Marketing de influência é uma das novidades emergentes das relações de consumo (e, claro, do marketing) com foco na prática em ações orientadas por indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores em favor de uma determinada marca. Isso ocorre porque estabeleceram com ela uma relação de confiança legítima.
Esse novo mundo, que cresce conforme aumenta o número de influenciadores nas redes sociais, foi o tema do debate do painel “Marketing de influência: campanhas de sucesso”, no último dia do Whow!. A mediadora do encontro foi Talita Lombardi, CEO e founder da agência YMAGY, que narrou a breve história do marketing de influência – que rapidamente se tornou relevante nas relações de consumo, entre outras formas de interações humanas.
Segundo ela, os primeiros influenciadores eram bem diferentes dos profissionais de hoje. Não havia um compromisso com a mensagem ou as atitudes nas redes sociais. Isso tem mudado. Hoje, existem agências de marketing de influência e até consultores especializados no tema. Um dos reflexos é o crescente número de influenciadores que adotam estratégias de negócios tal qual fazem as empresas que pagam os seus cachês. Eles se transformaram em uma marca.

Foto Douglas Luccena
“Nesse sentido, o planejamento é imprescindível na construção do marketing de influência. No entanto, mesmo com estratégia, isso não significa que tudo vai dar certo. Você produz 10 vídeos, sendo que apenas um dará algum resultado. Estratégia e tentativa e erro são os segredos desse segmento do marketing”, disse.
“Estratégia e tentativa e erro são os segredos desse segmento do marketing”
Talita Lombardi, CEO e founder da agência YMAGY
Maiara Xavier, sócia e fundadora da Rica Simplicidade (um site sobre finanças pessoais e que inclui cursos e até o comércio de livros), tem a mesma opinião de Talita sobre o uso de estratégia na condução do negócio do influenciador. E vai além. “Selecionar o assunto correto e a melhor abordagem não são tarefas simples. Dá muito trabalho. É preciso estudar o tema e realmente se dedicar para que as pessoas enxerguem verdade e credibilidade na mensagem que está sendo passada”, afirma.
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