todos os dias no Brasil.

    Para atender a este tipo de chamado a empresa se vale da automação e usa inteligência artificial para mapear a jornada do jogador e poder atende-lo mais rapidamente.

     

    Presença nos canais que importam

    Para a Riot não faria sentido que a parceria com a Liq englobasse o atendimento por telefone, já que é um canal que os gamers não usam tanto quanto a internet. Por isso, as empresas concentram as forças no e-mail e chat, canais que fazem sentido para os jogadores de LoL.

    “Queremos entender onde ele está. Não descartamos entrar no WhatsApp e em breve teremos mais canais para garantir que estejamos em contato com o jogador”, avisa Martinez.


    +GAMES

    A disputa pelo mercado de games no Brasil
    Descubra os benefícios dos games na educação
    6 Segmentos que já apostam alto no uso da realidade virtual
    Como ser um desenvolvedor de games sem saber programar

    especialistas
    Games
    Whow! 2019
    Global Trends

    Você sabe o que são o reskilling e upskilling?

    Global Trends

    Conheça 5 novas tendências para a década no mundo dos negócios

    Global Trends

    10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global

    Global Trends

    Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda

    Global Trends

    Veja tendências em gestão de dados para 2021

    Global Trends

    As tendências para o consumo neste ano

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR