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    Hyperloop: o trem futurista que desafia os meios de transporte tradicionais

    O mercado de transportes se prepara para um futuro em que será possível morar em um país e trabalhar em outro

    por Carolina Cozer em 11 de outubro de 2019

    Tudo indica que Elon Musk (Tesla, SpaceX) estava certo quando afirmou que o seu projeto Hyperloop – trens que viajarão por tubos a 1.100 km/h – se tornaria o quinto meio de transporte do mundo, complementando os sistemas rodoviário, ferroviário, aquático e aéreo.

    Futuristas pelo mundo já incluem os trens de alta velocidade como realidade de impacto no cotidiano da humanidade nas próximas décadas. Eles devem afetar a indústria de transportes aéreos tal qual o sistema rodoviário será reinventado pós-impacto dos carros autônomos.

    Uma vez finalizado e instalado no Brasil, por exemplo, o Hyperloop será capaz de fazer o trajeto Rio-São Paulo em apenas 20 minutos, ou Campinas-São Paulo em apenas 6. Com os 180 km de congestionamento diários da capital paulistana, as expectativas para a transformação da mobilidade urbana são altas.

    Hyperloop

    Foto Unsplash

    Como funciona?

    A estrutura do Hyperloop consiste em um grande tubo à vácuo, que utiliza turbinas e imãs para levitar e movimentar uma cápsula semelhante a um trem, que é capaz de carregar passageiros enquanto viaja em altas velocidades. É justamente essa levitação sobre os trilhos que permite que o trem ande tão rápido, porque não há qualquer atrito que limite sua movimentação.

    O projeto é a evolução direta dos trens-bala do Japão, e surgiu através da frustração de Musk perante o alto custo e baixa eficiência desse modelo, durante uma projeção na Califórnia que levaria mais de 15 anos para ser finalizada.

    O abastecimento do sistema é feito totalmente através de energias renováveis (solar, eólica e cinética), sendo uma alternativa muito mais sustentável do que as viagens aéreas e rodoviárias ao meio ambiente.

    Vantagens do Hyperloop

    Velocidade superior à aviação

    Baixo custo de produção

    Maior segurança

    Trânsito descongestionado

    Geração de empregos

    Menos danos ao meio ambiente

    Aceleração da economia

    Evolução

    Apesar da velocidade do Hyperloop ainda estar torno de “apenas” 463 km/h, o crescimento acelerado dessa tecnologia indica que as primeiras operações podem começar já nos próximos anos, devido à enorme quantidade de empresas que estão trabalhando para transformar essa ideia em realidade.

    Para 2020, Musk pretende que o Hyperloop já seja capaz de viajar por um tubo de 10 km de comprimento com curvas, e em uma velocidade muito superior à atual. O recorde deve ser batido durante a Hyperloop Pod Competition, uma competição anual patrocinada pela SpaceX para incentivar pesquisadores do mundo inteiro que queiram auxiliar essa tecnologia a se desenvolver.

    O Hyperloop ainda não é capaz de transportar passageiros humanos, mas testes devem começar em um futuro breve na Índia. A principal preocupação é com o conforto motor durante as viagens, pois a alta velocidade pode causar tonturas e náuseas. Contudo, a tecnologia deverá ser ajustada até que a sensação aos humanos possa ser semelhante à de andar de elevador ou avião.

    Virgin, TransPod Inc. e Hardt estão na corrida

    O Virgin Group, da gravadora Virgin Records, é uma das empresas que está investindo no desenvolvimento da tecnologia, com o seu Virgin Hyperloop One.

    A canadense TransPod Inc. também está em jogo, com diversos parceiros globais investindo mais de US$ 15 milhões em suas pesquisas para o TransPod Hyperloop.

    Outros nomes importantes na corrida são a Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) – uma empresa americana com pistas de teste na China – e a holandesa Hardt Hyperloop.

    Por enquanto 9 países estão em acordo com a SpaceX para a implementação de rotas do trem. São eles: Estados Unidos, China, Índia, Finlândia, Suécia, França, Holanda, Emirados Árabes e Rússia.

    E no Brasil?

    Em 2018, o mercado de transportes brasileiro foi impactado pela notícia de que a HyperloopTT estaria prestes a instalar um polo de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Contagem, em Minas Gerais – e seria o primeiro do gênero no país. Contudo, em abril deste ano, o projeto foi dado por encerrado, uma vez que o estado não liberou a verba de R$ 13 milhões solicitadas pela empresa para a implementação.

    Agora, a HyperloopTT está com parceria fechada com o Cubo Itaú, o centro de inovação do Itaú Unibanco, localizado em São Paulo.

    Na Fenatran 2019 (a maior feira do segmento de transportes da América Latina), em parceria com a SAE Brasil, oferecerá um passeio virtual em um mock-up (modelo em tamanho real) do Hyperloop aos visitantes do evento. O modelo apresentado será a cápsula da HyperloopTT em escala 1:1.

    A Fenatran 2019 acontecerá entre 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo.

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    O mercado de transportes se prepara para um futuro em que será possível morar em um país e trabalhar em outro A estrutura do Hyperloop consiste em um grande tubo à vácuo, que utiliza turbinas e imãs para levitar e movimentar uma cápsula semelhante a um trem, que é capaz de carregar passageiros enquanto viaja em altas velocidades. É justamente essa levitação sobre os trilhos que permite que o trem ande tão rápido, porque não há qualquer atrito que limite sua movimentação Saiba mais em whow.com.br e faça sua leitura do final de semana! #whow #whowfestival #inovacao #hyperloop #tesla #tecnologia #noticias #trembala #transporte #cidades #velocidade

    Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em 13 de Out, 2019 às 11:00 PDT


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