• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    superapp

    Arte Grupo Padrão (André Ota)

    fake news
    Como a tecnologia está ajudando a combater as fake news
    19 de dezembro de 2019
    perigosas
    7 tecnologias perigosas para ficar de olho em 2020
    19 de dezembro de 2019
    Global Trends

    O que é um superapp? Rappi e Banco Inter estão nesta corrida

    O termo superapp está na moda, mas o que é de fato? O Brasil já tem um superapp para chamar de seu? Esta tendência já é realidade na China

    por Raphael Coraccini em 19 de dezembro de 2019

    Os aplicativos estão mais fortes do que nunca e passam por uma fase de mutação, que promete juntar grandes aplicativos em um único, o chamado superapp, que permite às pessoas terem acessos a serviços diversos em um único ambiente virtual.

    O que diferencia um superapp de um marketplace é a variedade de setores dentro desse espaço. Os marketplaces reúnem diversas empresas, mas de um único setor.

    O chinês WeChat é o maior aplicativo do mundo e pode ser considerado o responsável pela existência do termo superapp. O aplicativo tem alguns marketplaces dentro dele. Mas antes de chegar nesse tipo de serviço, oferecia serviço de mensagens. Foi assim que ele nasceu.

    O aplicativo chinês—que junto com o AliPay (do grupo Alibaba, segundo maior app do mundo)—concentra mais de 90% das transações virtuais na China, reúne, hoje, serviços que vão de jogos online até aplicativos de paquera.

    superapps

    Foto (Pexels)

    Banco Inter

    Os caminhos para a construção de um superapp são variados. Na China, o WeChat começou como aplicativo de mensagens, passou para pagamentos e depois expandiu para diversos serviços. 

    Na América do Sul, o Mercado Livre começou com e-commerce e foi para pagamentos, o caminho oposto do Banco Inter, que iniciou com pagamentos e está expandindo seus serviços para varejo e outros setores da economia real.

    Rodrigo Gouveia, diretor de Marketplace do Banco Inter destaca que, além do ponto de partida, outra coisa que separa o WeChat dos aplicativos brasileiros é que a Tencent, empresa que é dona do superapp, é dona também ou tem participação em todos os aplicativos contidos dentro do WeChat.

    No Brasil, os aplicativos que pretendem chegarem ao posto de superar funcionam como um hub para soluções de diferentes empresas. 

    “Eu brinco que se você for fazer um superapp à moda chinesa no Brasil será o Softbank App Brasil, que traria empresas que estão debaixo do guarda-chuva de um mesmo acionista”, compara o executivo ao lembrar que o banco de investimento japonês tem investimentos em um grande número de startups brasileiras de diferentes segmentos.

    Rappi

    Gouveia afirma que, no Brasil, o superapp tem sido desenvolvido de outra forma. A Rappi, por exemplo, funciona como um agregador de produtos e serviços e hoje abrange diversas categorias, como restaurantes, farmácias, bebidas e uma série de lojas especializadas.

    A intenção da Rappi, segundo Raphael Daolio, diretor de parcerias estratégicas da Rappi, é, “ao agregar produtos e serviços, ser dona de todo processo de transação”, admite ao Whow!. Algo como o WeChat faz, mas sem ter, necessariamente, participação acionária ou posse das soluções da plataforma.

    União de startups

    Recentemente, a Rappi anunciou parceria com a Grow, o que significa a união de três startups de ramos semelhantes, a Rappi, do delivery, e Grin e Yellow (que se fundiram em uma única empresa) do segmento de mobilidade. 

    Meses atrás, seria possível imaginar que Rappi e Grow fossem concorrer por conta do potencial de transversalidade das startups. Mas, em um ambiente de disputas acirradas e em negócios de alta complexidade, a união entre grandes empresas pode fazer a diferença. 

    “As startups têm que se ajudar porque é um super desafio conseguir mão de obra e tecnologia para os nossos negócios. A gente acaba se ajudando e cria um network importante para o crescimento mútuo”

    Raphael Daolio, diretor de parcerias estratégicas da Rappi, ao Whow!

    superapps

    Foto (Unsplash)

    Cruzamento de serviços

    O que Rappi e Grow fazem ao unir forças é criar o que pode ser um embrião de um aplicativo ainda mais abrangente. Hoje, é possível alugar veículos elétricos da Grow pelo aplicativo da Rappi. Mas por que não fundir os aplicativos no futuro?

    Raphael reconhece que a inspiração da Rappi é o WeChat e que a ideia da startup colombiana é ser a versão latina do app da Tencent. Porém, o executivo destaca o fato de que o planejamento central da economia chinesa torna o mercado chinês um caso único. “Lá, por ser muito fechado, o WeChat consegue ser o dono de tudo, desde a transação até o meio de pagamento e a entrega. É nosso grande espelho, mas aqui tocamos agregando serviços”, avalia.

    Outro diferencial da China é a penetração do e-commerce. Lá, 22% das compras já são on-line, enquanto na América Latina, não passa de 5%.

    Superapps no Brasil?

    Thiago Monsores, CEO da fintech Umclube, afirma que os aplicativos brasileiros como o da Rappi e do Banco Inter, podem, sim, ser chamados de superapps. 

    No País, segundo Thiago, um superapp está mais relacionado a juntar players em um espaço virtual comum do que propriamente ter players que pertencem a uma única empresa em um mesmo aplicativo. 

    “O conceito de superapp é de trazer facilidade, ainda mais no Brasil, com questões relacionadas à pouca memória dos smartphones e com a dificuldade de ter em um só aparelho aplicativos importantes para diferentes necessidades. A gente vai enxergar muito isso no futuro, com a integração dos apps famosos que conhecemos hoje unidos para acelerar o desenvolvimento”

    Thiago Monsores, CEO da Umclube


    +NOTÍCIAS

    5 dicas para não falhar na prática do Design Thinking
    4 Startups que ajudam a Porto Seguro a criar novos negócios e aprimorar processos
    Processos de aceleração e incubação para startups abertos ainda em 2019
    Brasil tem novo unicórnio. Saiba mais
    Edtechs: qual país está liderando esse movimento?

    aplicativo
    Banco Inter
    Rappi
    serviços
    Startups
    superapp
    WeChat
    Global Trends

    Tendências: veja os próximos passos no mercado B2B

    Global Trends

    Saiba onde estão as próximas oportunidades dos bancos digitais

    Global Trends

    Você sabe o que são as Organizações Orgânicas?

    Global Trends

    Tendências estratégicas de tecnologia para 2021

    Global Trends

    5 grandes tendências para 2021 ― segunda parte

    Global Trends

    5 grandes tendências para 2021 ― primeira parte

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR