• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    tendências

    Imagem: Pixabay

    criptomoedas
    Onde as criptomoedas fazem mais sucesso
    16 de março de 2020
    idosos
    Assistente de voz aumenta a qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência visual
    17 de março de 2020
    Global Trends

    As tecnologias que devem deslanchar, segundo MIT e Accenture

    Conheça as tendências tecnológicas apontadas pelo MIT e Accenture que devem impactar o mercado e mudar a vida das pessoas nos próximos anos

    por Luiza Bravo em 17 de março de 2020

    Ataques hackers, inteligência artificial, criptomoedas. O futuro está batendo à porta, e cada vez mais é possível ver novas tecnologias ganhando espaço em nossas vidas. A pesquisa Technology Vision 2020, da Accenture, revelou, por exemplo, que 52% dos consumidores dizem que a tecnologia desempenha um papel de destaque ou está enraizada em quase todos os aspectos de seu dia a dia. Outros 19% relataram que a veem como uma extensão de si mesmos.

    Um outro levantamento, feito pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), apontou quais as tendências tecnológicas devem se desenvolver ao longo de 2020, gerando novas oportunidades de negócios e novas relações entre as tecnologias e seus consumidores. A seguir, veja os destaques dos dois relatórios e como alguns deles convergem.

    Os inúmeros usos das tecnologias

    De acordo com a Accenture, 75% dos executivos entrevistados acreditam que dominar a inteligência artificial é fundamental para a sobrevivência de seus negócios.  Batizada de “A Inteligência Artificial e Eu”, essa tendência aponta a necessidade de a tecnologia atuar de forma a complementar as atividades de trabalho, em vez de ser apenas um respaldo para automação. Segundo a consultoria global, à medida que os recursos de IA crescem, as empresas precisam repensar seu trabalho a fim de torná-la parte generativa do processo.

    “Executivos pensam em IA  para redução de custos, não como algo para posicionar a empresa de forma diferente. Neste momento, temos a possibilidade de escalar o seu uso, de sair da redução de custos para a criação de valor”

    Paulo Ossamu, líder de Technology da Accenture para América Latina, em uma coletiva de imprensa na qual o Whow! esteve presente

    Os cientistas estão usando inteligência artificial, por exemplo, para descobrir compostos promissores no desenvolvimento de medicamentos. A tecnologia permite que grandes bancos de dados de moléculas já existentes sejam explorados, e que as informações obtidas gerem novas possibilidades. Isso poderia acelerar e baratear a descoberta de possíveis novos medicamentos. O MIT batizou essa tendência de “Moléculas Descobertas por IA”.

    Pesquisadores do Canadá, Reino Unido e dos Estados Unidos já identificaram cerca de 30 mil novas moléculas com propriedades interessantes para a indústria farmacêutica. Seis foram selecionadas para ser sintetizadas e testadas.

    A universidade norte-americana aponta também um caminho para o futuro da IA: a “Inteligência Artificial Minúscula”. Gigantes das tecnologias e pesquisadores estão trabalhando em novos algoritmos para reduzir os modelos de machine learning existentes sem perder suas funcionalidades. Enquanto isso, novos chips de IA  prometem acumular mais poder computacional em espaços físicos menores, consumindo muito menos energia.

    A IA Minúscula pode tornar dispositivos como assistentes de voz mais rápidos, já que não será mais necessário acessar a nuvem toda vez que precisarem aprender algo novo.

    Esses aparelhos, aliás, são o foco de outra tendência apontada pela Accenture: “O Dilema das Coisas Inteligentes”. Segundo a empresa, lidar com essa nova geração de produtos baseados em experiências digitais será cada vez mais fundamental para o sucesso dos negócios. 74% dos executivos ouvidos no levantamento disseram que produtos e serviços conectados em suas empresas passarão por atualizações significativas ao longo dos próximos três anos.

    A Accenture também aposta em “Robôs à Solta”: o relatório Technology Vision 2020 diz que o 5G deve acelerar o ritmo de crescimento dessa tendência, e que as empresas precisarão repensar seu futuro pelas lentes da robótica.

    Experiências digitais, dados e privacidade

    Segundo a consultoria, as empresas que querem se destacar devem trabalhar cada vez mais com seus clientes para criar experiências digitais personalizadas. É o que o relatório chama de “O ‘Eu’ na Experiência”. Os usuários anseiam por serviços customizados, mas ainda têm receio de como suas informações são utilizadas, e precisam se sentir seguros para aderir a eles.

    “A confiança é a moeda definitiva na era digital. É preciso proteger as informações de seus clientes “, disse Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer da Accenture, durante uma videoconferência global na qual o Whow! esteve presente.

    “Há uma lacuna entre a quantidade de informações que as empresas têm e o serviço que prestam. Se você não conseguir criar confiança, os clientes irão para outro lugar onde isso possa ser feito”

    Michael Biltz, diretor do Accenture Technology Vision

    O MIT Technology Review aponta uma tendência que pode fortalecer essa confiança: a Privacidade Diferencial. Trata-se de uma técnica matemática que enrijece o processo de coleta de dados. O método já é usado pela Apple e Facebook para coletar dados agregados sem identificar usuários específicos. A técnica deve ser adotada pelo governo dos EUA este ano e, se tudo correr bem, provavelmente será usada também por outras agências federais, como a do Canadá e Reino Unido.

    tecnologias

    Foto ilustrativa (Pixabay)

    Inovação, computação quântica e internet segura

    O estudo da Accenture destaca como uma das tendências para os próximos anos o “DNA da Inovação”, que é baseado em tecnologias digitais maduras, avanços científicos e tecnologias emergentes (como inteligência artificial, realidade aumentada e computação quântica). Segundo a empresa, as empresas podem investir em hubs de inovação, centros de excelência e parcerias para poder injetar constantemente novas habilidades, tecnologias e ideias nessas áreas.

    Ossamu acredita que é preciso ser curioso para imprimir um modelo de pensamento para inovação nas empresas, e que a computação quântica vai levar as inovações para outro patamar. “A tecnologia continuará evoluindo. Os consumidores vão avançar e as empresas vão ficar para trás. O mercado muda e as indústria têm que mudar e se adaptar para produzir produtos mais inteligentes e trabalhar junto com consumidor” detalha o líder de Technology da Accenture para América Latina.

    O MIT também destaca a “Supremacia Quântica” como tendência a ser consolidada nos próximos anos. Existem computadores quânticos em funcionamento há vários anos, mas foi somente em outubro do ano passado que o Google reivindicou a primeira demonstração da “supremacia quântica”. Um computador com 53 qubits – a unidade básica de computação quântica – fez um cálculo em pouco mais de três minutos que, segundo o Google, o maior supercomputador do mundo levaria 10 mil anos para realizar – 1,5 bilhão de vezes mais.

    Entre as tecnologias, a quântica também está sendo usada para construir o que o MIT chamou de “Internet Inatacável”. Uma equipe da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, está construindo uma rede de internet que deve conectar quatro cidades. As mensagens enviadas por esta rede, segundo os desenvolvedores, serão inalteráveis, devido à proteção fornecida por pares de fótons através de cabos de fibra ótica.

    tecnologias d

    Foto ilustrativa (Pixabay)

    Medicina hiper-personalizada

    Novos medicamentos estão sendo projetados para tratar mutações únicas, capazes de se adaptar aos genes de cada paciente. Eles podem ser uma esperança para pessoas que sofrem com doenças extremamente raras, causadas por erros específicos de DNA.

    O MIT destaca o caso da menina Mila Makovec, que sofre de uma doença devastadora causada por uma mutação genética única, e teve acesso a um medicamento fabricado especialmente para ela. O tratamento não foi capaz de curá-la, mas estabilizou a doença e melhorou consideravelmente sua qualidade de vida. Esses novos medicamentos são capazes de “apagar” ou “corrigir” mensagens genéticas defeituosas.

    Uma nova classe de medicamentos anti-idade já está sendo testada em humanos. O objetivo dessas novas substâncias – os senolíticos –  não é prolongar a expectativa de vida, mas tratar doenças específicas. Problemas cardíacos, câncer e demência, por exemplo, podem ser tratados se o envelhecimento for retardado.

    Mega-constelações de satélites

    Desde que bem posicionados, os satélites podem criar redes de conexão de banda larga e fornecer internet a qualquer dispositivo. Só a empresa americana SpaceX planeja enviar quatro vezes mais satélites para o espaço nesta década do que os humanos já lançaram desde o Sputnik, em 1957.

    Essas constelações de satélites podem cobrir o mundo com internet de alta velocidade, e estão se tornando viáveis porque os aparelhos estão cada vez menores e mais baratos.

    Os primeiros 120 satélites Starlink da SpaceX foram lançados no ano passado, e lotes com 60 deles devem ser lançados a cada duas semanas ao longo de 2020. Neste ritmo, em breve, será possível ter acesso à internet em todo o mundo, mesmo nas regiões mais pobres e remotas.

     

     

    *Com colaboração de Éric Visintainer


    +TECNOLOGIAS

    Exclusivo: presidentes da Microsoft e SAP no Brasil discutem ética dos dados e computação quântica
    Conheça os maiores IPOs de todos os tempos
    Conheça as cidades com as melhores condições para inovação no mundo

    Cobertura completa do Whow! da CES 2020

    5G
    algoritmos
    computação quântica
    dados
    dificuldade para inovar nas empresas
    Inovação
    inteligência artificial
    Machine Learning
    privacidade
    tecnologias
    Tendências
    Global Trends

    Você sabe o que são o reskilling e upskilling?

    Global Trends

    Conheça 5 novas tendências para a década no mundo dos negócios

    Global Trends

    10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global

    Global Trends

    Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda

    Global Trends

    Veja tendências em gestão de dados para 2021

    Global Trends

    As tendências para o consumo neste ano

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR